Você sabe o que é a Neuropsicologia?
2 minutos de leitura
20 de fevereiro de 2018

Você sabe o que é a Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Neurologia e a Psicologia. De um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos mentais. Quer saber mais sobre essa área? Neste artigo você encontrará informações sobre essa área e como ser um Neuropsicólogo.

O que é a Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que estuda e compreende como o cérebro influencia em nossas funções cognitivas, como a atenção, memória, raciocínio, capacidade de julgamento,  além do comportamento e emoções.

Por exemplo: se um idoso ou familiar perceber que ele está tendo falhas de memória, tremor nos membros, redução da capacidade de realizar tarefas, é muito importante procurar a ajuda de um neuropsicólogo para investigar e avaliar se há alguma alteração fora do esperado para a idade do idoso.

Outro exemplo bem comum é de pais que procuram tratamento para uma criança que apresenta dificuldades de aprendizado na escola e relacionamento com os colegas.

O que um Neuropsicólogo faz?

O Neuropsicólogo tem a função de avaliar, investigar e criar hipóteses para desenvolver um plano de tratamento para o paciente juntamente com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Há profissionais que trabalham como pesquisadores para o estudo do cérebro associado ao desempenho cognitivo e comportamentais e também especialistas que atuam no contexto clínico.

Lesões cerebrais, demência, transtornos de aprendizagem, doença de Parkinson e Alzheimer e qualquer deficiência cognitiva que interfira negativamente nos relacionamentos interpessoais, na escola, trabalho e na rotina diária, são geralmente os casos que precisam do acompanhamento de um Neuropsicólogo.

Por meio de entrevistas com pacientes e familiares, testes, avaliações, observação clínica e outros processos, é feito um relatório do perfil neuropsicológico do paciente.

Com os resultados das avaliações, o médico ou outro profissional da saúde especializado que solicitou a consulta com o neuropsicólogo, recomenda o tratamento adequado, seja com medicação, terapia, reabilitação, etc.  É importante lembrar que o trabalho do neuropsicólogo é sempre multidisciplinar e não cabe ao psicólogo prescrever medicamentos.

Quais as habilidades necessárias que um Neuropsicólogo precisa ter?

Para desenvolver a sua carreira como especialista em Neuropsicologia é imprescindível ter as seguintes habilidades:

  • Ser ético;
  •  Ter interesse por pessoas;
  • Escuta atenta;
  • Capacidade de se conectar com os pacientes;
  • Capacidade de analisar dados;
  • Muita atenção;
  • Grande capacidade de observação;
  • Pensamento crítico;
  • Estudar e pesquisar continuamente;

Mercado de trabalho da Neuropsicologia

O mercado de trabalho para profissionais especializados em Neuropsicologia é amplo e vem crescendo bastante mundialmente. O atendimento pode abranger desde pessoas com traumas cerebrais, assim como também pacientes com distúrbio de aprendizagem, dificuldades na execução de rotinas diárias, perda de memória, atenção ou outra função cognitiva.  A demanda é grande e os profissionais podem exercer a atividade em instituições de ensino, clínicas, consultórios, hospitais, escolas, instituições psiquiátricas e em perícias forenses.

Para você que se interessou por essa área, conheça a pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG e se especialize.

 

 


Artigos relacionados

Auditoria em sistemas de saúde: tudo que você precisa saber para ser um auditor Você que atua na área da saúde, sabe da importância da auditoria em sistemas de saúde? Se não sabe, não se preocupe. Nesse artigo vamos apresentar os principais benefícios de uma auditoria e tudo que você precisa saber para ser um auditor. Boa leitura! A au...
Mercado promissor: perícias médicas nos processos judiciais relacionadas à saúde O número de processos judiciais relacionadas à saúde cresce no Brasil, e por esse motivo precisamos da expertise dos nossos médicos para auxiliar a justiça. De acordo com o ‘Relatório Justiça em Números’ do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2011 foram reg...
O que a lei diz sobre o crime de Omissão de Socorro? O crime de omissão de socorro encontra-se descrito no artigo 135 do Código Penal. Sua descrição consiste na omissão de socorro, ou seja, na atitude de deixar de socorrer pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças abandonadas ou perdidas, pessoas inv...

Sobre Poliana Landin

Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, sócia-fundadora do Instituto Goiano de Psicologia Positiva (IGPP) e coordenadora dos cursos de Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva; Avaliação Psicológica; e Neuropsicologia do IPOG.

Comentários