Fisioterapeuta empreendedor: 14 dicas práticas para aumentar seus rendimentos
4 minutos de leitura
14 de junho de 2018

Fisioterapeuta empreendedor: 14 dicas práticas para aumentar seus rendimentos

Fisioterapeuta empreendedor

A Fisioterapia é uma profissão muito versátil. Se você olhar para o número de possibilidades, vai encontrar muitos tipos de pacientes necessitando de tratamentos diferentes. São muitas especialidades e nichos de mercado disponíveis para você escolher e ingressar na área que mais se relaciona com sua personalidade, objetivos, experiência e interesses profissionais. Um exemplo já abordado pelo Blog Ipog tratou da fisioterapia esportiva.

Espero que após a leitura desse artigo, você consiga ter uma melhor compreensão de como aumentar seus rendimentos e ser um empreendedor de sucesso.

Empreendedorismo na Fisioterapia

O empreendedor de sucesso deve ter direção assertiva, resiliência, paciência, coragem para assumir riscos, criatividade, flexibilidade e ter a capacidade de reconhecer e aproveitar as oportunidades.

Se você tem o interesse de iniciar a caminhada no empreendedorismo ou melhorar seu negócio existente, é preciso realizar o gerenciamento eficaz do negócio como um todo, incluindo a marca, marketing, serviços oferecidos e a operação comercial.

Além da competência técnica necessária para a prestação de serviços fisioterapêuticos, o empreendedor deve desenvolver habilidades e ter uma equipe qualificada para a gerir adequadamente a empresa.

Dicas práticas para aumentar seus rendimentos

  • Para ser um empreendedor de sucesso é necessário ter uma visão focada no negócio para evitar ou reduzir riscos. Tenha um plano de negócios, objetivos, análise de mercado, estratégias e investimentos bem definidos.
  • Inovação é essencial no mundo dos negócios. Quem não inova e acompanha as mudanças do mercado, fica para trás. A concorrência é grande. Além das clínicas, o atendimento domiciliar também é crescente, são muitos profissionais no mercado, os clientes são exigentes, novas técnicas fisioterápicas, a busca por uma vida mais saudável… são vários fatores que oferecem oportunidades para você explorar novas possibilidades nesse mercado. Por isso, inove!
  • Tenha um plano de marketing bem estruturado, tenha profissionais capacitados para desenvolver as melhores estratégias para o perfil do seu negócio. Vendas e o bom relacionamento com o cliente andam de mãos dadas, por isso invista em ações assertivas para ter o retorno financeiro desejável. Antes de desenvolver qualquer ação de marketing, conheça o código de ética da profissão para não cometer infrações.
  • As pessoas hoje estão cada vez mais conectadas, portanto, o seu negócio precisa estar na on-line.  A Internet é o canal que os seus públicos de interesse vão ter conhecimento sobre os serviços oferecidos e relacionar-se com sua empresa com mais facilidade e agilidade. Invista em sua presença on-line. Tenha um site que destaque sua equipe e seus serviços. Esteja onde seus clientes ou potenciais clientes estão, seja em redes sociais, blogs…. Você tem que ser encontrado, se relacionar e ser sociável. Além disso, crie conteúdo online. Mantenha seu cliente munido de informações e da presença do seu negócio no dia-a-dia dele.
  • Estamos na era digital. A tecnologia avança muito rápido. Além de precisar ficar antenado com as mudanças relacionadas ao mercado, é fundamental adaptar-se às necessidades e desejos dos clientes.
  • Facilite a localização da sua clínica para seus clientes. Utilize o Google Maps. Além de ser gratuito, é um excelente serviço de GPS e visualização de mapas. Cadastre o endereço completo, telefone, horário de funcionamento, fotos do local… Quanto mais informações você cadastrar, maior a facilidade do usuário em encontrar seu negócio e a chance dele se tornar um cliente.
  • Ofereça serviços que correspondam com os horários que seus clientes possam ir até na sua empresa ou você até eles. Por exemplo, se você atende pessoas que geralmente trabalham em período comercial, vale a pena considerar horários de funcionamento no período noturno. Se o seu negócio é voltado para o atendimento domiciliar, essa dica pode ser o diferencial para aumentar seus rendimentos.
  • Facilite a vida de seus clientes para fazer negócio com você. Hoje temos muitas plataformas gratuitas e fáceis de simplificar o atendimento ao cliente, como por exemplo, os aplicativos de reservas on-line e o WhatsApp.
  • Use softwares de gerenciamento do negócio e controle financeiro e estabeleça indicadores de desempenho para analisar como a empresa está se desenvolvendo. Essa análise é essencial para a tomadas de decisões.
  • Invista em treinamentos direcionados e capacitação para toda a sua equipe. Contrate pessoas que possam contribuir com o crescimento do seu negócio e estabeleça Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para garantir a qualidade na prestação de serviços.
  • Tenha um banco de dados dos seus clientes e faça um acompanhamento personalizado. Mostre para seu paciente que a preocupação com a saúde dele é parte do seu negócio. Use ferramentas de marketing para manter o contato com o cliente, mas não seja chato. Respeite o tempo do seu cliente.
  • Proporcione um ambiente agradável para seu cliente. Tenha um espaço aconchegante, um receptivo confortável e uma infraestrutura adequada para receber seus pacientes.
  • Estude, especialize-se e participe de workshops, palestras e congressos para ficar atualizado com o mercado. Uma excelente indicação que deixo para você hoje é a Pós-Graduação Master em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do IPOG, que oferece uma avançada base teórico-científica e o contato prático com os principais métodos de tratamento fisioterapêuticos da atualidade.

Essas são apenas algumas dicas para você já colocar em prática e ver seus rendimentos aumentarem em breve. A Fisioterapia oferece grandes oportunidades de crescimento. Basta você querer aproveitar esse mercado e agir de forma assertiva nas ações relacionadas ao seu negócio.

Empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independente dos recursos disponíveis.” (Harvard Business School)

Bom$ negócio$!


Sobre Dângelo Andrade

Doutorando em Ciências Médicas (UFRJ); Mestre em Ciências Morfológicas (UFRJ); Mestre em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação em Saúde (ENSP/Fiocruz); Especialista em Gestão por Resultados, Produtividade e Inovação (UFSC); Fisioterapeuta ativo permanente do Serviço de Fisioterapia do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO/Ministério da Saúde); Revisor de periódicos científicos em Fisioterapia; Formação complementar em diversas técnicas de Terapia Manual e Postural. Coordenador do curso Master em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do IPOG.

Comentários