O que faz o analista de licitação? Entenda por que se especializar na área
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O que faz o analista de licitação? Entenda por que se especializar na área

Leitura focada

Já pensou em se especializar e ser um analista de licitação? É uma profissão bastante promissora no mercado, afinal, o poder público é um dos maiores compradores de bens e serviços e esse procedimento só pode ser feito por meio de um processo licitatório.

Dessa forma, o profissional dessa área é responsável por elaborar e acompanhar processos de licitação, desenvolver planilha de custos e propostas técnicas, pesquisar editais, cadastrar a empresa em órgãos públicos, participar e negociar em pregões públicos ou eletrônicos.

Quer saber mais sobre as principais funções do analista de licitação, as áreas de atuação e as oportunidades do mercado? Neste artigo, o IPOG conta tudo sobre a profissão e como se especializar na área. Confira!

O que faz um analista de licitação?

O analista de licitação é a ponte entre a empresa licitante e o governo. Portanto, ele é responsável por planejar, coordenar e executar todas as tarefas relacionadas às etapas de licitações.

Assim, o analista de licitação é responsável por fazer a pesquisa e a análise de editais e contratos administrativos abertos pelo governo para a licitação de bens, produtos ou serviços. Além disso, ele realiza todos os trâmites necessários para a competição.

Dessa forma, ele acompanha e realiza a manutenção dos contratos firmados com o governo, caso a empresa ganhe o processo. Ademais, o analista acompanha editais em busca de oportunidades de negócio para a empresa em que trabalha, independentemente do porte ou do setor de atuação.

Vale destacar que, em todas as atividades, o analista de licitação deve ter total atenção quanto ao cumprimento de prazos, às exigências e às condições presentes em um processo licitatório.

Como as licitações têm fama de ser um procedimento burocrático, é necessário ter expertise para lidar com esse tipo de processo. Por isso, a especialização na carreira de analista de licitação garante que o profissional esteja pronto para auxiliar em todas as fases do processo, criando condições para que a empresa tenha reais chances de ganhar.

Áreas de atuação em licitações

Para vender ao governo, é preciso concorrer com outras empresas em um processo chamado licitação, e o analista liga essas duas partes ao longo desse processo de concorrência.

Dessa forma, as principais áreas de atuação podem ser:

  • para a empresa que participa de licitações para a administração pública;
  • para a empresa de engenharia que presta serviços ou realiza obras para a administração pública;
  • para qualquer setor que tenha relação direta com o setor de licitações públicas, como jurídico, contabilidade, administrativo e departamento de engenharia;
  • para o servidor público que quer se aprimorar em licitações públicas para ter a expertise necessária para assumir um cargo nas comissões de licitações;
  • para o empreendedor que participa de licitações para compra de bens ou serviços comuns, ou para os contratos de obras e serviços de engenharia;

Desse modo, o analista de licitações pode atuar como funcionário ou empresário, desde que sua atividade ou empresa se adeque e atenda à legislação vigente sobre licitações públicas.

Quem pode ser analista de licitação?

Para se tornar um analista de licitação, não é necessário um curso de nível superior específico, mas ter essa formação é um diferencial. Nesse caso, as áreas que fornecem conhecimentos importantes são Administração de Empresas, Direito, Engenharia e Contabilidade.

Além de conhecimentos básicos em legislação e rotinas administrativas, o ideal é que você tenha conhecimento basilar em Direito Administrativo e saiba como interpretar as normas jurídicas relativas ao mundo das licitações.

Ademais, é importante ter conhecimento sobre administração pública, recursos públicos, contratos e rotinas administrativas, visto que os processos licitatórios passam por uma tramitação que demanda competência jurídica e comercial.

Por isso, é preciso se manter atualizado e capacitado frequentemente para atender às legislações mais recentes e não cometer falhas básicas. Ter uma especialização na área ajuda a sanar esses problemas e a garantir que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para ser um analista de licitações.

Qual é o salário de um analista de licitação?

A faixa salarial de um analista de licitação varia bastante, de acordo com o porte e setor da empresa e do nível do cargo (trainee, júnior, pleno, sênior e máster). Segundo o site de vagas Glassdoor, a média salarial para a profissão no Brasil é de R$ 3.161. 

De acordo com a pesquisa salarial dos currículos cadastrados no Banco Nacional de Emprego, a média salarial varia de acordo com o tamanho da empresa:

  • empresa de porte pequeno: de R$ 1.866,15 (trainee) até R$ 4.556,04 (máster)
  • empresa de porte médio: de R$ 2.426,00 (trainee) até R$ 5.922,85 (máster)
  • empresa de porte grande: de R$ 3.153,80 (trainee) até R$ 7.699,70 (máster)

Além do salário, muitas empresas pagam bonificações por licitações vencidas.

Ademais, é possível prestar assessoria de licitações, trabalhando para vencer como profissional autônomo, podendo ganhar de 1 a 3% do valor bruto do contrato.

Por que se especializar na área de licitações?

Esse mercado de trabalho é bastante próspero, tanto no âmbito privado quanto no público. Se você já trabalha ou pretende ocupar esse tipo de posição, cursar o MBA em Licitações e Contratos traz inúmeros benefícios, como:

  • maior autoridade no mercado de trabalho;
  • salários mais altos;
  • destaque profissional;
  • atualização de conhecimentos;
  • ajuda para passar em concursos públicos.

Conheça o MBA em Licitação e Contratos do IPOG

O MBA em Licitações e Contratos do IPOG oferece a você um olhar sistêmico e integrado, focado no planejamento e nas particularidades dos mais diversos processos licitatórios. Seja especialista em contratações públicas e conquiste seu espaço no mercado.

Assim, compreender melhor como fazer a aplicação efetiva dos recursos públicos e as possibilidades orçamentárias é um diferencial que vai ajudar você a evitar erros nos processos licitatórios, maximizar seus acertos e potencializar os resultados na prestação de serviços voltados para a população geral.

O que você vai aprender

Com a metodologia totalmente voltada para a prática e com o corpo docente formado por mestres e doutores, você irá aprender tudo sobre:

  • orçamento público; 
  • editais;
  • contratos administrativos e convênios;
  • como funciona a análise financeira e precificação em certames licitatórios;
  • compliance e integridade em licitações.

Seja um especialista com o IPOG no currículo

A história do IPOG teve início em 2001 e, atualmente, já estamos em todo o país, com 52 unidades. Nossos cursos atendem às exigências do mercado e são fundamentados na valorização do ser humano.

Alcançamos o sucesso, porque enxergamos além do aperfeiçoamento e da capacitação profissional. Por isso, já são mais de 100 mil alunos em todo o Brasil que carregam em seus currículos a marca IPOG.

Conheça alguns de nossos diferenciais:

Professores mestres e doutores

O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores. Todos com vasto conhecimento teórico e experiência prática para formar profissionais completos.

São profissionais com ampla experiência acadêmica, bem-sucedidos no mercado e reconhecidos por projetos pessoais e empresariais de destaque.

Instituição reconhecida pelo MEC e aprovada pelos estudantes

O IPOG tem cursos reconhecidos pelo MEC e que se destacam nas avaliações, chegando a conceitos máximos de acordo com o Ministério da Educação.

Além disso, a satisfação do aluno já se tornou marca registrada, e a prova disso é o nosso índice de satisfação, que chega a 97,14% em todo o país.

Metodologia voltada para a prática

As metodologias utilizadas nos cursos são voltadas para as práticas do dia a dia. Assim, os alunos se sentem mais familiarizados com os conteúdos e, consequentemente, ampliam o desempenho.

Em vista disso, o IPOG criou uma empresa júnior para transformar o aluno em pessoa de negócio, fortalecendo o crescimento dos clientes por meio de consultorias e soluções inovadoras.

Fale com nossos consultores

Com o MBA em Licitações e Contratos do IPOG, você vai adquirir habilidades de alta aplicabilidade e pronto para ser imediatamente absorvido pelo mercado.

Ficou interessado? Entre em contato pela página do curso e tire todas as suas dúvidas com nossos consultores de carreira.

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