Curso de ICMS: a atualização que você precisa para 2023
4 minutos de leitura

Curso de ICMS: a atualização que você precisa para 2023

Com as mudanças no teto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e das alíquotas cobradas nos estados, é essencial se preparar para a adequação às novas normas. Ou seja, o curso de ICMS tornou-se fundamental no currículo de profissionais da área.

Não importa se você está no mercado há 20 anos ou há 2 meses: incrementar o currículo é sempre importante, ainda mais com mudanças tão drásticas nas questões fiscais.

Neste artigo, o IPOG explica o que mudou na legislação, as expectativas para o mercado em 2023 e como se preparar para enfrentar os desafios da profissão com o curso de ICMS. Confira!

O que mudou com o teto do ICMS em 2022?

A última lei do ICMS (PLP nº 18/2022) foi aprovada em 2022 e trouxe grandes alterações para os estados.

Ela categorizou os combustíveis, a energia elétrica, a comunicação e o transporte público como serviços e bens essenciais. Assim, as operações ficam elegíveis ao limite de 17% da alíquota de ICMS.

Com esse limite, o projeto ofereceu autonomia dos estados e do Distrito Federal a fim de compensar a perda de arrecadação nos estados durante a pandemia. Assim, a lei determinou que as unidades da federação com perdas acima de 5% tenham os prejuízos ressarcidos pelo governo federal. Com isso, o valor compensatório seria restituído de dívidas com a União.

Essa compensação acontece a partir de 2023 se o estado não apresentar dívida ativa com o governo.

O que esperar para a área em 2023?

As regras do ICMS causaram receio nos estados desde 2022, com o início da tramitação do projeto.

Isso porque governadores e secretários de Fazenda temiam que as contas não fechassem no futuro. Na época, os cofres estavam cheios, mas, a partir de 2023, é possível que esse déficit na arrecadação prejudique o pagamento das contas.

Antes de 2022 terminar, a intenção já era de análise de alternativas e mudanças. Isso porque o teto focaria em uma compensação, o que não aconteceu.

Ou seja, o futuro ainda é incerto. Contudo, especialistas na área já preveem o movimento do setor e alternativas para cenários diversos.

Assim, cabem aos profissionais da área de Contabilidade buscar conhecimento e formação específica. Dessa forma, ao serem procurados por empresas e setores públicos, eles estão preparados para diferentes possibilidades.

Por que é importante se manter atualizado com as novas diretrizes do ICMS?

O ICMS é considerado um dos tributos mais importantes do país e representa a principal fonte de arrecadação dos estados. Devido ao dinamismo e à complexidade da legislação, é necessário conhecimento técnico para a sua gestão.

A sistemática operacional do imposto envolve várias técnicas de arrecadação, a exemplo de: Antecipado, Substituição Tributária e Diferencial de Alíquotas. De outro modo, também é preciso conhecer as diversas obrigações acessórias que complementam o seu funcionamento.

Por isso, conhecimentos rasos e desatualizados de contabilidade tributária correm em desfavor da competitividade exigida pelo mercado. Ou seja, quanto mais conhecimento, mais requisitado o profissional se torna.

Onde fazer o melhor curso de ICMS do mercado?

O IPOG tem o melhor curso de ICMS do mercado.

A escolha é acertada porque a instituição é referência no mercado em metodologia inovadora e satisfação dos estudantes depois da conclusão do curso.

Além disso, o IPOG conta com o melhor corpo docente do mercado de contabilidade tributária para a formação em ICMS. Os professores são reconhecidos tanto pela prática docente quanto pela vasta expertise e pelo conhecimento técnico sobre a área.

A metodologia é focada na prática, em estudos de casos e nas últimas novidades do setor para a construção de conhecimento sólido.

Conheça a formação em ICMS do IPOG

O IPOG oferece o curso de ICMS para iniciantes e para quem já está na carreira há décadas. Os ensinamentos são atualizados e contemplam as últimas alterações de legislações da área.

A formação em ICMS é ofertada no formato de curso de curta duração e na modalidade remota. Contudo, as aulas são on-line e ao vivo para permitir uma troca aprofundada sobre o tema, sendo possível rever as gravações posteriormente.

Ele é indicado para quem deseja uma formação mais rápida, a fim de se preparar para as demandas do mercado.

Confira mais detalhes.

O que você vai aprender

Com esse curso, os profissionais adquirem conhecimento sobre a interpretação, o cálculo e a aplicação da legislação tributária relacionada ao ICMS. Desse modo, ganham um diferencial em seus currículos para dar maior eficiência à gestão tributária, ao prestar serviços para empresas e setor público.

Módulos do curso

  • Aspectos Constitucionais e Regulamentação Complementar
  • Operações e Situações Especiais
  • ICMS e SPED Fiscal

Diferenciais de ter uma formação com o selo IPOG de qualidade

O IPOG é uma instituição presente há mais de 20 anos no setor educacional. Desde então, já fez parte da história de mais de 100 mil estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração.

Entenda os benefícios de ter o IPOG no currículo.

Curso remoto com aulas on-line e ao vivo

O curso de ICMS on-line do IPOG é interessante para quem deseja otimizar o tempo, já que as aulas podem ser acessadas de qualquer lugar. Além do mais, os alunos podem contar com aulas ao vivo, o que impulsiona o engajamento e intensifica o aprendizado dos conteúdos.

Conteúdo focado em questões práticas

O conhecimento compartilhado no curso de ICMS é focado em pontos práticos. Os estudantes conseguem entender com base em experiências, facilitando a compreensão do assunto, mesmo que seja complexo.

Professores com histórico de sucesso profissional

O corpo docente do IPOG se diferencia porque é formado por mestres e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação. Os professores também apresentam ampla vivência acadêmica e reconhecimento por projetos pessoais e empresariais de destaque.

O coordenador do curso é Fellipe Guerra, nome conhecido na área de Contabilidade, com pós-doutorado no setor e grande presença digital como destaque na área.

Networking com outros profissionais

Os estudantes do curso de ICMS ganham a chance de trocar experiências e conhecimentos com outros profissionais da mesma área de atuação. Essa troca é essencial para ampliar a sua rede de contatos e abrir portas para novas oportunidades de trabalho.

Metodologia inovadora

Cada um dos módulos do curso é planejado com o objetivo de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica. Para que os conceitos estudados sejam compreendidos, cases de sucesso são amplamente abordados durante as aulas.

Faça seu curso de formação em ICMS no IPOG

Quem está à procura de uma formação em ICMS de qualidade não deve perder a chance de se matricular no curso do IPOG.

Essa é a melhor oportunidade para se preparar para os desafios do mercado e investir para se tornar um profissional influente no mercado.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com um de nossos consultores de carreira.

Gostou deste artigo sobre o curso de ICMS? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

Saiba como fazer a Classificação Fiscal de Mercadorias Se há uma dúvida que causa muita preocupação em empresários e profissionais de contabilidade trata-se da correta classificação fiscal de mercadorias. De fato, sabemos que a inteligência humana foi a grande responsável pela criação de milhares de produtos que ...
Conheça o crescimento profissional de Solanne Sandes na contabilidade Você quer ter crescimento profissional na contabilidade? Diante de uma variedade de profissões disponíveis no mercado, escolher a que realmente tem a ver com o nosso perfil não é uma tarefa fácil. Mas para Solanne Clenia, tomar essa decisão nunca foi uma dif...
Finanças Corporativas: atenção para o reenquadramento tributário Enquanto o orçamento doméstico se apresenta como uma verdadeira montanha russa no decorrer do ano, com altos e baixos de acordo com as contas a pagar, as empresas que ficam atentas ao planejamento financeiro conseguem se organizar com maior facilidade. O empre...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br