Marketing pessoal: tire suas dúvidas e confira 8 dicas infalíveis
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing
6 minutos de leitura

Marketing pessoal: tire suas dúvidas e confira 8 dicas infalíveis

Marketing pessoal: tire suas dúvidas e confira 8 dicas infalíveis
Leitura focada

Vivemos de imagem. Não é à toa que uma das maiores redes sociais da contemporaneidade é uma plataforma de compartilhamento de registros audiovisuais (fotos e vídeos).

Alguns estudiosos pensam esse fenômeno como um desdobramento de uma cultura gerada a partir do consumo de entretenimento via mídias cada vez mais viciantes, também conhecida como Sociedade do Espetáculo.

Dentro da esfera do trabalho, isso se reflete diretamente no marketing pessoal – conjunto de estratégias que ajudam o profissional a construir uma boa imagem no meio em que está inserido.

Dessa forma, o personal branding pode ser decisivo para o crescimento profissional de sua carreira no mercado.

Por isso, elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre marketing pessoal, assim você poderá usar essa ferramenta para seu desenvolvimento:

  • o que é marketing pessoal; 
  • para que serve; 
  • qual a sua importância nas redes sociais; 
  • 8 dicas estratégicas para uma boa gestão de marketing pessoal nas redes sociais;
  • e ainda, quais profissões lidam diretamente com marketing pessoal.

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal é uma tática de promoção pessoal, composta de ações estratégicas que são utilizadas para o fortalecimento da imagem e da reputação de um profissional. Assim, é possível construir um personal branding sólido e crescer cada vez mais no segmento em que atua.

Portanto, no marketing pessoal são exploradas competências e características de um profissional, a fim de torná-lo uma referência no mercado como aquele que tem um perfil profissional de excelência.

É por isso que algumas pessoas associam o conceito de marketing pessoal à ideia de “vender imagem”. 

Afinal, seu principal objetivo é criar argumentos que integram outras esferas da sua vida, e não apenas a profissional, para basear a sua contratação, promoção ou outras etapas de seu aprendizado e crescimento.

Assim, para essa tática de self marketing, absolutamente todo aspecto conta: comportamento, vestimenta, discursos, vocabulário, atitudes… ah, mas não apenas isso! Valores, objetivos e perspectiva de mundo também importam.

Desse modo, o marketing pessoal também pode ser compreendido como uma faceta do marketing profissional.


Para que serve o marketing pessoal e profissional? 

O marketing pessoal e profissional serve para atingir inúmeros objetivos que surjam ao longo da sua carreira, como uma contratação e promoção.

A partir da construção de uma excelente imagem pessoal, é possível criar um networking profissional com boas conexões, desenvolver habilidades e competências de relacionamentos e apresentação, além de se tornar referência no ramo em que atua.

Qual a importância do marketing pessoal nas redes sociais?

Tão importante quanto especializações profissionais, cursos e outros tipos qualificações no seu currículo, a aplicação do marketing pessoal nas redes sociais é essencial para o estabelecimento de uma imagem pessoal bem-sucedida.

Isso porque o seu feed é uma vitrine – em qualquer social media, seja ela profissional ou não – em que você compartilhará seus pensamentos, pontos de vista e conteúdos mais pessoais, que revelam “sua intimidade”.

Aliás, você percebeu que os processos seletivos têm solicitado sua página pessoal nas redes sociais? Desde o LinkedIn até o Instagram. 

Dessa forma, vivendo em um mundo em que as fronteiras entre a vida pública e a privada estão cada vez mais diluídas, checar as redes sociais em busca de referências já se tornou um hábito de inúmeras empresas.

É o que aponta uma pesquisa feita pela empresa Reppler. De acordo com os dados, 90% dos recrutadores costumam visitar o perfil de cada candidato.

O estudo também mostra que 69% dos recrutadores reprovaram candidatos baseados no conteúdo encontrado em seus perfis nas mídias sociais.   

Esses números evidenciam a importância de cultivar uma boa imagem pessoal nas redes sociais.

Dessa forma, veja a seguir 8 dicas estratégicas de marketing pessoal para aplicar nas suas redes sociais e fora delas!

8 dicas estratégicas de marketing pessoal para o ambiente de trabalho e redes sociais 

#1 Exercite o autoconhecimento e a autossuperação

Praticar o autoconhecimento é uma ferramenta imprescindível para que você esteja sempre em desenvolvimento.

Isso porque, por meio do autoconhecimento, é possível identificar e trabalhar seus pontos fracos, assim como potencializar os pontos fortes. 

Vale ressaltar que essa tarefa de reconhecimento requer inteligência emocional e equilíbrio.

Todos esses aspectos aliados resultarão na autossuperação de seus desafios e na busca pela melhor versão de si mesmo.

Social media: nas redes sociais, a autoavaliação é uma estratégia para o marketing pessoal, que pode ser aplicada a partir de postagens que ressaltem aquelas competências em que você se destaca e demonstrem proatividade.

Porém, tenha cuidado para não soar arrogante. 

#2 Cuidado com seu comportamento e postura

Suas atitudes falam mais do que as suas palavras, principalmente para o marketing pessoal. 

Portanto, não adianta muito ter um discurso bastante ético e agradável se as suas ações não forem condizentes com essa fala.

Assim, esteja atento à forma como você se porta no ambiente de trabalho, diante de seus colegas.

Social media: evite a superexposição e o compartilhamento de conteúdos que possam manchar a sua imagem enquanto profissional em qualquer segmento, e/ou também a empresa em que trabalha.

#3 Cuide de sua aparência 

Esteja atento às roupas que usa e ao modo como você apresenta sua imagem. 

Essa é uma das estratégias mais fundamentais para uma boa gestão estratégica de marketing pessoal, até porque cada ocasião e ambiente requerem uma vestimenta adequada.

Além do guarda-roupa, outro aspecto que contribui com uma boa aparência é a prática de hábitos saudáveis, como boa alimentação, horas de sono respeitadas e a prática de exercícios físicos.

Social media: claro que nas suas redes sociais pessoais você pode compartilhar momentos em que esteja em ambientes mais descontraídos, como praia, clube, shows ou festas. 

No entanto, ao compartilhar tais conteúdos, procure exercer bom senso, evitando a superexposição de sua intimidade.

A maioria das redes sociais têm mecanismos de privacidade, como o Instagram, que permite a segmentação de grupos de amigos com os quais você pode compartilhar determinados e específicos tipos de conteúdo.  

Outro recurso de privacidade do Instagram (e também do Twitter) é ter uma conta com o modo “privado”. Dessa forma, suas publicações ficam reservadas somente para aquelas pessoas que você permite que te sigam.

Assim, você pode monitorar duas contas: uma conta pessoal, no modo privado, e outra profissional, no modo público.  

#4 Cuidado com a impulsividade ou o “sincericídio” 

Essa é uma dica de marketing pessoal que merece destaque: por mais que dê a você muita vontade de tomar alguma atitude por impulsividade, no calor do momento, pare, tire um tempo para refletir e só se pronuncie quando tiver mais tranquilidade e digerido por completo o assunto.

Esse é um modo de evitar possíveis constrangimentos, divergências e até mesmo sua demissão, atrapalhando seu plano de carreira.

Social media: nada de ir às redes sociais para “desabafar” e expor, falar mal ou mandar indiretas para quem quer que seja do seu trabalho. Isso pode te pôr em situações desagradáveis e gerar desgastes com outras pessoas que poderiam fazer parte do seu networking.

Portanto, evite discussões e abordar assuntos polêmicos.

#5 Tenha uma boa comunicação 

Comunicação estratégica precisa ser a sua bússola para o bom marketing pessoal. Isso envolve a compreensão e desenvolvimento de diversas competências, também conhecidas como soft skills, tais quais:

  • empatia e simpatia;
  • não falar demais, porém de maneira precisa;
  • construção de frases bem estruturadas; e
  • facilidade de se relacionar;

Social media: saiba escolher cada rede social, a partir do formato e propósito de cada uma delas, levando em consideração seus objetivos enquanto profissional, e não deixe de postar conteúdos de alta qualidade. 

Outra ideia para ter uma boa comunicação é planejar suas postagens e seus conteúdos, assim como é feito em táticas de Marketing Digital.

#6 Estabeleça bons laços

Esta sexta dica de marketing pessoal é também uma consequência do quesito abordado acima. 

Afinal, uma comunicação estratégica é fundamental para o estabelecimento de boas relações e, consequentemente, um ótimo networking.

Portanto, estabeleça boas conexões e saiba nutri-las de forma eficiente e comedida.

Social media: use suas redes sociais para solidificar esses laços e torná-los ainda mais engajados com sua marca pessoal. Essa é uma forma de manter seu networking sempre aquecido e disposto a interagir com você quando necessário.

#7 Esteja atento ao que acontece no mundo

É imprescindível para suas estratégias de marketing pessoal que você esteja por dentro dos fatos mais relevantes da sua conjuntura.

Afinal, independentemente de sua área de atuação, um bom profissional é aquele que está ciente do que acontece à sua volta e tem uma opinião acerca de cada questão.

#8 Fale com o especialista

Por ser uma demanda que cresce bastante, cada vez mais tem surgido instituições e profissionais autônomos especialistas em marketing pessoal, que traçam planejamentos baseados nas especificidades de seu cliente e em técnicas de comunicação digital e estratégica.

A depender dos seus objetivos, vale a pena contratar tais serviços ou mesmo apenas uma consultoria, a fim de aprimorar ainda mais o seu marketing pessoal.

Portanto, veja a seguir quais são os profissionais que têm atuado nessa área.

Quais profissões atuam na área de marketing pessoal?

As profissões que atuam na área de marketing pessoal são: 

  • assessor de comunicação;
  • relações públicas;
  • coach;
  • personal stylist;
  • dentre outros.

Para atuar em alguma dessas áreas, basta fazer cursos como: 

  • graduação em comunicação social com habilitação em jornalismo; 
  • relações internacionais;
  • relações públicas; 
  • psicologia; 
  • pós-graduação em comunicação; 
  • MBA Executivo em Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano. 

Conte com o IPOG!

O IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação é a maior rede de instituições de ensino do Brasil. São mais de 20 anos de experiência em formar grandes profissionais e contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada cliente.

São diversos cursos de ensino superior além de um quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado.   

  • Por que é importante manter os princípios da comunicação no trabalho digital?
  • Líderes comunicativos: conheça o tipo de liderança que promete mudar a dinâmica das organizações
  • 13 dicas sobre como aplicar a positividade no processo de Coaching

Artigos relacionados

7 Lições de marketing aprendidas com as startups As startups – novos modelos de negócios que buscam um nova forma de resolver um problema no mercado – têm conquistado projeções bilionárias nas últimas décadas. Em seu escopo trazem uma nova forma de se fazer algo já consagrado na sociedade, agregando facilida...
7 lições de Anitta para montar o seu plano de marketing Sua empresa tem um plano de marketing tão bom quanto o de Anitta?  Essa pergunta pode parecer boba, mas ela é a artista com mais visibilidade do Brasil e tem uma carreira que pode ser equiparada a de grandes astros e empresas internacionais! Ela é a cantora ...
Geomarketing: Inteligência negocial geo-referenciada Um método eficiente de se projetar a evolução das empresas - o geomarketing - está diretamente ligado ao desenvolvimento de áreas distintas como Ciências Econômicas, Geografia e Sistema de Informações, trabalhando todos a favor dos princípios do marketing em u...

Sobre Soraia Lima

Soraia Lima é jornalista pela Cásper Líbero, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Ciência da Informação pela ECA-USP. Possui mais de dez anos de experiência ministrando cursos de graduação e pós-graduação em instituições de Ensino Superior, como USP, FGV, ESPM, BSB, IPOG e Anhembi Morumbi. Além da experiência acadêmica, ela já atuou como community manager do Scup, repórter e redatora na Editora Aranda e assessora de imprensa no SIEEESP.

Comentários

Comunicação e Marketing

  • Marketing Digital
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Comunicação e Marketing

    Saiba como a era das fake news influenciou o jornalismo mundial e descubra como evitá-la

    07 de fevereiro de 2019

  • Marketing Digital

    Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais?

    07 de novembro de 2018

  • Marketing Digital

    Como o NUbank se tornou uma potência da comunicação digital

    30 de janeiro de 2019


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo