As melhores dicas para a sua transição de carreira
8 minutos de leitura

Confira as melhores dicas do IPOG para uma transição de carreira de sucesso

Confira as melhores dicas do IPOG para uma transição de carreira de sucesso

Se você chegou até este artigo, é porque tem passado os últimos meses (ou até anos) pensando na possibilidade da transição de carreira, certo?

E, acredite, você não está sozinho nisso. Esse é um desejo compartilhado por muitas outras pessoas.

Se antigamente o sonho era fazer uma faculdade e trabalhar na mesma empresa até se aposentar, hoje as pessoas estão cada vez mais abertas à ideia da mudança de carreira para enfrentar novos desafios e sair da zona de conforto. 

Entre os motivos para as pessoas estarem abertas a esse processo está a internet, que nos mostra milhares de opções para atuar profissionalmente, ou pelas condições difíceis de trabalho e desmotivação na profissão escolhida.

O outro lado da moeda é que não é uma decisão fácil. Muitas pessoas ponderam essa mudança pensando se não vão jogar fora todo o dinheiro e esforço envolvidos na construção de uma carreira. Graduação, experiências profissionais, diversos cursos.

A boa notícia é que não é preciso abrir mão de tudo. Assim como surgem cada vez mais possibilidades diferentes de atuação, os cursos de especialização também ficam cada vez menos restritos e com temas mais abrangentes.

Para ajudar você a fazer a transição de carreira do modo mais fácil, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre esse processo profissional. 

O que é transição de carreira?

A transição de carreira, também chamada de mudança de carreira, é o processo de encontrar e entrar em uma nova área de atuação.

Não existe um momento específico ou certeiro para fazer essa transição, assim como também não há limite para o número de vezes que você pode decidir mudar de carreira.

Inclusive, a transição de carreira pode começar antes de você realmente decidir mudar de área. Essa preparação envolve fazer um teste vocacional, contratar uma consultoria ou conhecer pessoas em carreiras que possam ser interessantes.

Uma pesquisa recente aponta que os profissionais estão mudando de carreira em número recorde. Das 662 pessoas entrevistadas no estudo, 49% já haviam feito uma mudança radical de carreira.

Ainda de acordo com o levantamento, 65% estavam pensando em entrar em um novo campo profissional, e 9 em cada 10 pessoas que mudaram de carreira disseram estar felizes com a decisão.

Agora que já sabemos o que é transição de carreira, você sabe qual é o momento ideal para realizá-la? Confira a seguir!

Qual é o momento ideal para fazer uma transição de carreira?

Fonte da imagem: Pixabay

Mudar de carreira é uma grande decisão. Quaisquer que sejam suas razões para encarar esse desafio, não queira acelerar o processo.

No entanto, existem 4 sinais principais que indicam que é hora de fazer uma mudança de carreira:

1. Insatisfação profissional

Quando você começou na carreira, ficou animado de ir trabalhar todos os dias. Você sentia vontade de ir para o emprego porque aprendia algo novo, achava a sua função desafiadora e ficava feliz com os projetos que realizava.

Atualmente, porém, você está insatisfeito profissionalmente. Talvez você não odeie o trabalho que realiza, mas também não se sente realizado com o que trabalha.

Quando o trabalho e as tarefas são rotineiros e não oferecem novos desafios, é difícil ficar satisfeito. Nesse momento, é hora de pensar em uma transição de carreira.Parágrafo

Sempre que começar a se sentir insatisfeito profissionalmente, planeje sair e procurar outro lugar que o deixe contente.

2. Estagnação profissional

Se você se sente estagnado profissionalmente e suas funções no trabalho são as mesmas todos os dias, é hora de pensar em mudar de carreira.

Trabalhar no piloto automático, se sentir desvalorizado, como se seu tempo e suas habilidades estivessem sendo desperdiçados, são sinais de estagnação profissional.

Com o tempo, você para de buscar novas oportunidades no local em que está. Então, é hora de encontrar uma nova colocação profissional que valorize seus pontos fortes e ofereça oportunidades de desenvolver outras habilidades.

3. Mercado de trabalho ruim

Quando você começou sua carreira atual, queria alcançar cargos de gerência e ser promovido o mais rápido possível. Mas, depois de trabalhar na área por alguns anos, você percebeu que o mercado de trabalho não está favorável.

Por causa do avanço tecnológico, muitas carreiras estão deixando de existir, assim como outras funções estão sendo criadas.

Sendo assim, ao perceber que não existe mais espaço ou perspectiva de futuro no mercado de trabalho da sua atual profissão, é hora de encontrar uma nova carreira.

Na verdade, você precisa decidir se quer começar uma nova carreira agora ou se deseja esperar que o mercado de trabalho substitua sua função atual.

4. Mudança brusca

Pode ser que você já esteja passando por uma mudança, como ser despedido do emprego ou estar passando por uma crise (familiar, emocional, financeira). Inclusive, muitas pessoas precisaram fazer uma transição de carreira na pandemia, por causa da crise econômica e do desemprego que se instalaram ao redor do mundo.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas não mudam de carreira é porque nós, seres humanos, não somos abertos a mudanças.

Assim, esse pode ser um bom momento para fazer uma transição de carreira e seguir na direção que você sempre desejou.

O que ponderar na hora da transição de carreira?

Como já dito, o momento de decidir mudar de carreira não é fácil. É uma tomada de decisão que irá interferir diretamente no seu futuro, além de ser necessário um tempo de dedicação para subir novos degraus novamente.

Por isso, na hora de pensar na transição de carreira, faça uma autorreflexão e pense nos prós e contras dessa decisão.

Como fazer a transição de carreira e recolocação no mercado sem cursar outra graduação?

Um dos contras que sempre figura na lista das pessoas que pensam em dar outro rumo à profissão é jogar fora todo o investimento e tempo dedicados à graduação.

Se você quer fazer a transição de carreira e está indeciso por essa questão, saiba que existem diversas opções que não incluem fazer uma nova faculdade.

Na verdade, é possível até mesmo usar a sua experiência anterior como um ponto positivo no seu currículo.

Hoje em dia, os empregadores têm procurado por multiprofissionais. Explicando melhor: pessoas que têm mais de uma formação ou formação em áreas diferentes muito provavelmente terão um olhar mais amplo sobre determinado assunto.

Mesmo que você tenha uma graduação em engenharia, por exemplo, você pode pensar em uma pós-graduação ou MBA na área de comunicação. Com certeza a sua graduação contribuirá para um olhar mais analítico, raciocínio rápido ou elaboração de estatísticas em sua nova carreira.

Outro exemplo é a transição de carreira em Coaching. Não existe uma graduação para atuar nessa área, mas os profissionais desenvolvem essas habilidades por meio de especializações, cursos livres ou de extensão em recursos humanos e gestão de pessoas.

Portanto, a grande vantagem de realizar uma especialização como ponte para a mudança de carreira é encurtar o caminho e ainda aproveitar características da sua primeira formação.

No Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG oferecemos diversos cursos de especialização. Dê uma olhada neste link para ver qual combina mais com o seu novo objetivo de carreira.

Como se planejar financeiramente para mudar de profissão sem crise

A transição de carreira é algo que não somente implica uma nova profissão, mas reverbera diretamente na sua situação financeira.

Por isso, antes de largar o emprego e se jogar em uma pós para fazer a mudança, pense em fazer um planejamento financeiro e até um plano de carreira.

Trace metas e objetivos

A primeira providência a ser tomada é definir seus objetivos e traçar um prazo para que eles se concretizem. Esse prazo pode ser definido a partir das suas finanças pessoais e do seu estilo de vida, pois será preciso fazer uma poupança para a nova especialização e possíveis cursos.

Além disso, pode ser que você não consiga um novo cargo do mesmo nível que ocupava antes, pois estará dando os primeiros passos em uma nova profissão.

Tenha mais de uma carta na manga

Também tenha sempre planos B e C para o seu planejamento financeiro. É possível ter uma noção de gastos, mas sempre pode aparecer aquele curso que você considera essencial, mas que irá comprometer o orçamento destinado à especialização, por exemplo.

Por fim, se você chegar à conclusão de que o seu sonho está muito caro, repense alguns pontos. Será que é necessário levar um estilo de vida tão caro? Pode ser que alguns luxos que você julgue essenciais não sejam tão importantes assim.

Considere morar em uma casa menor ou um pouco mais afastada do centro, cortar refeições feitas fora de casa ou viagens, mesmo que pequenas.

Se ainda assim estiver difícil, considere estender o prazo de transição, mas lembre-se de manter o foco no sonho de mudar de carreira.

E se você é mulher e está pensando em abrir um negócio próprio, baixe o nosso e-book gratuito “Mulheres no empreendedorismo – Afirmação e Re-existência” e fique por dentro de histórias inspiradoras que ajudarão nessa jornada.

Como alcançar o sucesso em uma nova profissão?

Você finalmente decidiu começar uma transição de carreira, mas ainda não sabe quais são os próximos passos a seguir? Iniciar um novo trabalho pode ser assustador e desafiador.

Por isso, reunimos os 4 principais segredos para alcançar o sucesso profissional e se destacar no mercado de trabalho.

1. Tomar iniciativa

Atualmente, os empregadores procuram colaboradores que possam trazer ideias inovadoras para a empresa. Além disso, os profissionais devem ser proativos e criar novas oportunidades de negócios.

2. Faça muitas perguntas

Você acabou de mudar de carreira, é normal que tenha muitas dúvidas sobre a nova área. Por isso, não tenha medo de fazer perguntas para saber exatamente o que a empresa espera de você. É melhor perguntar e fazer as coisas de forma correta do que aprender da maneira mais difícil, ou seja, errar em algo importante.

Ninguém espera que você saiba tudo imediatamente. É provável que outras pessoas tenham perguntas parecidas com as suas; por isso, não tenha medo de perguntar.

3. Encontre um mentor

Embora possa ser difícil no início, é uma boa ideia encontrar alguém a quem você possa recorrer quando precisar de um conselho profissional.

O seu mentor pode ser um empresário que você admira muito e gostaria de ter um sucesso profissional parecido, por exemplo.

4. Networking

Aumente sua rede de contatos circulando pelo escritório para conhecer os outros colaboradores. Além do networking, isso vai ajudar você a se estabelecer e se ajustar à cultura da empresa.

Tenha uma atitude positiva e amigável. Manter boas relações com os colaboradores e com a chefia podem ajudar você a conquistar uma promoção no futuro.

Mitos sobre transição de carreira

Quando se trata de transição de carreira, alguns mitos costumam aparecer entre os profissionais e entre pessoas que não entendem bem como esse processo funciona.

Mas quais são os mitos da transição de carreira? Veja a seguir:

  • Sua transição de carreira é para o resto de sua vida

Não importa a carreira que você escolha, se você usar criatividade, terá infinitas oportunidades.

  • Você não pode ganhar a vida fazendo algo que realmente ama

Se você acredita nesse mito, se pergunte: ao olhar para trás, do que você se arrependerá mais? Seguir sua paixão ou ficar em um trabalho que odeia?

  • Você precisa ter tudo planejado  

Não tem como você escolher uma nova carreira até experimentá-la para ter certeza do caminho que deseja seguir. Por isso, não precisa ter tudo planejado desde o início.

  • É preciso saber o que quer fazer da vida

Você não precisa saber o que fazer com o resto de sua vida. Somos indivíduos dinâmicos e estamos em constante mudança. Por isso, nossos desejos, habilidades, interesses e sonhos podem ser mudados ao longo das experiências de vida.

Principais dúvidas para quem quer fazer a transição de carreira

É hora de largar meu emprego? Será que eu vou me arrepender? E se der errado?

Essas são algumas dúvidas de quem quer mudar de carreira. A resposta para elas é diferente para cada pessoa. No entanto, a maioria das pessoas espera até sentir a hora certa, e isso as coloca em desvantagem.

Não deixe isso acontecer com você. Em vez disso, seja proativo e aproveite para avaliar sua empresa e sua posição como colaborador. Se você identificar que é o momento ideal, faça a transição de carreira.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Entre em contato conosco agora mesmo e mude já o seu futuro profissional.

Gostou das nossas dicas sobre transição de carreira? Confira estes artigos: 

Artigos relacionados

Aprenda como combater a procrastinação nos estudos A palavra procrastinar tem origem latina, sendo que “pro" significa para, diante, adiante, ou em favor de, e “crastinus", quer dizer do amanhã. Há muitos sinônimos para esse fenômeno: adiar, tardar, demorar, enrolar, espaçar, transferir para outro dia, ou seja...
4 motivos que vão te fazer entender porque você precisa voltar a ler hoje mesmo Por meio da leitura temos a chance de viajar sem sair do lugar, fantasiar histórias, e por que não dizer que podemos até conhecer o mundo? Seja a história fictícia ou real, só depende do limite da sua imaginação através das palavras de um livro. Saber história...
Conheça Anne: economista que encontrou no Direito a oportunidade de mudar de carreira aos 41 anos Você já se imaginou jogando tudo para o alto e recomeçando a sua trajetória profissional? Mudar de carreira aos 41 anos de idade? É, pode ser que, para muitos, essa reviravolta não seja tão atraente nesse faixa etária da vida, mas não há porquê tornar isto um ...

Sobre Ronaldo Loyola

Professor do curso de MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG. Executivo multidisciplinar com mais de 30 anos de experiência corporativa, Pós-graduado em Medicina Comportamental pelo Centro de Estudos ligado ao Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Especialização em Business And Management pela UniversityofCalifornia – UCI/USA, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Graduação em Administração de Empresas e Graduação em Ciências Contábeis. Possui formação em Hipnose Moderna pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística), Programação Neurolinguística pelo MSI (Master SolutionInstitute) e coautor dos seguintes livros pela Editora Leader: Liderança Estratégica e Gestão de Pessoas, a nova fase do Recursos Humanos.