Principais Benefícios da Auditoria Digital
3 minutos de leitura

Principais Benefícios da Auditoria Digital

Benefícios da Auditória Digital

A complexidade das obrigações fiscais brasileiras tem despertado a atenção de muitos empresários. E a falta de conhecimento dessas obrigações pode de fato resultar em muitos desgastes para o negócio e até mesmo ocasionar problemas com o Fisco.

Diante desse novo cenário muito mais desafiador e abrangente é que o profissional de contabilidade se tornou ainda mais requisitado, e imerso nas exigências do mercado.

O profissional entra em cena com a função primordial de controlar todas as operações vitais da empresa, tendo o auxílio da auditoria digital no processo de gestão fiscal e contábil, pois bem sabemos que quando o assunto é gestão financeira organizacional, a auditoria contábil é mais que necessária.

Auditoria Digital e Cruzamento de Informações

A auditória digital se trata de um importante procedimento que utiliza documentos digitais para validar cruzamento de informações na busca por manter a regularidade da organização. No ambiente interno, ela serve para prevenir que a empresa cometa tais inconsistência e se antecipe a qualquer fiscalização, por meio de uma checagem prévia desses dados.

Toda empresa envia diversas informações para a Receita Federal. Porém, essas informações são geradas por meio de setores diferentes, relacionadas as suas áreas, como o fiscal, contábil, financeiro, departamento pessoal, entre outros. Na Receita Federal, essas informações serão cruzadas para fazer as devidas fiscalizações.

Por exemplo, imagine uma empresa que comprou uma mercadoria de determinado fornecedor. Enquanto a empresa informa para a RF que comprou a mercadoria por R$ 50.000,00, o fornecedor informa que vendeu por R$ 80.000,00. E quando acontece o cruzamos de informações, são deparadas as irregularidades. É aí que podem resultar problemas. Entenda mais no texto: SPED fiscal o que é e como funciona!

Nesse processo, o profissional da área contábil é responsável por avaliar esses documentos fiscais em forma digital e se todas as informações estão realmente corretas e válidas para conferência. Caso não esteja, o Contador tem a importante função de verifica o que deve ser feito para que tal situação seja corrigida.

Benefícios da Auditoria Digital

A escrituração digital está cada vez mais presente no ambiente empresarial, isso graças ao constante avanço tecnológico. E aquelas que buscam total regularidade devem ficar atentos as seguintes vantagens da auditoria digital:

Agilidade da Análise

Por meio da auditoria digital, a empresa consegue se antecipar a possíveis irregularidades e atuar de forma mais assertiva na gestão de documentações. Quando o processo acontece de forma digital, é possível fazer essas análises em menor tempo e assim adiantar em ações preventivas.

Vale a pena conferir: Neste eBook, serão desmitificadas questões acerca dos Documentos Fiscais Eletrônicos.

Regularidade fiscal

Outro benefício da auditória digital é o auxílio na gestão fiscal. Com a ferramenta, a probabilidade de ocorrer diferenciações de valores no processo de fiscalização é muito menor. Isso contribui para que a organização atue em conformidade com a lei, contribuindo para a constante regularidade da organização.

Consultoria externa

Mais um dos benefícios da auditória digital é a possibilidade da auditoria ser realizada a distância. Dessa forma, a empresa pode fazer a contratação de uma consultoria externa, que poderá ser totalmente efetuada no ambiente virtual.

Informações confiáveis

Se comparada com a auditoria convencional, cuja análise ocorre de forma manual, a auditoria digital consegue trazer essa conferência de forma mais rápida e precisa, possibilitando ainda análises mais complexas de cruzamento de dados. Como esse processo ocorre de forma automática, há mais garantias de que as informações sejam de fato confiáveis, já que não estão expostas ao erro humano.

Conhecer bem como ocorre o processo de auditoria digital é, de fato, uma forma de melhorar a atuação na gestão contábil e se tornar um líder mais inovador nessa área, seja para atuar no seu próprio negócio ou em empresas de pequeno, médio ou grande porte. Ficou interessado neste assunto? conheça o curso de MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária!

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.