Dia do Profissional de Marketing: 5 especialistas de referência para inspirar sua carreira!
3 minutos de leitura
08 de maio de 2018

Dia do Profissional de Marketing: 5 especialistas de referência para inspirar sua carreira!

8 de maio é o dia do Profissional de Marketing, responsável por toda uma jornada criativa que inclui trabalhar com a imagem de empresas e pessoas, conquistar públicos, envolvê-los, identificar problemas, propor soluções… São tantas atividades e funções, que torna inviável citar todas aqui.

Por ser um profissional cada vez mais importante em um mercado cada dia mais exigente, é que o Blog IPOG faz questão de prestar esta simples homenagem àquele que, seja offline ou online, trabalha com inovação e criatividade para oferecer sempre o melhor e o mais atrativo deste universo às pessoas.

Trabalhar com Marketing é atuar de forma multidisciplinar, é estar antenado às informações, à tecnologia, à diversos setores que envolvem esta área de conhecimento para conseguir propor ações e soluções com o objetivo de sanar e de também evitar problemas para marcas, empresas e imagem de pessoas.

E por ter uma tarefa desta em mão, que esse especialista precisa usar e abusar da criatividade. Eis um dos principais requisitos para atuar na área: ser criativo.

Quem defende este princípio é o professor de Marketing e Inteligência Digital do IPOG, Carlos Costa. Para ele, enxergar problemas e propor soluções de forma criativa, além de representar e posicionar a marca através dessas ideias são os principais pontos que marcam o bom profissional da área.

Profissional de marketing: você já sabe quem é referência?

Fizemos esta mesma pergunta ao professor, e ele nos trouxe uma lista interessante. Confira:

1. Andrea Alvares

De início, uma profissional premiada pela revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do Brasil em sua área de atuação. Andrea é Diretora Executiva Operacional de Marketing, Inovação e Sustentabilidade e membro do Comitê Executivo da rede de cosméticos Natura. “É alguém que tem destaque pela atuação e sempre está entre os melhores profissionais”, aponta Carlos.

Conheça mais sobre o trabalho de Andrea pelo @deaalvares71.

2. Arthur Santos

Literalmente “o cara” do Ifood! Arthur Santos ocupa a Direção de Marketing da empresa e tem contribuído na colocação da marca em ótimas posições no mercado. Inclusive, ele chegou a participar, ao lado do ator Rodrigo Hilbert, de uma campanha que já alcançou mais de 4,2 milhões de visualizações e 8,2 mil compartilhamentos no Facebook.

3. Erico Rocha

Segundo a InfoMoney, Erico Rocha é o principal especialista de Marketing Digital para pequenos negócios online do Brasil! Ele possui um canal no Youtube onde discute massivamente sobre Empreendedorismo Digital. Confira os vídeos produzidos por ele e acompanhe seu trabalho também no Instagram pelo @rochaerico.

4. Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI”, Rafael Rez é fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica e especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Outro nome forte voltado para o empreendedorismo, o qual também dissemina conteúdos muito interessantes. O seu trabalho pode ser acompanhado pelo www.rafaelrez.com.

5. Murilo Gun

Apesar de muitas pessoas não considerarem Murilo uma referência no Marketing, Carlos acha importante tê-lo nesta lista por ser um profissional que fala especificamente de criatividade, um tema que está diretamente ligado à área em questão. Saiba mais sobre o trabalho dele no @murilogun.

Além da criatividade…

“Primeiramente, criatividade. Depois vem todas as premissas básicas de um profissional de marketing”, diz. Compromisso, curiosidade, interesse pelos estudos, informação, atualização, qualificação… Estas são algumas das premissas citadas por Carlos, as quais fazem total diferença na carreira profissional.

Ele reforça a importância da especialização e atualização de conhecimentos, ainda mais por se tratar de uma área em constante inovação. Portanto, se faz necessário realizar cursos, de curta duração ou especializações, sobre Marketing.

Hoje existem muitos materiais interessantes na internet, livros e demais conteúdos de confiança disponíveis. “Por mais que não precise ter formação em Marketing, é importante se especializar, ter uma base na área”, afirma.

Se você busca por essa formação e deseja ter mais do que uma “base”, a dica é o MBA Marketing e Inteligência Digital do IPOG, que apresenta uma matriz curricular completa e abrange desde o marketing tradicional até as ferramentas mais atuais do marketing digital.

No mais, procure ler sobre o Marketing e conheça os campos de atuação deste profissional tão importante na comunicação. E a vocês, atuantes da área, um feliz dia!


Artigos relacionados

5 Dicas imperdíveis para buscar Leads Qualificados. Veja! Cada vez mais percebemos, a necessidade de processos de Marketing e Vendas mais modernos e detalhados e que precisam ser repensados continuamente dentro de seu segmento de negócio e corporação. Antes de entendermos como angariar Leads Qualificados, primeiro, p...
Lições de um evento de Tecnologia e Inovação: Campus Party Brasília Nesse último final de semana estive imerso em um dos grandes eventos de tecnologia e inovação no Brasil: a Campus Party Brasília.  Como muitos profissionais e estudantes não puderam estar presentes, resolvi compartilhar o que aprendi por lá. Iot (Internet of ...
O que é ser publicitário? Ser publicitário não é tarefa simples e muito menos uma atividade só. Tem publicitário que trabalha com criação gráfica, outros com produção de vídeos, aqueles que fazem o atendimento de contas, e tem ainda muitas outras possibilidades de atuação para quem se ...

Sobre Carlos Costa

Carlos Costa: Formado em Sistemas de Informação, Especialista em Marketing e Inteligência Competitiva, Co-Fundador da Hoop Digital e Professor do curso de MBA Marketing e Inteligência do IPOG.

Comentários