O que é ser criativo?
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing
2 minutos de leitura

O que é ser criativo?

IPOG, Ser criativo
Leitura focada

Como diz a expressão em inglês: “think outside the box”, ou seja, pense fora da caixa. É ser inovador, ser diferente, ter ideias revolucionárias e então mudar o mundo.

Ser criativo é se apegar ao novo, a coisas que não se pensaram anteriormente, ou que não foram executadas quando deveriam. Ser criativo é se arriscar,  buscar melhorar,  aprimorar técnicas e desenvolver novas. Ser criativo é quebrar paradigmas, é ser empreendedor.

Mas afinal de contas, de onde vem a criatividade?


 

A criatividade surge a partir do conhecimento do indivíduo, sua bagagem e suas atitudes, que medirão o quão criativo ele é, e o quanto ele pode ser ao desenvolver suas capacidades cognitivas.

Onde houver um padrão e um costume haverá possibilidade de inovação, pois sempre será possível quebrá-los. Onde houver conhecimento será possível inovar, a partir do seu rearranjo (Cher, 2008, p. 204)

Muito das vezes ser criativo apenas não basta, porque ideias surgem o tempo todo, em todos os cantos da Terra. Ideias iguais, ideias parecidas, ideias que se conectam. A questão é colocar em prática, é se arriscar e sempre se reinventar. Se apegar nas referências que se tem em várias diretrizes pelo mundo, seja na arte, na tecnologia, na música, na ciência, em todas as direções há um modo de fazer as pessoas pensarem diferente e facilitarem suas vidas.

Anotações, planejamentos, organizações, conexão networking, busca de conhecimentos, são algumas das funções de um empreendedor que busca ter sucesso. Por isso a ressalva de que não basta apenas ser criativo, se não possuir a curiosidade de pesquisar a necessidade das suas possíveis invenções inovadoras.

Criamos quando descobrimos e exprimimos uma ideia, um produto, um serviço ou uma forma de comportamento que seja nova em certo grupo social (Cher, 2008, p. 203).

Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Larry Page, Sergey Brin e Bill Gates, são exemplos de criadores revolucionários na era tecnológica que possuem sua respectiva importância na cronologia histórica da era digital e globalizada. Deveriam eles ser considerados Aliens pela proposta e a revolução que fizeram pelo mundo? Absolutamente não, eles apenas observaram o que as pessoas precisavam e foram suficientemente criativos para investir seus conhecimentos na inovação. Sendo estes exemplos recentes que se renovam a cada nova era.

Em tempos de empreendedorismo revolucionário a criatividade é essencial para o crescimento tanto pessoal quanto empresarial. é aceitar assumir os riscos, a possibilidade de fracassar e então valorizar as suas conquistas. Além de dar continuidade e renovar os processos sempre que possível.

Seguindo esta ótica, segue a lista de livros a respeito dos revolucionários citados acima:

– Steve Jobs – A biografia.

– O Jeito Zuckerberg de Fazer Negócios.

– Google – Lições de Sergey Brin e Larry Page, os Criadores da Empresa mais Inovadora de Todos os Tempos.

– O mundo segundo Bill Gates.

4.5 / 5 ( 2 votes )

Artigos relacionados

O poder do Geomarketing: Estratégias eficientes para atingir o público almejado Antes de entender o que é Geomarketing, é necessário saber como esta estratégia surgiu. Os smartphones conferiram à sociedade uma nova forma de se comunicar em tempo real, de onde estiver, apenas dependendo do sinal de internet para ser visto, observar e falar...
Por que tenho que implementar o Inbound Marketing? Há algum tempo o Inbound tem sido a coqueluche do Marketing. Segundo o site HubSpot (maior ferramenta neste segmento no mundo), o Inbound baseia-se em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te encontrem e te procurem. Desta for...
Conheça as principais ferramentas de Business Intelligence Você sabe quais são as principais ferramentas de Business Intelligence? A inteligência de mercado ou Business Intelligence (BI), como ficou conhecida no mundo todo, é uma forma de se entender como comportam os prospects de uma empresa, ou mesmo seus concorren...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários

Comunicação e Marketing

  • Marketing Digital
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Comunicação e Marketing

    Saiba como a era das fake news influenciou o jornalismo mundial e descubra como evitá-la

    07 de fevereiro de 2019

  • Marketing Digital

    Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais?

    07 de novembro de 2018

  • Marketing Digital

    Como o NUbank se tornou uma potência da comunicação digital

    30 de janeiro de 2019


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo