Design Thinking: inovação e organização a favor do sucesso
2 minutos de leitura

Design Thinking: inovação e organização a favor do sucesso

IPOG, Design Thinking

Tomar decisões e resolver problemas é um dos principais desafios de um empreendedor. E com o atual cenário competitivo, há uma necessidade crescente de inovação e busca de novas soluções para os problemas enfrentados por clientes e empresas de pequeno, médio e grande porte. Para facilitar a tomada de decisão e encontrar a chave inovadora para os negócios de sucesso, muitos estão buscando a ajuda do design thinking.

Mas o que é o design thinking?

“Ele é um conjunto de métodos, processos e ferramentas desenvolvido para entender e solucionar problemas. Sua origem está relacionada ao entendimento dos métodos e processos que designers usam ao criar soluções. O design thinking proporciona aos indivíduos e organizações mais capacidade de se conectar e desenvolver seus processos de criação, com foco em inovação”, afirma o coordenador, professor do MBA Empreendedorismo & Inovaçãodo do IPOG e especialista em Empreendedorismo, Estratégia, Cenários e Inteligência Competitiva, Joe Weider.

Como utilizar o design thinking nas empresas?

Após constatar por meio de estudos que cerca de 4% dos produtos lançados nos Estados Unidos obtiveram sucesso no mercado, as empresas passaram a aplicar a metodologia de design thinking, com a intenção de humanizar o relacionamento entre cliente e empresa. A implementação das técnicas é capaz de desenvolver diferenciais competitivos a partir de um modelo estruturado para implantação e execução contínua do processo de inovação nas organizações.

Para saber como executar esse modelo, o especialista Joe Weider enumerou alguns passos:

1) Crie empatia / compreenda a necessidade

Esta fase tem o objetivo de entender quais são as necessidades das pessoas e ou organizações envolvidas no problema (consumidores, funcionários etc.), do que necessitam, do que gostam, o que desejam.

2) Definir

A partir das informações e conclusões advindas da fase anterior, delimitar qual é o problema, o que precisa ser resolvido ou criado.

3) Ideação

É a fase de proposição de ideias (soluções) em grande quantidade, em que as propostas e sugestões devem fluir sem censura, sem a obrigação de acerto neste momento.

4) Prototipar

Seleção de algumas das ideias geradas na fase anterior (geralmente utilizando métodos de visualização – post its, projeções, desenhos, etc.) e criar protótipos. Pode ser um desenho, uma maquete feita com materiais de baixo custo, simulando o produto final.

5) Testar

Esta é a fase de teste dos protótipos construídos e escolha dos que apresentarem melhores resultados. é hora de colocar a mão na massa!

Achou interessante o poder do design thinking? Bons estudos e boa sorte na sua trajetória profissional.

Artigos relacionados

Ouvidoria Positiva e sua contribuição no ambiente organizacional Como Ouvidor, não pretendo falar de Ouvidoria abordando as suas teorias existentes. Na verdade, quero mencionar as contribuições da Psicologia Positiva a essa função, levando em consideração as empresas privadas. De acordo com a Associação Brasileira dos Ouvid...
A visão contemporânea de gestão de pessoas nas organizações: como será o seu futuro? Já parou para pensar no quanto a gestão de pessoas nas organizações é fundamental? Uma empresa só existe e funciona porque é administrada por pessoas, com pessoas e para pessoas. E, da mesma forma, ela pode deixar de existir e de funcionar justamente por ter&...
Contratação de Pessoa Física por empresas: pontos de atenção! A contratação de trabalhadores requer a observância das regras trabalhistas e previdenciárias atuais. Sendo assim, cabe ao empregador pessoa física ou jurídica ficar atento às regras legais que envolvem o tema. Neste contexto, é importante esclarecer que em...

Sobre Joe Weider

Mestre em Administração; Coordenador do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG; e Professor de Cenários, Estratégia Competitiva e Inteligência, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação do IPOG.