Valuation: como calcular e a importância para empresas
5 minutos de leitura

Valuation: como calcular e a importância para fusões e aquisições de empresas

Valuation é um tipo de cálculo importante para as empresas conhecerem o seu valor no mercado e se prepararem para operações como as fusões e aquisições. Portanto, os profissionais que sabem os métodos de avaliação estão preparados para as oportunidades que podem surgir nesse sentido.

Dessa forma, para atender às demandas de um mercado cada vez mais competitivo, é essencial se especializar na área. Assim, escolher o melhor curso sobre o tema é um dos fatores decisivos para o sucesso profissional.

Neste artigo, explicamos o que é valuation, como fazer esse cálculo e a sua relevância para as organizações. Além disso, contamos como a pós-graduação do IPOG pode ajudar o estudante a conquistar posições de destaque no mercado. Confira!

O que é valuation?

Valuation é um termo em inglês que pode ser traduzido como “avaliação”. A palavra é usada para se referir a avaliações de empresas, a fim de entender a posição que ocupam no mercado e a previsão de retorno de investimento.

Nessa perspectiva, o valuation de empresas pode ser feito em diversos momentos e por diferentes razões. Seja para realizar transações ou aquisições, ou ainda para fins contábeis, essa avaliação empresarial deve levar em conta vários elementos que caracterizam a companhia.

Entre os pontos que podem entrar nesse cálculo, estão os ativos intangíveis, a própria marca e o relacionamento com os consumidores.

Dessa forma, a avaliação também envolve as percepções que clientes e investidores têm sobre a empresa.

Por que é importante saber calcular o valuation?

O valuation permite conhecer bem o perfil da empresa e planejar os seus objetivos. Assim, é possível programar os próximos passos do negócio e identificar as melhores oportunidades de desenvolvimento.

Além disso, o cálculo do valuation é vantajoso para entender aspectos que podem fazer a sua empresa valer menos do que as concorrentes. Do mesmo modo, dá para reconhecer as características que valorizam a sua organização no mercado.

O valuation também permite compreender o crescimento que a sua empresa pode apresentar ao longo dos anos e analisar negociações de valor de mercado de uma maneira mais justa.

Valuation nas fusões e aquisições de empresas

Fusões e aquisições (M&A) é um termo que se refere a uma operação financeira destinada à compra, venda ou fusão de empresas. O objetivo desse tipo de operação é obter vantagens estratégicas e aumentar os lucros.

Enquanto as fusões são a junção de duas ou mais empresas, a aquisição ocorre quando uma empresa compra a participação majoritária em outra. Desse modo, fundir diz respeito à colaboração entre as empresas, enquanto adquirir diz respeito ao controle da empresa comprada.

Nesse cenário, o valuation é uma das etapas do processo de M&A em uma empresa para estimar o valor financeiro da empresa alvo da transação.

O modelo usado para fusões e aquisições também pretende identificar alternativas para estruturar a operação. Depois, é possível verificar a opção que atende aos objetivos da oferta.

Como definir o valuation?

O valuation de uma empresa pode ser definido por meio de diferentes métodos. Ainda que seja usado um modelo quantitativo, também envolve uma noção de subjetividade ao definir proposições.

O método mais comum entre os investidores é a avaliação pela renda, também conhecida como fluxo de caixa descontado. São usados outros dois métodos: pelo mercado (múltiplos ou cotação) e pelos ativos (valor de liquidação ou valor contábil).

Como fazer o cálculo de valuation?

O método mais utilizado de valuation, o fluxo de caixa descontado, envolve 4 etapas:

  1. Delimitar os fatores da avaliação, a exemplo de taxas de crescimento, investimentos, custos principais, entre outros;
  2. Fazer estimativa de fluxo de caixa (valor recebido menos o montante gasto) para os próximos períodos;
  3. Definir taxa de desconto, tendo como base o risco da empresa e as oportunidades de investimento;
  4. Levar em conta os resultados no valor presente e fazer a soma.

Aprenda valuation no MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças

O cálculo do valuation é um dos tópicos abordados no MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG.

O curso tem como foco tornar o profissional apto a tomar decisões relacionadas à gestão, rumos estratégicos e análise financeira, bem como a atuar na controladoria, melhoria de desempenho e geração de negócios em empresas comerciais, industriais e de serviços.

Com uma grade inovadora, a formação engloba a utilização de instrumentos e métodos gerenciais consagrados para sustentar a formação dos profissionais que atuam em cargos de decisão das empresas.

Módulos do curso

Por que o IPOG é sua melhor escolha para se especializar?

O IPOG é uma instituição que enxerga além do aperfeiçoamento e da capacitação profissional. Com isso, além de atenderem às exigências do mercado, os cursos são fundamentados na valorização do ser humano.

Confira as vantagens de escolher uma das nossas especializações.

Expertise no mercado

Há mais de 20 anos no mercado, o IPOG é uma instituição que oferece cursos de graduação em 4 áreas, além de mais de 120 opções de especialização e mais de 60 de curta duração. Esses dois últimos envolvem todas as áreas do conhecimento.

A instituição é focada em formar profissionais com perfis sólidos para o mercado de trabalho.

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG conta com mais de 52 unidades presenciais, além de parcerias internacionais e promoção do ensino remoto, com aulas on-line e ao vivo.

Satisfação comprovada

Desde o início da sua história, em 2001, o IPOG já fez parte da história de mais de 100 mil estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração. Atualmente, são 25 mil alunos ativos.

A instituição se orgulha de ter feito parte dessas histórias, que se tornaram um pilar importante para a marca. Uma prova disso é o índice de satisfação entre os alunos, que chega a 97,14%.

Metodologia inovadora

Com o propósito de aperfeiçoar cada vez mais a experiência de aprendizagem, o IPOG oferece aos alunos uma metodologia de ensino inovadora.

A técnica foi criada a partir de referências pedagógicas e tem fundamento em dois princípios: a formação continuada dos professores e a metodologia da sala de aula invertida.

Assim, o estudante é estimulado a conhecer o conteúdo de forma prévia, a fim de  potencializar a retenção de conteúdo e o tempo de aprendizagem.

Corpo docente qualificado

O corpo docente do IPOG é formado por mais de 800 professores, mestres e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação e na metodologia específica.

Além da experiência acadêmica, o estudante ganha em troca profissional sólida e possibilidade de networking profissional com quem domina tendências de mercado.

Seja um especialista em Contabilidade pelo IPOG

Gostou de aprender mais sobre a importância de calcular o valuation?

É hora de começar sua especialização e focar em alcançar o sucesso profissional na área de contabilidade.

Visite a página do MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do IPOG, preencha os seus dados e fale com nossos consultores de carreira.

Gostou deste artigo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Artigos relacionados

Normas internacionais de contabilidade (IFRS). Você está preparado? Passados oito anos da promulgação da Lei nº 11.638/07,  que ocasionou uma revolução nas normas de contabilidade no Brasil e deu início ao processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade (IFRS), o que se pode notar, com base nos debates e...
Accountex USA 2017: Professor do IPOG explica como foi participar do maior evento de contabilidade d... Já imaginou participar do Accountex USA 2017, o maior Congresso do mundo de tecnologia contábil? O coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, Roberto Dias Duarte, participou do evento e, o melhor, neste post ele conta um pouqu...
Contabilidade para franquias no Brasil Antes de falarmos sobre a contabilidade para franquias, você sabia que abrir este tipo de negócio é considerado um mistério para muitos profissionais? Neste artigos vamos desmitificar esta questão. Para quem deseja empreender, todas as oportunidades de negócio...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários