Pós-graduação em Tecnologia: cursos e cargos para 2021
4 minutos de leitura
12 de março de 2021

Pós-graduação em Tecnologia: conheça os cargos mais procurados para 2021

Um segmento que experimentou alta demanda e continuou contratando mesmo com a pandemia foi, sem dúvida, o de tecnologia. Contudo, esse mercado de trabalho, que já estava em ascensão nos últimos anos, ainda esbarra na falta de qualificação.

Para se destacar e atender aos requisitos propostos pelas empresas, muitos profissionais têm buscado um curso de Pós-graduação em Tecnologia. Além disso, outra das motivações é a dinâmica de atualizações que caracteriza este campo. Formação contínua é então necessidade, e não mais opção.

O ano de 2020 foi de mudanças na vida das pessoas e na dinâmica das empresas em múltiplas frentes. Ampla adesão ao home office, novos modelos de trabalho, crescimento do ensino a distância, boom do comércio eletrônico e aceleração da transformação digital nos negócios são alguns exemplos.

O fato é que muito do que foi alterado durante a pandemia permanecerá, e a tecnologia é parte fundamental disso. Entretanto, para ser competitivo nesse futuro que se desenha, é preciso desenvolver um perfil especializado, adaptável e inovador.

Se você está considerando investir em uma Pós-graduação em Tecnologia, neste artigo apresentamos tendências e cargos em destaque para o ano que se inicia. Boa leitura!

Pós-graduação em Tecnologia: quais áreas de atuação estão em alta? 

Várias das projeções divulgadas sobre profissões em alta durante e depois da pandemia do novo coronavírus trazem funções na área de tecnologia. Mais recentemente, o Guia Salarial 2021 Robert Half e o estudo da PageGroup também indicaram algumas tendências em cargos para o campo da tecnologia em 2021.

Confira os dois levantamentos sobre carreiras em destaque:

Fonte: Guia Salarial 2021 Robert Half

Data Protection Officer (DPO)

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) chegou ao Brasil, e as empresas precisam de um profissional responsável por alinhar os processos que envolvem governança de dados e tecnologia à legislação em vigor, além de servir como mediador entre a companhia e o órgão regulador (ANPD).

Gerente de Cyber Security

Este é o especialista incumbido da gestão de toda a estrutura, processos e estratégias para a segurança da informação. Lidera ações e coordena ferramentas e projetos para prevenir riscos e ataques. 

Especialista em Cloud

Com a digitalização dos negócios, esses especialistas tornam-se necessários para auxiliar as empresas na arquitetura e bom funcionamento da operação em cloud, fundamental na rotina das companhias.

Gerente de Data Science

A orientação por dados é um aspecto essencial para que as organizações avancem na maturidade digital. Assim, este gestor responsável pela área de ciência de dados é estratégico para que as empresas tomem decisões operacionais com mais assertividade, especialmente em tempos de instabilidade e incerteza.

Desenvolvedor de Games

O setor de games, assim como outros relacionados ao lazer dentro de casa, experimentou alta diante do contexto da pandemia. Por essa razão, profissionais com expertise nas principais linguagens de programação estão entre as demandas de empresas desse nicho.

Analista de Business Intelligence, Dados e Automação

BI, big data e automação representam um tripé cada vez mais parceiro da gestão de negócios inteligente, que assume a área de TI como parte da estratégia para melhores resultados. Assim, especialistas com domínio dessa tecnologia e ampla capacidade analítica assumem um papel cada vez mais crucial nas organizações.

Especialista em Segurança Digital e Infraestrutura

Uma das funções mais em alta no mercado. O profissional desse campo atua com conhecimento técnico e em legislação para estruturar e proteger todo o setor e as frentes relacionadas às informações sensíveis de uma organização.

Desenvolvedor Web (Back/Front) – Java, PHP, C#

Os desenvolvedores generalistas também estão em alta em virtude de sua adaptabilidade a diversas linguagens e demandas das empresas. Por ser um campo dinâmico, atualização é fundamental para esses profissionais, e estar bem familiarizado com a cultura ágil agrega valor em processos seletivos.

Analista de UX & U

Tal como as empresas, os consumidores também estão ampliando o contato com interfaces digitais, e nessa interação é preciso gerar valor. Assim, o especialista em usabilidade e experiência do usuário identifica falhas e propõe soluções e melhorias contínuas. Um ponto de convergência estratégico entre empresa, serviço e usuário.

Alguns cursos de especialização em destaque na área de tecnologia

Todas as funções citadas envolvem uma complexidade multidisciplinar que, na maioria das vezes, não é possível ser contemplada apenas com o conhecimento generalista da graduação. 

Além disso, embora os cargos em tecnologia tenham altos salários, o investimento em capacitação com uma pós também se traduz em incremento na remuneração e permite ao profissional ir atrás das empresas com melhores pacotes de benefícios. 

  • Tecnologia, Governança e Transformação Digital: ideal para profissionais interessados em atuar integrando inovações e tecnologias nas empresas, contribuindo para os objetivos de negócio de ponta a ponta. 
  • Segurança da Informação e Perícia Digital: esta Pós-graduação em Tecnologia se destina a profissionais que desejam dominar as melhores práticas para identificar, evitar e solucionar incidentes com informações sensíveis no espaço digital.
  • Direito Cibernético: perfeito para advogados que desejam atuar nesse âmbito e profissionais de TI que almejam um domínio mais amplo das questões sobre legislação e tecnologia.

Como funcionam os cursos de especialização na área de tecnologia

Os cursos de Pós-graduação em Tecnologia da modalidade lato sensu (especializações e MBAs) costumam ter a duração mínima de 360 horas/aula, segundo o estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação). 

Quanto aos processos seletivos, sabe-se que obrigatoriamente é necessário ter um diploma de graduação; os demais requisitos são estabelecidos de acordo com a instituição.

No que se refere ao formato do curso, as especializações têm um caráter de aprofundamento em uma área, com aulas expositivas e práticas, enquanto os MBAs são mais focados na formação de lideranças e apresentam aulas-debates de cases. Ao final, o estudante recebe uma certificação que deve ter validade pelo MEC.

Pós-graduação em tecnologia é no IPOG!

Na hora de decidir a melhor opção para cursar, é preciso definir o tipo de pós-graduação que melhor funciona para o seu plano de carreira. Contudo, normalmente, as formações lato sensu são as mais adequadas para quem busca uma capacitação com foco nas demandas reais do mercado.

O IPOG é uma instituição de ensino com vários cursos de pós-graduação em tecnologia, disponíveis em diferentes modalidades de ensino, como a remota.

Artigos relacionados

IPOG na InterFORENSICS: entrevista com a Dra. Keyun Ruan da University College Dublin A InterFORENSICS recebeu em sua programação de palestras uma das mais importantes pesquisadoras em Cloud Forensics, Cloud Security e Gerenciamento de Riscos da atualidade, a Dra. Keyun Ruan da University College Dublin. A doutora, que está pela primeira vez no...
Computação Forense: como investigar em nuvem? A nuvem é um modelo computacional que armazena dados sem a necessidade de um espaço em hardware, mas sim de forma virtual, na internet. Além disso, permite o acesso de qualquer lugar do mundo por meio de um dispositivo eletrônico com conexão à internet. Es...
Inspirando Carreiras: Aluno IPOG conta sobre suas experiências profissionais e atuação na área de Pe... As Ciências Forenses tiveram uma expansão muito significativa nos últimos anos no Brasil. Atualmente, com a deflagração e investigação de diversas operações, entre elas a Lava Jato, a especialização tem ganhado destaque na mídia nacional e conquistado a atençã...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários