Habilidades Profissionais: qual a sua profissão ideal?
4 minutos de leitura
06 de agosto de 2021

Habilidades profissionais: descubra a carreira ideal para você com base nas suas skills

Habilidades Profissionais: qual a sua profissão ideal?

Engenharia ou psicologia? Exatas ou humanas? Quais são as profissões em alta que mais combinam com a sua personalidade e suas skills?

Ao contrário do que algumas pessoas consideram, ao ingressar em uma graduação, o estudante não vai apenas descobrir e construir novas aptidões, como terá também a oportunidade de fortalecer e aprofundar as habilidades profissionais que já possui.

As habilidades em matemática na escola podem funcionar muito bem nos cursos de exatas; ir bem nas aulas de informática pode sugerir uma aposta exitosa em uma carreira na área de tecnologia; ser criativo e comunicativo pode conduzir ao ingresso na área de artes ou comunicação.

Assim, o conjunto de atividades que uma pessoa gosta de fazer e faz bem é também uma espécie de bússola para a tomada de decisão antes de ingressar na faculdade.

Descubra, neste artigo, a importância de um match entre as habilidades profissionais e pessoais e a carreira que você deseja seguir. Boa leitura!

Habilidades pessoais x habilidades profissionais: principais diferenças

Primeiramente, é importante entender o conceito de habilidade e os diferentes tipos que compõem um perfil profissional.

Entende-se por habilidade uma característica que uma pessoa tem de forma inata ou adquirida, com a qual torna-se possível o desenvolvimento de atividades e a resolução de problemas com eficiência.

As habilidades pessoais são as aptidões comportamentais ou ainda as chamadas soft skills. Exemplos dessas potencialidades são: resiliência, proatividade, flexibilidade e facilidade para o relacionamento interpessoal.

Nos últimos anos, as habilidades comportamentais têm sido foco de atenção nos processos seletivos. Isso porque percebeu-se que um colaborador sem fit cultural e comportamental com a organização em que atua, mesmo com capacidades técnicas adequadas, pode atrapalhar o time e comprometer os resultados.

As habilidades profissionais são características ferramentais ou conhecimentos que permitem o bom desempenho no âmbito de trabalho. Elas compreendem o saber técnico-acadêmico que, alinhado às habilidades comportamentais, compõe o perfil profissional.

Tipos de habilidades profissionais

Há diferentes habilidades profissionais. Confira dois tipos dessas skills:

Habilidades técnicas

Quando um contador faz uso de softwares para a gestão tributária ou ainda quando um advogado lança mão de um recurso legal para favorecer a defesa de seu cliente, essas são capacidades técnicas que permitem a execução de alguma atividade laboral.

Habilidades cognitivas

As habilidades cognitivas são aquelas aptidões que possibilitam o processamento de tudo aquilo que está ao redor e com as quais as pessoas podem responder de forma adequada às situações cotidianas. São exemplos de habilidades cognitivas: memória, linguagem e inteligência emocional.

Posso desenvolver uma habilidade cognitiva?

As habilidades cognitivas começam a ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida, depois continuam na esfera escolar e acadêmica. Contudo, a depender da qualidade e da quantidade de estímulos, esse desenvolvimento pode chegar a níveis mais altos.

Ao longo da vida, é possível continuar desenvolvendo essas capacidades de modo a melhorar a performance intelectual e profissional. Nesse sentido, atividades variadas, desafiadoras e exigentes do ponto de vista cognitivo, possibilitam a aprendizagem contínua e são ideais para ampliar o funcionamento mental.

Antes de escolher o curso de graduação, entenda suas habilidades

Embora a escolha de um curso no ensino superior não deva ser fundamentada somente no conjunto de habilidades que a pessoa tem, buscar um cenário em que carreira e skills estejam o mais compatíveis possível significa desenvolver um perfil mais sólido para o mercado.

Além disso, ter as skills mais adequadas a uma profissão facilita a rotina, podendo tornar a realização de tarefas mais prazerosa, satisfatória e eficiente. Ao fazer um levantamento das carreiras possíveis com base nas competências, o estudante tem um panorama e um norte para refletir sobre as melhores opções.

Autoconhecimento é fundamental na hora de eleger uma jornada profissional, porque ajuda a ter mais assertividade sobre o que realmente é uma carreira atrativa sob várias perspectivas. Avaliação psicológica e testes vocacionais são boas opções para começar a se conhecer.

Áreas do conhecimento: quais são os cursos mais indicados?

Exatas, humanas, biológicas ou artes? Como saber a área que mais combina com você? Confira um pouco do perfil do aluno de cada campo.

Exatas 

Na área de exatas, as habilidades mais comumente encontradas entre os estudantes e profissionais são: destreza com raciocínio lógico, cálculos, capacidade analítica e interesse por tecnologia.

Opções de cursos: engenharia, ciências da computação, matemática, estatística, economia, ciências contábeis.

Biológicas 

O estudante da área de biológicas é observador e curioso sobre os seres vivos (humanos, animais, plantas), seu desenvolvimento, modo de vida e patologias. Normalmente, tem aptidão para pesquisa laboratorial e de campo, na área da saúde ou da natureza.

Opções de cursos: biologia, zootecnia, fisioterapia, medicina, veterinária, farmácia, fisioterapia.

Humanas 

O perfil do estudante de humanas costuma reunir as seguintes características: senso crítico social, interesse por comunicação, pelo humano e pelas diversas esferas da sociedade (trabalho, relacionamentos, estilo de vida, educação etc.).

Opções de cursos: direito, administração, psicologia, pedagogia.

Artes

Comunicativo, inovador, criativo, com aptidão e/ou interesse em alguma das diferentes linguagens artísticas existentes, mas não necessariamente extrovertido: assim pode ser o aluno do campo artístico.

Opções de cursos: belas artes, teatro, dança, música, design.

Se você está em busca de uma graduação adequada ao seu perfil, em uma instituição de qualidade, que fortaleça e amplie suas habilidades profissionais, a fim de que você possa ser destaque no mercado, fale conosco e descubra as vantagens de ser um aluno do IPOG.

Gostou deste artigo sobre habilidades profissionais? Confira 3 títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Transferência de faculdade: saiba quando e como fazer Os motivos que levam um estudante a fazer transferência de faculdade são variados, mas todos têm o mesmo objetivo: melhorar a qualidade da formação acadêmica. Por isso, caso você não esteja contente com a metodologia da universidade atual ou não consiga ma...
Cursos de graduação: saiba como escolher e veja opções oferecidas pelo IPOG Há três tipos de pessoas: as que acreditam que a graduação não tem mais importância no mercado de trabalho; as que veem os cursos de graduação como uma mera formalidade; e as que sabem que o curso superior é o ponto de partida para uma carreira profissional de...
Graduação em Psicologia: conheça o curso e o mercado de trabalho A mente, o comportamento e o desenvolvimento humano sempre despertaram o fascínio de estudiosos em diversas áreas do saber. Assim, não surpreende que todos os anos milhares de estudantes apostem na graduação em Psicologia como carreira. Nos dias atuais, a ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários