Você está preparado para o futuro da contabilidade?
4 minutos de leitura
21 de novembro de 2017

Você está preparado para o futuro da contabilidade?

A área da contabilidade traz algumas particularidades estritamente desafiadoras. Se você parar para pensar no histórico da profissão verá inúmeras mudanças e inovações que os profissionais contábeis tiveram que se adaptar ao longo dos anos.

Um exemplo universal como referência é a transição de cadernos de registros contábeis para sistemas computacionais. E esse é um caminho contínuo: Mudanças, Inovações e Adaptações. O futuro da contabilidade está inserido nessa tríade.

Novas legislações e tributos, mudanças na economia, transformações tecnológicas e digitais, técnicas inovadoras, novos processos contábeis… e até robótica na contabilidade. A área Contábil está em constante evolução e se você quer construir a sua carreira de sucesso para o futuro, precisa acompanhar essas mudanças.

Diante disso, você já parou para pensar como será o futuro da área Contábil? E Como você quer estar nesse futuro? Você está preparado? Para te ajudar a responder essas perguntas, trago aqui 7 orientações para você começar a refletir e, principalmente, agir!

1 – Enxergue novas oportunidades na contabilidade

O seu sucesso profissional de hoje e de amanhã está baseado nas oportunidades que você identifica diariamente. Os profissionais da Contabilidade precisam enxergar novas possibilidades, compreender como elas podem impactar na profissão e desenvolvê-las de forma inovadora.

Antecipe-se, planeje e se transforme para estar em sincronia com as mudanças e oportunidades. Avalie onde você está hoje, aonde quer chegar, o que está fazendo para alcançar os seus objetivos e identifique o que o mercado pode te oferecer e o que você pode fazer para se sobressair.

O futuro da contabilidade promete novas e fascinantes perspectivas profissionais!

2- Acompanhe as inovações tecnológicas do setor

A transformação digital, computação em nuvem, inteligência artificial e novas tecnologias mudaram e mudarão ativamente o trabalho de profissionais contábeis. A tecnologia trouxe mudanças enérgicas para a área contábil. E é uma energia que não tem volta e nem fim, é contínua.

Existe o burburinho entre os profissionais contábeis que as novas tecnologias e a automação podem substituir contabilistas. Gente, PAREM de se contaminar com isso. Ao invés de ter esse pensamento que não contribui em nada, vá se preparar para enfrentar novos desafios. A tecnologia precisa do ser humano, como nós precisamos dela para sobreviver também.

As novas tecnologias abrem carreiras e oportunidades e está transformando a área contábil para melhor. A automação da área tem o potencial de permitir que você atue de forma mais estratégica e ofereça um serviço com valor comercial mais agregado e rentável para o negócio.

A contabilidade é digital e para acompanhar essas transformações o profissional precisa ir além da automatização dos serviços contábeis e ser um contador 2.0 para interagir com seus clientes por meio de estratégias de marketing digital.  Portanto, adapte-se a tecnologia, faça treinamentos, aprenda novos processos, desenvolva habilidades para crescer profissionalmente com as inovações tecnológicas da área Contábil.

3 – Relacione e entregue valor aos seus clientes

O seu cliente vai exigir a cada vez mais de você a entrega de valor comercial agregado, orientações inteligentes para a tomada de decisão e soluções contábeis inteligentes para aumentar a rentabilidade e a vantagem competitiva do negócio. Por isso esteja preparado para ser o profissional que o mercado precisa.

É evidente que as novas tecnologias agilizam e facilitam as demandas operacionais do dia a dia do trabalho, mas também permitem um distanciamento físico com os clientes. Utilize a tecnologia a seu favor para estabelecer uma conexão mais humana e também não abra mão do contato físico e pessoal. Você precisa ter relacionamentos sólidos e ser lembrado pelo seu cliente.

4 – Seja proativo para tomar decisões inteligentes e rápidas

A área Contábil não é por intuição, longe disso! Você sempre deve estar preparado para orientar as empresas a tomarem decisões inteligentes com base na leitura de dados do negócio integrado com o mercado econômico global.

Você deve estar preparado para antecipar tendências, orientar os próximos passos, identificar necessidades, comportamentos e processos que precisam ser alterados e verificar resultados e impactos reais que as ações geram para o negócio.

5- Esteja em Compliance

O futuro da área Contábil vai exigir, cada vez mais, a conformidade com a legislação, ética e processos internos do negócio. As empresas precisam de profissionais confiáveis. Trabalhar com ética e pensamento racional trará sucesso para profissional para você e para o negócio. Exerça a profissão com ética, honestidade e transparência e cumpra as normas que regem a profissão.

Estar em compliance é uma grande vantagem para a reputação do negócio e para o bolso!

6- Desenvolva o seu potencial humano e a inteligência emocional

As grandes transformações que influenciarão o futuro da contabilidade requerem profissionais líderes e sábios. Desenvolver o seu potencial humano e das pessoas que estão junto com você deve ser um hábito para conseguir lidar com os desafios e mudanças da sua vida pessoal e profissional.

Já a inteligência emocional te prepara para gerenciar e compreender as suas emoções e das pessoas que estão próximas a você.  Por isso, desenvolva o autoconhecimento, autocontrole, empatia e habilidade de relacionar-se bem com outras pessoas mesmo em situações difíceis.

7 – Especialize-se

Se você quer estar preparado para lidar com os desafios e mudanças futuras da profissão, você precisa investir constantemente na sua educação, portanto, escolha um MBA que faça diferença em sua carreira. Uma especialização na área contábil é essencial para expandir seus conhecimentos e estar atualizado com o mercado. O MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do IPOG oferece melhores práticas contábeis do mundo e a capacitação que o mercado contábil precisa e busca em um profissional.

E aí, você está disposto, apto e preparado para o futuro da contabilidade?

Se você ainda não começou a se preparar para o futuro da contabilidade, precisa começar agora para não ficar para trás. Avalie seus pontos fortes e fracos e onde você está e o que quer alcançar profissionalmente. O seu futuro profissional é o reflexo do que você é e faz hoje.

Este ebook gratuito sobre como ter sucesso profissional na área contábil também te ajudará a tomar decisões importantes para a desenvolvimento da sua carreira. Nele, você aprenderá ações de gestão contábil que irão te ajudar a mudar a sua rotina de trabalho, impactando o seu desempenho, atendimento e lucratividade.


Artigos relacionados

Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional!  Você sabia que, há 72 anos, o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que permitiu a criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais? Pois é, e o interessante é que a data em ...
Sped Fiscal: o que é e como funciona? Sped Fiscal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital) é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal. Com ele, a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais receberão dos contribuintes todas as informações que precisam so...
Contabilidade para franquias no Brasil Antes de falarmos sobre a contabilidade para franquias, você sabia que abrir este tipo de negócio é considerado um mistério para muitos profissionais? Neste artigos vamos desmitificar esta questão. Para quem deseja empreender, todas as oportunidades de negócio...

Sobre Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, Fortes Tecnologia, NTW Contabilidade e Bizdocs (Portugal). Autor da série Big Brother Fiscal (o primeiro livro sobe SPED). Realizou mais de mil palestras e treinamentos no Brasil, USA e Europa. Mantém um blog com mais de 7 milhões de acessos. Coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária.

Comentários