Robótica na contabilidade: o que você precisa saber sobre essa tendência?
4 minutos de leitura
29 de junho de 2018

Robótica na contabilidade: o que você precisa saber sobre essa tendência?

Robótica na contabilidade

Profissional contábil, você está antenado com as novidades da sua área? Uma das tendências que tem chamado atenção desse segmento e, inclusive, já tem feito parte da rotina de alguns escritórios contábeis são os robôs. É isso mesmo, a tecnologia conquistando cada vez mais espaço nos mais diversos modelos de negócio!

A robótica na contabilidade vem para propor uma revisão na antiga forma de registrar e armazenar informações. Algumas tarefas diárias que antes necessitavam da atuação humana, ganham um novo modelo de processo, que otimizam gerenciamos e cumprimento dessas tarefas por meio de recursos tecnológicos e sistemas avançados.

Vantagens da Robótica na Contabilidade

De fato, transformações em modelos de negócios acontecem constantemente. Cargos e processos de trabalho também passam por alterações frequentes em virtude dos impactos do avanço tecnológico. E essas transformações também marcam a era da recente chegada da robótica na contabilidade.

E o que o segmento mais tem ganhado com isso? Esse recurso tem sido muito eficiente na automação de processos e permite que ações sejam pensadas e executadas com a ajuda de um robô. Vamos a algumas vantagens?

Atualização

Quando programados, os robôs são capazes de prever, antecipar e reagir de forma rápida mediante situações diversas relacionadas ao trabalho. Outra possibilidade é o acompanhamento do desenvolvimento mercadológico ou ainda de informações relacionadas a economia global.

Integração

A possibilidade de integrar sistemas de gestão é mais uma das vantagens de utilizar a tecnologia como aliada nesse segmento. Ter que lidar com várias ferramentas e manuseá-las corretamente poder ser um grande desafio, e os robôs ajudam a simplificar a execução de atividades.

Produtividade

A robótica na contabilidade contribui ainda no aumento da produtividade de um escritório, pois várias atividades podem ser executadas simultaneamente, em tempo real, além de reduzir as chances de falhas que ocorrem mais comumente com as atividades manuais. Para os robôs, não existem os fins de semana, então suas atuações podem ocorrer em tempo integral.

Planejamento

O planejamento é outra vantagem de investir em robótica na contabilidade. Tudo que é realizado para algum cliente, seja de curto, médio ou longo prazo, pode contar com orientações programadas por meio dos bots – diminutivos de robot – como são chamados esses softwares.

Agilidade

Como os robôs são alimentados por informações repassadas por um usuário, depois que ocorre a captação/decodificação de dados, o software consegue executar tarefas em pouquíssimo tempo, as vezes até em questão de segundos, aumentando a eficiência do negócio. De acordo com a Accenture, empresa de consultoria em tecnologia, os robôs podem reduzir entre 80% e 90% do tempo para a realização de tarefas.

Redução de custos

A redução de custos é mais um dos benefícios que fazem com essa tecnologia esteja cada vez mais presente na rotina de profissionais contábeis. Ainda de acordo com a Accenture, um escritório de contabilidade pode reduzir até 80% de seus custos com a utilização de robôs.

Como se preparar para o mercado da robótica na contabilidade?

Sim, já sabemos o quanto a robótica na contabilidade oferece vantagens para melhorar processos de trabalho. Mas como os escritórios devem se preparar para essa nova realidade? Como implementar tudo isso e ampliar a eficiência de um negócio? E ainda, quais as necessidades de especialização dos profissionais contábeis para lidar com tantos recursos tecnológicos?

É importante enfatizar que essas modernizações não descartam a atuação do profissional de contabilidade, na verdade exige deles uma atuação diferente e ainda mais especializada.

Agora, além de conhecer e implementar as melhores técnicas para atender as necessidades de seus clientes, os profissionais contábeis se tornam também responsáveis pelo gerenciamento dos softwares. Precisam aprender a nutrir a inteligência artificial dos robôs com informações que realmente são necessárias para o negócio.

Contextualizar diversos dados gerados por programas ou robôs não é tão simples assim e o fator humano é essencial. Então as notícias que saem por aí de que a profissão do contador está ameaçada não passa de boatos, se tivermos como referência profissionais estratégicos, disponíveis a buscar atualizações e aplicá-las.

A “Association of Chartered Certified Accountants” – Associação de Contadores Certificados – destaca que o profissional continuará sendo indispensável na implementação e desempenho de estratégias, na defesa de investimentos, nas negociações, expectativas das organizações, e muito mais.

Então, sob outro ângulo, é uma grande oportunidade para profissionais contábeis qualificados saírem na frente, e é claro ter sucesso na área contábil.

Modernize o seu escritório contábil

Certamente, se você tem o seu próprio negócio, deve saber o quanto a contabilidade digital é considerada uma facilitadora para avançar o seu escritório.

Ter o seu robô contador é uma oportunidade de avaliar determinadas atividades que são consideradas operacionais e que podem contar com o auxílio de recursos tecnológicos para serem automatizadas e otimizadas.

As atualizações são muito importantes para definir os melhores recursos tecnológicos no segmento contábil. Saiba como os softwares e sistemas podem aprimorar performances profissionais com o MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária.


Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.

Comentários