Curso de design de interiores: qual pós-graduação escolher?
4 minutos de leitura
06 de outubro de 2020

Curso de design de interiores: o que levar em consideração na hora de escolher

Curso de design de interiores: o que levar em consideração na hora de escolher

No campo de arquitetura e design, como em outros setores, os hábitos mudaram, novas tendências se instalaram e, por isso, buscar uma especialização por meio de um curso de design de interiores é um passo importante para se atualizar e adquirir habilidades para responder aos novos desafios. 

O coronavírus certamente impactou o mercado imobiliário, fazendo com que as pessoas adiassem, mas não desistissem da compra da tão sonhada casa própria. Assim, com a taxa Selic em baixa, o que impulsiona financiamentos, as expectativas de novos projetos residenciais são positivas. 

Além disso, se há tempos o design de interiores já vinha passando por transformações, esse é o momento em que outras práticas de mercado se consolidam diante de novas demandas, como mais espaços para home office, reformas internas para novas rotinas e maior digitalização dos atendimentos para projetos

Pensando em auxiliar quem está na procura por se especializar por meio de um curso de design de interiores, elaboramos este artigo com insights importantes para a decisão. Boa leitura!

Como um curso de design de interiores ao nível de Pós-graduação é importante para o novo mercado de trabalho?

Um curso de design de interiores ao nível de pós-graduação oferta aos alunos um repertório teórico-prático mais robusto e consistente, que permite aos profissionais desenvolver esse novo olhar sobre as necessidades dos clientes nesse novo momento.

Uma especialização dessa natureza confere ao estudante um aprofundamento em elementos que a graduação ou mesmo a experiência de mercado não permitiram desenvolver. Tratam-se de práticas inovadoras, mas também de uma consciência projetual mais aguçada.

Falamos das mudanças já em curso no eixo residencial, mas o campo de design de interiores para os eixos comercial e corporativo também pedirá adaptações estéticas, funcionais, sanitárias etc. 

Além disso, houve registro de aumento na compra de móveis durante a pandemia. Uma resposta a esse novo morar, com maior comodidade, humanização nos espaços, e que, certamente, poderá ser estendido aos campos do ambiente empresarial e comercial. 

Para se destacar diante deste cenário, se especializar em um curso de interiores é um investimento lógico e necessário para avançar no planejamento de carreira.

Afinal, a partir desse tipo de capacitação é que se pode desenvolver uma visão estética, mas também holística, que leva a projetos de excelência e qualidade, garantindo a satisfação do cliente.

Conheça o curso para designer de interiores na Pós-graduação do IPOG

Com o objetivo de ofertar um curso de designer de interiores na Pós-graduação lato sensu e de qualidade, o IPOG, instituto com tradição em formações de nível superior na área de design, arquitetura e engenharia, idealizou a Pós-graduação em design de interiores remota.

Quem pode fazer essa pós?

Designers de interiores, arquitetos, engenheiros, graduados que tenham interesse em transicionar na carreira para este segmento e também comerciantes e consultores de lojas de móveis e/ou relacionadas ao segmento.

Para os profissionais que já são da área, um dos benefícios desta capacitação é que ela agregará maior consistência ao perfil profissional em todas as frentes.

Já os demais profissionais têm a oportunidade de conhecer melhor as práticas e ferramentas desta área, o que certamente impactará a sua atuação profissional.

Confira esta superformação curricular!

  1. Composição Espacial no Design de Interiores
  2. Design Universal e Acessibilidade no Design de Interiores
  3. Cor aplicada ao Design de Interiores
  4. Materiais e Revestimentos: Técnicas e Usos
  5. Conforto Ambiental aplicado ao Design de Interiores
  6. Projeto Luminotécnico voltado ao Design de Interiores
  7. Gestão e Planejamento do Escritório
  8. Interior Landscape: Paisagismo aplicado ao Design de Interiores
  9. Design de Interiores Residenciais
  10. Design de Interiores Corporativos
  11. Design de Interiores de Lojas
  12. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Como funciona a metodologia remota do IPOG?

Ao contrário do que muita gente imagina, os cursos a distância realizados pelo instituto com a metodologia remota não são o clássico EAD.

As aulas remotas não são gravadas, elas acontecem em tempo real, pela internet. Dessa maneira, os estudantes têm o suporte ao vivo dos professores, maior interação com os colegas e o dinamismo da sala de aula presencial, sem perder a comodidade e a economia de estudar de casa ou até mesmo do trabalho.

Confira alguns diferenciais importantes deste curso de design de interiores:

  • Pós que oferta conteúdo atualizado, ancorado nas melhores práticas de mercado e com foco nos desafios reais dos profissionais dessa área.
  • Possibilidade de estabelecer networking profissional de qualidade, já que as turmas são compostas de estudantes e docentes com formações diversas.
  • Os professores do curso são especialistas em cada área, profissionais com autoria de livros, trajetória acadêmica e de mercado sólidas.
  • O curso de design de interiores é baseado nos três principais eixos do design no Brasil: Residencial, Comercial e Corporativo.
  • Curso com uma carga horária acima do mercado – 432 horas/aulas remotas.
  • Instituição e diploma reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Instituição de ensino superior com elevado índice de satisfação (9,7 em cada 10 estudantes aprovam o IPOG).
  • Na versão presencial deste curso de design de interiores, o aluno tem acesso a módulos complementares que ampliam ainda mais o horizonte de atuação.

Toda a formação está organizada para que o aluno aprimore seus conhecimentos em metodologias, tecnologias, tendências, funcionalidade e estética nesta área com o máximo de aproveitamento e melhoria das suas competências.

Se você tem interesse em se destacar no mercado ou até mesmo empreender, fale conosco e descubra em detalhes tudo o que o IPOG oferece aos seus alunos!

Gostou deste artigo sobre curso de design de interiores? Separamos mais 3 títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é de um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Acessibilidade no Design de Interiores A acessibilidade tem sido um preocupação crescente na arquitetura, principalmente a acessibilidade no design de interiores. Afinal, ao tornar um ambiente acessível, isso permite que as pessoas com necessidades especiais ou até mesmo com mobilidade reduzida pos...
Por que vale a pena aprender sobre Gestão de Projetos de Engenharias e Arquitetura? Antes de falarmos sobre a gestão de projetos, você sabia que com o mundo atual da globalização fazendo com que empresas de outros países venham comercializar seus produtos no Brasil, isso nos coloca frente a uma aceleração do nível de exigências? Cada vez mais...
Que lição tiramos da greve dos caminhoneiros? Segundo o professor Rafael Barros, coordenador do MBA em Engenharia Ferroviária do IPOG, é cada vez mais notório que a falta de investimento na infraestrutura brasileira poderá causar uma estagnação da economia brasileira a qualquer momento. "Convivemos a cad...

Sobre Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Cingapura), AEDAS Architecture (Cingapura), Architects 61 (Cingapura), Design Link Architects (Cingapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

Comentários