Mercado contábil: MBA contribui com o avanço profissional de Marília
4 minutos de leitura
05 de novembro de 2018

Mercado contábil: veja como o MBA contribuiu com o avanço profissional de Marília

Em um mercado bastante competitivo, a área de contabilidade exige do profissional grandes estratégias nas tomadas de decisões, principalmente diante da modernidade das informações. E para isso, não se tem outra saída, é preciso se qualificar para acompanhar as demandas reais de mercado.

E hoje você vai conhecer como o MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG contribuiu com o avanço profissional de Marília Pedrosa Moraes.

Perfil profissional

Marília é contadora e atualmente é sócia – Diretora do Escritório Moraes Assessoria Contábil e Fiscal, que já possui mais de 36 anos de mercado, situada em São Benedito – CE, uma empresa familiar, que percorre de pai para filha.

Ela atua na gestão e controle de todos os setores da empresa e se orgulha muito em fazer parte desta história de sucesso.

A aluna IPOG possui 5 anos de experiência na área contábil e ingressou no mercado através do escritório de contabilidade do seu pai. Inicialmente atuou no setor pessoal e com o decorrer do tempo, com o intuito de crescer dentro da empresa, migrou para outros setores. Com isso conquistou a cartela de clientes da empresa e adquiriu novos.

 MBA: a decisão para a qualificação profissional

Marília aponta que foi – se o tempo do “guarda- livros”. As funções meramente burocráticas estão cedendo espaço para os profissionais mais arrojados e dinâmicos, então, a MBA em Contabilidade & Direto Tributário traz novas oportunidades de atuação profissional, de ascensão na carreira, aumentando as possibilidades no mercado de trabalho e amplia o campo de relação com outros profissionais.

Com intuito de inovar dentro da empresa contábil, percebi a importância de ser o diferencial no mercado, porque independente do cenário econômico o contador é peça fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Além disso, o meu nível de responsabilidade perante ao escritório só aumentava e para assumir tal função precisava me qualificar e investir na minha carreira profissional e pessoal, na qual é essencial para o meu crescimento”, conta Marília Pedrosa.

A qualificação profissional permitiu a contadora inovar dentro do escritório contábil Moraes Assessoria, a qual já tinha uma tradição de anos, e somou seus conhecimentos juntamente com a experiência e sabedoria de seu pai.

O conhecimento adquirido em sala de aula aplico diariamente, seja repassando aos meus colaboradores ou buscando formas sensatas e estratégicas para resoluções de situações perante ao meus clientes”, finaliza a contadora.

Importância da especialização para o crescimento profissional

Marília relata que o MBA do IPOG tem uma influência direta e está sendo um divisor de águas, tanto no crescimento profissional, na qual a auxilia diariamente nas tomadas de decisões perante aos clientes para com os colaboradores e também no seu crescimento pessoal.

Estou cursando o MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, na qual faz abrir minha mente e meu coração, me leva descobrir características próprias que desconhecia, me ajuda alcançar meus objetivos, floresço como pessoa e estou conhecendo constantemente o potencial humano”, complementa a contadora.

A aluna IPOG afirma que o ensino superior é imprescindível, mas muitas faculdades de Ciências Contábeis ainda não despertaram para o fato de que existe uma necessidade imediata em formar contadores com pensamento de gestores e não somente operacionais.

O IPOG me trouxe outra visão de contabilidade, já que todas as disciplinas são voltadas para o profissional da área, focando não somente na parte teórica e técnica, mas sim me instigando a desenvolver mais o meu lado empreendedora e gestora. A cada aula ministrada, a cada final de semana intenso de aula, conseguia iniciar minha semana com mais estimo para aplicar todo o conhecimento adquirido”, relata Marília.

Para a contadora, o curso do IPOG é agregado de professores com alto conhecimento e experiência, além disso a grade curricular desse curso é voltada especialmente para a rotina do profissional contábil, a cada módulo possui uma teoria e aplicabilidade na prática muito intensa, na qual superara a proposta do MBA.

Mercado Contábil

A área contábil está em constante crescimento, a avalanche de informações que o governo exige das empresas só mostra que o contador não basta ter somente conhecimento técnico, sendo necessário o contabilista focar em situações estratégicas, fazer e ser o diferencial, está preparado para ser o gerente de informações.

Num mundo competitivo e global, quem errar em custos e formação de preços, fluxo de caixa e gestão de crédito, está fadado ao fracasso.

Diante desse cenário, Marília Pedrosa, deixou as seguintes dicas para os profissionais que desejam atuar na área contábil:

  • Desenvolva habilidades de comunicação e gestão de pessoas.
  • Invista em curso de especialização na área, quanto mais conhecimento diferenciado, melhor.
  • Seja humilde, cordial e humano para com o seus clientes e colaboradores
  • Honestidade e ética nas tomadas de decisões tanto profissional quanto pessoal.

É de suma importância que o profissional esteja em constante qualificação e que os clientes vão saber o quanto você está preparado para cuidar da saúde financeira da empresa dos mesmos”, afirma Marília Pedrosa Moraes.

Aproveite para conhecer também a trajetória profissional de Bernardo:  De pai para filho: a pós-graduação preparou Bernardo para assumir a direção do escritório de contabilidade da família


Artigos relacionados

Qual a importância da Gestão Tributária nas empresas? Não é segredo que a carga tributária brasileira é extremamente pesada e sua legislação muito complexa. Diante disso, fazer uma eficaz gestão dos aspectos tributários pode se caracterizar não somente como um diferencial competitivo, mas também representar a con...
Finanças Corporativas: atenção para o reenquadramento tributário Enquanto o orçamento doméstico se apresenta como uma verdadeira montanha russa no decorrer do ano, com altos e baixos de acordo com as contas a pagar, as empresas que ficam atentas ao planejamento financeiro conseguem se organizar com maior facilidade. O empre...
Saiba como fazer a Classificação Fiscal de Mercadorias Se há uma dúvida que causa muita preocupação em empresários e profissionais de contabilidade trata-se da correta classificação fiscal de mercadorias. De fato, sabemos que a inteligência humana foi à grande impulsionadora pela criação de milhares de produtos...

Sobre Marília Moraes

Sócia - Diretora da empresa Moraes Assessoria Contábil e Fiscal. Graduada em Ciências Contábeis pela UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú). Pós – Graduada em Contabilidade Organizacional com enfoque em Auditória e Controle Externo no Setor Público pela Unice - Ensino Superior. Pós – Graduada em Administração Financeira também pela UVA. MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG. Pós – Graduanda em MBA Executiva em Desenvolvimento Humano e Psicologia Humana pelo IPOG.

Comentários