Professores do IPOG lançam livro sobre Liderança com Base nas Soft Skills
3 minutos de leitura
14 de junho de 2019

Professores do IPOG lançam livro sobre Liderança com Base nas Soft Skills

Soft Skills

Você sabe quais são os benefícios das Soft Skills para líderes e organizações? Diferente das hard skills, que se referem a habilidades técnicas, as soft skills estão relacionadas a capacidades comportamentais, sociais e emocionais.

Os profissionais que possuem essas habilidades engajam pessoas com mais facilidade, se comunicam bem, se adaptam a mudanças, colaboram com a resolução de problemas, são proativos e abertos ao novo.

Contribuem ainda para que equipes aprendam a lidar com a transformação digital, cada vez mais presente nas empresas, bem como a administrar melhor a carreira profissional e viver mais feliz e melhor.

Por esses motivos, as Soft Skills ganham cada vez mais importância nas corporações e chamam atenção de profissionais que priorizam o desenvolvimento pessoal e de suas equipes.

E para atender a um público ávido por estratégias práticas e com comprovação científica, especialistas na área lançam o livro “Liderança com base nas Soft Skills”, que foca na formação de líderes bem-sucedidos.

A obra na visão dos autores

As profissionais Cyndia Laura Bressan, Andréia Roma e Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, do MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, assinam a coordenação desta obra que tem como objetivo preencher uma lacuna no meio editorial, pois, além de trazer as explicações sobre todas essas competências e habilidades, mostra como as lideranças podem desenvolvê-las.

Gestão de Pessoas

Os coautores acreditam que as Soft Skills capacitam os profissionais efetivamente para ocupar cargos de liderança, pois essa função envolve, além de outras exigências, lidar com outras pessoas e com si mesmo.

Um estudo feito por algumas universidades americanas, entre elas Harvard, concluiu que é possível melhorar a produtividade de uma empresa em cerca de 12% investindo apenas em soft skills.

Então, longe de serem um modismo, essas habilidades influenciam positivamente os resultados das empresas.

Sobre os Capítulos

As coordenadoras Cyndia Laura Bressan e Mariluce Lemos Guetten Ribeiro contribuíram com seus capítulos. Cyndia escreveu sobre “Gestão Estratégica das Pessoas”, com reflexões e estudos sobre o assunto.

Para ela, o desenvolvimento de múltiplas soft skills é fundamental para alguém ser respeitado como líder.

Lançamento soft skills

Cyndia Bressan no lançamento do Livro “Liderança com Base nas Soft Skills”

Já Mariluce, no capítulo “Gestão do Tempo”, dá dicas para o líder analisar o quanto seu grupo está realmente focado no que é importante para a empresa ou gastando tempo com atividades que não geram resultado.

Outros temas desenvolvidos nos 19 capítulos são:

  • Comunicação efetiva;
  • Liderança empática;
  • Capacidade de pensamento crítico;
  • Motivação;
  • Flexibilidade em se adaptar aos cenários;
  • Administração do tempo;
  • Resolução de conflitos;
  • Aprender sempre;
  • Postura positiva;
  • Resiliência e orientação para os resultados.

Confira quem são os coautores:

  • Andréa Saad,
  • Bruno Biesczad,
  • Catarina Portugal e Nara Saddi de Paiva Sampaio;
  • Claudio Henrique da Silva e Jacqueline Keller;
  • Edilmara Vanderlinde;
  • Joe Weider da Silva MSc;
  • Humberta Carvalho e Liliane Bueno;
  • Maria Luiza Marques de Abrantes;
  • Milton Marinho Nogueira Júnior;
  • Rafael Corsetti, Renê G. Ruggeri;
  • Ronaldo Loyola;
  • Rosana Daniele Marques;
  • Sanger Santos;
  • Tais Alvim;
  • Vanusa de Souza;
  • Vera Lúcia Küntzel.

Uma experiência positiva e prática

Ao longo dos capítulos, além de adquirir diversos conhecimentos sobre o ambiente corporativo com os especialistas na área, os leitores terão acesso a dicas e exercícios para desenvolver ou fortalecer as soft skills exigidas atualmente no ambiente corporativo.

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), assina o prefácio do livro e ressalta que, “em tempos de Big Data e de Inteligência Artificial, o papel da liderança nunca foi tão emergente em um mundo caracterizado pela rápida mutação e que nos apresenta todos os dias novos desafios a serem enfrentados, por isso é fundamental buscar por novas experiências e colocar novos aprendizados em prática”, considera.

O livro é da editora Leader e já está disponível para vendas pelo site: editoraleader.com.br. Clique AQUI para ter mais informações e adquirir o seu.

 

Sobre Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG

Comentários