Solanne Sandes e seu crescimento profissional na contabilidade
3 minutos de leitura

Conheça o crescimento profissional de Solanne Sandes na contabilidade

crescimento profissional na contabilidade

Você quer ter crescimento profissional na contabilidade?

Diante de uma variedade de profissões disponíveis no mercado, escolher a que realmente tem a ver com o nosso perfil não é uma tarefa fácil.

Mas para Solanne Clenia, tomar essa decisão nunca foi uma dificuldade. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Alagoas e estudante do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, Solanne conta que sempre se identificou com a área e antes mesmo de prestar o vestibular já sabia que essa era a profissão para a sua vida.

Ainda na graduação, começou a trabalhar em um escritório de contabilidade, no Audicon Central de Serviços Contábeis, como estagiária. Com muita vontade e disposição para fazer a diferença nesse segmento profissional, logo foi contratada e atualmente é sócia da empresa.

Solanne diz que há mais de oito anos atua no mercado de trabalho e se orgulha em dizer que explorou cada campo da contabilidade a fim de ampliar seu conhecimento teórico e suas habilidades práticas, fazendo uso da tecnologia e de bons sistemas de escritório de contabilidade.

“Iniciei minha experiência no setor de legalização. Posteriormente escrituração fisco-contábil, além de RH, financeiro, controller e tributário, justamente para ter uma visão macro da profissão e da sua aplicabilidade. Também conheci sobre perícia no âmbito judicial e extrajudicial, ampliando ainda mais minha visão para os negócios e tendências do mercado”, conta.

Oportunidades de mercado na Contabilidade

Para a aluna do IPOG, as oportunidades são grandes, entretanto, são para aqueles que sabem realmente o que é ser contador, considerando toda a sua amplitude e particularidades.

As chances são para os profissionais que se atualizam e utilizam a tecnologia como uma grande aliada para inovar no setor.

A busca pelo conhecimento

Sobre o IPOG, Solanne relata que a Instituição tem uma grande importância para a sua profissão.

Costumo dizer que o MBA em Contabilidade foi um divisor de águas em minha vida. Todos os módulos cursados tiveram sua contribuição para o meu crescimento e agregaram valor a minha empresa e minha carreira. A cada aula e com a experiência de cada professor, só ficava mais claro que estou no caminho certo, que escolhi a profissão certa e que sou realizada com o que faço”, relata Solanne.

Antes de começar o curso, a estudante afirma que era focada somente nas obrigações fiscais mensais e anuais, além de receber honorários pela escrituração efetuada e os impostos emitidos.

Chegou um momento que esta realidade a incomodou, “queria inovar, buscar novos desafios e dá uma nova roupagem para a minha carreira e a minha empresa”, complementa.

Foi aí que Solanne conheceu o Fellipe Guerra, coordenador do MBA em contabilidade do IPOG, ao participar de um curso sobre SPED na prática, ofertado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas. “Considero que este foi o ponta pé inicial para incrementar minha carreira e me tornar uma especialista”, conta Solanne.

Aplicação do conhecimento do curso de contabilidade 

A aluna do curso de contabilidade diz que tem aplicado todo conhecimento adquirido em sala de aula em mudanças conceituais e estruturais efetuadas na empresa.

Hoje somos focados na gestão do risco e referência no mercado em tributos e auditoria digital em Alagoas”, relata.

Outras mudanças que já têm sido praticadas na empresa são:

  • Implementação da política de segurança digital;
  • Reformulação do contrato de prestação de serviços;
  • Criação do guia do empregador: Reforma Trabalhista;
  • Investimento em tecnologia, capacitação e acompanhamento de processos;
  • Otimização de reuniões por meio de ata documental;

Todas as ações de melhoria, conta Solanne, levaram em consideração a imagem da empresa, a qualidade de serviços prestados e a satisfação do cliente.

Preparação para o mercado

Para Solanne, toda organização precisa da tomada de decisões e esse profissional é fundamental nesse processo, seja para emitir uma nota fiscal (visto que todo processo tributário nasce desse ato), ou ainda em reuniões de diretoria, já que são capacitados para auxiliar na leitura de relatórios contábeis, identificar falhas em processos e contribuir com sugestões de melhorias.

Dicas da profissional

Para Solanne, o profissional que deseja seguir carreira nessa área precisa:

  • Gostar do que faz;
  • Explorar cada oportunidade de conhecimento, seja com estágios, perícias; trabalhos não remunerados;
  • Aprender com os mais velhos, pois eles sempre têm algo a ensinar;
  • Investir em cursos para contadores e outras áreas afins;
  • Traçar metas de curto e longo prazo;
  • Ter foco certo, claro e objetivo;
  • Não ter medo da jornada e aceitar os desafios.

Para finalizar, Solanne alerta que o maior recurso que temos é o capital intelectual e esse bem precioso é que garante prosperidade.

É assim que o mercado ganha giro. E mais, atrás de uma empresa de sucesso, sempre há um excelente Contador”, afirma.

Artigos relacionados

Empreendedorismo na Contabilidade: 5 dicas importantes Empreendedorismo nos fornece a possibilidade de desbravar o novo e explorar oportunidades de negócios com ampla autonomia. Independente do segmento, produtos ou serviços oferecidos, haverá sempre desafios a serem enfrentados e superados. E o empreendedorism...
Imposto de Renda Pessoa Física: tire suas dúvidas Chegou a hora de prestar as contas com a Receita Federal. O Fisco aceitará as declarações de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 de 2 de março a 28 de abril. A quitação pode ser feita pelo programa, em computadores, e também pelo aplicativo par...
Você já sabe como se preparar para o eSocial? De acordo com a Receita Federal, a partir de julho de 2018 todas as empresas, incluindo as micro e pequenas empresas e as cadastradas no MEI, terão que usar obrigatoriamente o eSocial para registrar informações de empregados. A exigência já passou a ser vál...

Sobre Solanne  Sandes

Bacharela em ciências contábeis pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) legalmente habilitada no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) empresária contábil da AUDICON Central de Serviços Ltda e aluna da pós-graduação em Contabilidade do IPOG.