Como se tornar um fisioterapeuta esportivo?
3 minutos de leitura

Como se tornar um fisioterapeuta esportivo?

Fisioterapeuta Esportivo

Seja pela busca de uma melhor qualidade de vida, saúde, por questões estéticas, hobby, lazer ou pela profissão, a prática de esportes e atividades físicas conquista cada vez mais adeptos, o que demonstra que o mercado está favorável para o fisioterapeuta esportivo.

De acordo com o Diagnóstico Nacional do Esporte realizado pelo Ministério do Esporte em 2013, 54% da população brasileira pratica regularmente algum tipo de atividade física e esportes.

Em geral, tais práticas exigem um intenso desempenho mental e físico que pode proporcionar lesões. Esse é um cenário que gera grandes oportunidades profissionais para o fisioterapeuta esportivo. Quer saber mais sobre essa profissão? Então leia esse artigo e saiba o que é Fisioterapia Esportiva e como se tornar um profissional requisitado.

O que é Fisioterapia Esportiva?

A Fisioterapia Esportiva é uma especialidade da Fisioterapia que trabalha em prol da prevenção e tratamento das possíveis lesões associadas à prática de esportes e atividades físicas.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu a especialidade em 2007 por meio da Resolução nº 337, e define que:

Art. 2 – § 1º. A Atuação do Fisioterapeuta na Especialidade em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este”.

Outra resolução importante para essa profissão é a nº 395/2011, que disciplina a atividade do fisioterapeuta no exercício da especialidade profissional em Fisioterapia Esportiva.

O que faz um Fisioterapeuta Esportivo?

A prática de esportes e atividades físicas exige habilidades mentais e físicas tais como: concentração, empenho, repetição de gestos, posturas estáticas e forças intensas que podem favorecer diversos tipos de lesões, como contusões, fraturas, luxações, tendinopatias, dentre outras.  O joelho, por exemplo, é uma das articulações que mais requer atenção.

Em primeiro lugar, o Fisioterapeuta Esportivo precisa ser um profissional plenamente capacitado para promover as prevenção de lesões e a recuperação funcional no menor espeço de tempo possível respeitando os limites fisiológicos individuais de forma que o atleta possa voltar aos treinos e atividades.

Para atuar nessa área, o profissional deve ter profundo conhecimento de inúmeras ciências, incluindo Anatomia Humana, Biomecânica, Fisiologia Humana, Ortopedia, Traumatologia, além dos gestuais esportivos e procedimentos fisioterapêuticos.

A Fisioterapia Esportiva é muito competitiva e tem um amplo campo de atuação, exigindo grande dedicação e habilidades do fisioterapeuta de forma a se destacar no mercado.

Como se tornar um Fisioterapeuta Esportivo?


Para se tornar um Fisioterapeuta Esportivo é necessário:

  • Ser graduado em Fisioterapia;
  • Ser inscrito no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO);
  • Ser especialista em Fisioterapia Esportiva por meio de um curso de pós-graduação.

Principais habilidades de um Fisioterapeuta Esportivo

São muitas as competências necessárias, tanto na parte técnica como na humana, tais como:

  • Perseverar para não desistir frente ao fracasso;
  • Ter hábitos saudáveis de estudo e saúde geral;
  • Assumir riscos pois sem eles não há grandes conquistas;
  •  Inteligência emocional para compreender e gerenciar os próprios sentimentos,;
  • Organização para determinar metas;
  • Abnegação para alcançar os objetivos;
  • Empenho para estudar em alto nível.

Outra dica fundamental para quem quer seguir essa área é cursar uma pós-graduação na área. Se você deseja se tornar um fisioterapeuta especialista em Traumato-Ortopedia e Esportiva, conheça o curso de Especialização Master em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do IPOG.

Alguns de seus diferenciais incluem:

  • A fortíssima base teórico-científica, com ênfase na prática;
  • O contato direto com os principais métodos de tratamento fisioterapêutico atuais;
  • A carga horária de 480 horas (uma das maiores do país na área) rigorosamente respeitada;
  • O material de base referente ao módulo disponibilizado antecipadamente através do site do IPOG;
  • Os módulos efetivamente avançados (e não repetições da graduação);
  • E o principal: o melhor corpo docente do Brasil na área, formado por pesquisadores e clínicos com larga experiência nacional e internacional. Venha para o IPOG!

E aí, ficou interessado em se tornar um fisioterapeuta esportivo? Então dê esse  importante passo na sua carreira com a especialização Master em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do IPOG.

Sobre Dângelo Andrade

Doutorando em Ciências Médicas (UFRJ); Mestre em Ciências Morfológicas (UFRJ); Mestre em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação em Saúde (ENSP/Fiocruz); Especialista em Gestão por Resultados, Produtividade e Inovação (UFSC); Fisioterapeuta ativo permanente do Serviço de Fisioterapia do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO/Ministério da Saúde); Revisor de periódicos científicos em Fisioterapia; Formação complementar em diversas técnicas de Terapia Manual e Postural. Coordenador do curso Master em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do IPOG.