Quais os efeitos do lockdown na economia e nas profissões?
4 minutos de leitura
13 de julho de 2020

Efeitos do lockdown na economia brasileira: quais serão as profissões mais atingidas?

Efeitos do lockdown na economia brasileira: quais serão as profissões mais atingidas?

Enquanto na Europa alguns países como Itália e França fazem uma reabertura gradual, após várias semanas de um rígido lockdown e um conjunto de ações para combater o coronavírus, o Brasil vive ainda um futuro menos definido.

Desde março, quando a política de isolamento social foi adotada de forma ampla na indústria, no comércio e nos demais setores, tem havido muito debate sobre os efeitos disso na economia e nas camadas mais pobres da população.

Tanto quem defende o lockdown quanto quem propõe outras soluções assume que o pós-pandemia do coronavírus será um momento desafiador para recuperar o que foi perdido.

O mercado de trabalho também não será mais o mesmo. Para além dos profissionais da área de saúde, outros serão essenciais para auxiliar esse processo de retomada das empresas, que verão grande demanda. Mas o perfil do profissional buscado deverá conter novas habilidades.

Então, como devem ficar os empregos realmente? Quais competências são valorizadas neste momento? O que é esse mercado de trabalho pós-pandemia?

Gestão estratégica para voltar a crescer

O PIB nacional caiu 1,5% no primeiro trimestre, com impacto significativo da retração no setor de serviços, que ocupa mais de 70% do índice. Todo esse cenário precisará de muita estratégia e jogo de cintura, tanto da parte do governo quanto dos empresários.

Para especialistas, o prolongamento das medidas provisórias do governo, que flexibilizaram os direitos trabalhistas/CLT, é essencial para conter o desemprego e manter as empresas e a economia sobrevivendo.

No entanto, a longo prazo, é consenso que as empresas precisarão recuperar suas receitas, ou a manutenção dos postos de trabalho não será possível. Assim, a política econômica precisará se remodelar para dar força aos empreendedores.

Será necessário também buscar novos meios de produzir e vender para se ajustar ao novo contexto.

Profissões e áreas mais atingidas

A expectativa é que o mercado de trabalho comece a operar com equipes mais enxutas. 

Além disso, com o processo de transformação digital compulsória que o isolamento trouxe a boa parte das empresas, as funções mais simples e repetitivas serão substituídas por automação.

Vale lembrar também que os segmentos de turismo e entretenimento vão precisar de mais tempo para encontrar meios eficazes de funcionamento e ganhar a confiança dos clientes.

Profissões e áreas para investir

Enquanto a área de saúde e tecnologia deve continuar crescendo, como já acontece no período atual, há outros campos que são estratégicos e devem despontar com a reabertura social e econômica.

No entanto, uma coisa é certa: para ter melhores chances de empregabilidade, a geração pós-pandemia precisará mostrar flexibilidade, autonomia, afinidade com as novas tecnologias e com o trabalho remoto e capacidade de propor soluções criativas.

Gestão de Negócios

Para retomar o crescimento, as empresas precisam de contadores, aliados essenciais tanto para acompanhar as mudanças nas obrigações acessórias quanto para indicar melhores caminhos financeiros. Gestão financeira é uma dor neste momento.

São ainda necessários profissionais para captação de recursos e implementação de inovação e novos negócios, pessoal na área de marketing, em especial marketing digital, gestão da qualidade e gestão de pessoas etc. 

É com a articulação de todos esses profissionais que os líderes das empresas conseguirão tomar as decisões mais assertivas.

Direito

Destaque para os advogados que atuam no ramo empresarial, seja com defesa ou consultoria. Em épocas de crise, as organizações precisam de toda ajuda possível para evitar riscos e processos.

Dessa forma, direito trabalhista, tributário, digital, compliance e mesmo a atuação em recuperação judicial serão necessidades cotidianas das empresas.

Saúde

Em saúde, médicos e enfermeiros seguem com alta demanda tanto para a atuação na rede privada, com internações, como também na área de pesquisa. Além disso, o campo de gestão hospitalar deve buscar alta performance e capacidade de reduzir de custos dos profissionais.

Tecnologia 

Durante a pandemia, o setor de tecnologia tem contratado bastante. A expectativa é que a contratação se regularize diante das demandas crescentes por soluções tecnológicas empresariais.

O atendimento remoto nas organizações cresceu no período, e a busca por soluções mais eficazes deve continuar. Seguindo o curso de maturação digital, os gestores buscarão implementar nas empresas: 

Capacitação profissional: um investimento no futuro

Enquanto o pós-pandemia vai se desenhando, fica claro que inteligência competitiva, conhecimento aprimorado em diversas áreas e visão aprofundada de negócios são competências que precisam ser desenvolvidas para gerar os melhores resultados nos mais diversos cenários e portes de empresas.

Por essa razão, cursos de pós-graduação, em especial MBAs e especializações, são um investimento sólido para quem tem foco na carreira ou deseja mudar. Essas capacitações preparam para o dia a dia do trabalho e são exigências em muitos setores.

Quem se planeja, escolhe uma boa instituição e se dedica aos estudos tem mais chances de alcançar sucesso profissional e se destacar da concorrência. Em tempos de crise, esse é um caminho com retorno positivo.

Se você tem interesse em se qualificar profissionalmente, não deixe de conferir todos os tipos de cursos que o IPOG tem a oferecer. Fale conosco para saber mais!

Gostou deste artigo sobre os efeitos do lockdown na economia brasileira e o impacto disso no mercado de trabalho? Confira mais 3 artigos que podem interessar a você:

Artigos relacionados

Controle orçamentário: o que você precisa saber para fazer a gestão correta da sua empresa Você sabe a importância e as vantagens do controle orçamentário dentro de uma empresa? Investir em um planejamento para ter as contas sob controle é um fator decisivo para o crescimento do negócio. Diante de um cenário de concorrência acirrada, dinâmica, a...
Consultoria Contábil: como garantir ganhos financeiros? A busca pela lucratividade e pelo aumento de vendas, principalmente em tempos de instabilidade econômica, são alguns dos principais motivos da crescente demanda por consultoria contábil.  É evidente que as empresas sempre precisarão de um consultor contábil pa...
Estratégias da Segurança da Informação no Mundo Pós SPED Dizer que as mudanças nas áreas fiscais e contábeis ocorrem a todo momento já se tornou algo batido, porém são essas mudanças que exigem cada vez mais preparação dos profissionais que atuam nesses segmentos e por mais que todos saibam que a legislação muda a t...

Sobre Vanessa Janni

Vanessa Janni é Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Administração pela FGV/UNIGRANRIO, especialista em Gestão Empresarial pela UFRJ, especialista em Marketing pela FGV/OHIO UNIVERSITY, especialista em Ensino a Distancia pela FGV, especialista em Docência do Ensino Superior pela UCAM e bacharel em Ciencias Contábeis pela UFRJ. É sócia diretora da TAMAC Treinamento em Gestão Empresarial. Sua experiência profissional inclui 13 anos na área de Planejamento Estratégico de multinacionais no Brasil, França e EUA. Professora do MBA Gestão e Inteligência Comercial no Ambiente 4.0 do IPOG.

Comentários