Como ser um líder inovador na Gestão Contábil?
5 minutos de leitura
04 de setembro de 2017

Como ser um líder inovador na Gestão Contábil?

As constantes mudanças econômicas que vivenciamos no decorrer dos últimos anos reforça o quanto é essencial ser um líder inovador, preparado para atuar no presente pensando no futuro.

Ser um líder inovador na gestão contábil impulsiona o crescimento do negócio. Mas para conquistar isso, há duas questões importantes que você precisa responder:

  • Quais os maiores desafios para os gestores contábeis nos próximos anos?
  • O que fazer para ser um líder inovador e enfrentar esses desafios?

A primeira pergunta é mais difícil de responder, pois não podemos controlar e nem prever com exatidão os impactos das mudanças socioeconômicas, tecnológicas, políticas e ambientais nos negócios nos próximos anos.

Porém, a resposta da segunda questão consegue nos dar um direcionamento de atitudes e comportamentos para enfrentar desafios e alcançar o sucesso por meio de uma gestão contábil estratégica.

O que fazer para ser um líder inovador na Gestão Contábil?

Ser inovador não é apenas “fazer coisas novas” e lançar novos produtos e serviços no mercado, mas principalmente, tomar decisões complexas e certas. É saber decidir o que é mais importante para seu negócio naquele momento, prevendo possibilidades para o futuro.

Também é ter a audácia de abrir mão ou eliminar um sistema ou atividade que não dão bons resultados como antes e priorizar ações mais importantes.

Você já parou para analisar o que não faz mais sentido estrategicamente em seu negócio ou para a empresa que trabalha? O que parar de fazer? Ou que fazer de diferente? Quais inovações são necessárias?

O mercado contábil é muito dinâmico, as alterações tributárias impactam diretamente nos negócios. Por isso, os gestores contábeis devem estar preparados para cada ciclo de decisão.

Para ser um líder inovador na gestão contábil é necessário definir e estabelecer novas decisões e novos comportamentos a nível estratégico, operacional e individual. Para executar isso com sucesso, é preciso:

  • Desenvolver estratégias inteligentes;
  • Identificar quais atividades precisam de investimento e colocá-las em prática;
  • Desenvolver novos projetos e mudanças que contribuirão positivamente para o sucesso do negócio;
  • Identificar quais atividades não contribuem para o crescimento do negócio e deixar de fazê-las;

Você precisa ser proativo para prosperar na gestão contábil. Não fique parado no mesmo lugar, sempre tem uma oportunidade para avançar. Seja um líder capaz de mostrar que as mudanças e os novos desafios são seguros ou válidos de arriscar.

Como ser um líder inovador na Gestão Contábil?

Alcançar a excelência na gestão contábil vai muito além de análises financeiras e tributárias, planejamento estratégico, tomada de decisões e gerenciamento de riscos e investimentos.

Saiba quais são as principais exigências e comportamentos que o contador deve ter para tornar um líder inovador e se destacar nesse mercado tão competitivo e desafiador!

#1 Incentive a inovação para seu time

A inovação deve começar pelo líder. Se você quer que seus colaboradores sejam inovadores, eles precisam ter uma inspiração. Você precisa desenvolver o espírito inovador em sua equipe.

Estimule a criatividade para criar um ambiente de trabalho mais produtivo. Proporcione recursos favoráveis para o desenvolvimento da criatividade. Incentive e influencie a inovação com a aplicação das seguintes ações:

  • – É altamente eficaz ouvir novas ideias, por isso faça reuniões para desenvolver e capitalizar novas ideias e insights. Realize um brainstorming criativo.
  • – Forneça treinamentos de alta qualidade e desenvolvimento profissional. A sua equipe precisa acompanhar as mudanças e inovações da área contábil, do cenário econômico e novidades tecnológicas. Ofereça regularmente capacitação sobre os principais técnicas e ferramentas da área contábil, como exemplo, cursos sobre gestão tributária e SPED.

#2 Construa relacionamentos positivos

Gerir finanças e pessoas ao mesmo tempo é também um grande desafio para contadores. Como é o seu relacionamento com o seu time? Sua equipe está motivada?

Trabalhar em um ambiente com clima positivo contribui para o alto nível de comprometimento da equipe.

Por isso, dissemine e fortaleça a cultura organizacional de forma positiva. Isso é um requisito essencial para que seu time trabalhe com garra e determinação para alcançar os melhores resultados juntamente com você.

Esteja aberto, disponível, aproxime e seja acessível para conversar com a sua equipe. Dê atenção exclusiva para o seu time. Invista seu tempo para conhecer bem as pessoas que trabalham com você. Conheça a história, faça parte da vida deles, ajude-os com orientações para construir uma carreira de sucesso.

Desenvolva sua inteligência emocional, habilidades de comunicação interpessoal, construa vínculos verdadeiros com a sua equipe, coloque-se no lugar do outro, saiba ouvir, elogiar, delegar atividades e potencialize uma liderança positiva.

Motive a sua equipe e aumente o nível de produtividade com incentivos que flexibilizam o dia a dia no trabalho e tenha planos de carreira bem definidos.

Promova reuniões para acompanhamento, feedbacks e avaliações regulares. Reconheça o trabalho e dedicação da equipe, celebre resultados e aproveite a oportunidade para reafirmar os objetivos e metas do negócio. Fidelize relacionamentos e conquiste a confiança e o respeito da sua equipe.

3# Seja estratégico

Analise dados, gerencie as finanças e produza relatórios financeiros regularmente e proponha soluções inovadoras que agreguem valor estratégico ao negócio.  Esteja apto para enfrentar os desafios do contexto estratégico, tome decisões assertivas, seja realista, transparente e se posicione.

Identifique as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na gestão contábil. Utilize métodos e ferramentas para criação e aplicação do planejamento estratégico. O Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico ideal para planejar e desenvolver seu modelo de negócio.

A gestão contábil tem que estar envolvida em todas as áreas da organização. A cultura financeira deve ser aplicada em toda a empresa. Todas as mentes precisam estar envolvidas com a importância das finanças, controle e redução de custos.

Gerencie riscos que podem impactar negativamente no negócio. Tenha visão ampla e transparente dos riscos. Identifique-os, monitore-os e desenvolva planos de contingência.

Lembre-se: o aumento da eficiência em práticas contábeis resulta em ganhos.

4# Analise o mercado

Um líder inovador acompanha o mercado, os concorrentes e entende a necessidade dos clientes. Desenvolva sempre o seu trabalho respondendo as seguintes questões:

  • Quais as novidades e tendências no mercado?
  • O que os concorrentes estão fazendo?
  • Quais resultados eles estão obtendo?
  • O que os clientes precisam e esperam do seu trabalho?
  • Como contribuir para o crescimento do cliente?

5# Seja digital

Investir em tecnologia é pré-requisito para inovar na gestão contábil. Ela aumenta a produtividade e otimiza o tempo da sua equipe. Fique antenado nas novas ferramentas, softwares e na gama de serviços contábeis digitais que surgem a todo momento.

6# Estude e mantenha-se atualizado

Líderes inovadores sempre buscam conhecimento. Estude e mantenha atualizado com as mudanças e tendências da área contábil e também do ramo de negócio que atua.

Avance em sua carreira e amplie suas competências. E aí, preparado para colocar em prática todas essas habilidades?

O seu negócio ou a empresa que você trabalha precisa que você seja um líder inovador para impulsionar o crescimento financeiro através da gestão contábil. Tenha sempre em mente: os líderes inovadores sempre terão que refletir, inspirar, desenvolver e atingir objetivos. Por isso, reinvente, inove e lidere!


Sobre Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, Fortes Tecnologia, NTW Contabilidade e Bizdocs (Portugal). Autor da série Big Brother Fiscal (o primeiro livro sobe SPED). Realizou mais de mil palestras e treinamentos no Brasil, USA e Europa. Mantém um blog com mais de 7 milhões de acessos. Coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária.

Comentários