Qual a relação entre empregabilidade e Metodologia Ativa?
2 minutos de leitura

Qual a relação entre empregabilidade e Metodologia Ativa?

empregabilidade e Metodologia Ativa

Em outro texto do nosso Blog explicamos a relação entre Metodologia Ativa e Nativos Digitais. Considerando esse universo de novas Metodologias de Aprendizagem, como elas podem te beneficiar em relação ao seu campo de trabalho?

Pois então, o professor Gabriel Elmor – que tem ministrado palestras e oficinas de capacitação docente relacionadas aos temas de Metodologias Ativas e Sala de Aula Invertida, considera que se você deseja sair na frente na hora de encontrar o seu emprego, ter formação com metodologias ativas é um grande diferencial.

Nesse método é notório a aplicação de atividades que incentivam:

O emprego está ligado a multifatores que determinam a qualidade de vida no trabalho e o salário que você receberá pela prestação de serviço.

Dependendo da profissão, por exemplo, o principal critério para determinar sua rentabilidade é o contexto econômico do país em que se vive.

No entanto, o profissional que possui formação baseada nas metodologias ativas desenvolverá não apenas a parte técnica, mas também importantes habilidades pessoais e interpessoais”, considera o professor Gabriel Elmor.

Evoluir ou Financiar o diploma?

No mundo acadêmico, você estudante, já observou que existem vários tipos de colegas de classe? Entre eles dois se destacam:

Para o primeiro ponto, é preciso saber que o objetivo de financiar o seu diploma te deixará atrasado no mercado de trabalho. É como ir até a aula, mas não aprender nada.

As metodologias ativas fazem com que o aluno mantenha a matéria em dia e perca o hábito de estudar apenas nas vésperas das avaliações.

Dessa maneira, a melhor opção é buscar se desenvolver em uma instituição que utilize tais metodologias para formar profissionais com visão, que estejam em constante evolução, descobrindo suas maneiras de se destacar no mercado.

Conheça então um pouco mais sobre: Por que a Metodologia Ativa é tão importante no processo de aprendizagem e, não deixe de conhecer também o curso de Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional do IPOG.

Gostou de conhecer algumas das vantagens da aplicar as Metodologias Ativas no ensino? Conte para nós o que considera mais importante no processo de aprendizagem nos comentários abaixo.

Artigos relacionados

Construa uma carreira de sucesso na Docência Nos últimos anos, por conta das enormes mudanças ocorridas na sociedade, o conhecimento e o modo de conceder informação também tem sido alterado. E como fica o mediador de aprendizagens? Hoje, torna-se fundamental que o profissional da educação se atente para ...
O Poder da Oratória: Melhore suas técnicas e torne-se um profissional inspirador! Voz trêmula, pernas bambas, suadeira nas mãos, tontura e às vezes até náuseas. Esses são alguns dos sinais que podem indicar que você tem problemas para falar em público. Essa resistência geralmente é identificada no período estudantil. Sabe aquele momento ...
Uma singela homenagem a um dos profissionais mais vitais da sociedade: o professor! Paulo Freire diz que ensinar está bem além de transferir conhecimento. Trata-se de “criar possibilidades” para a produção ou construção deste, missão não muito fácil de se fazer, mas que é cumprida por milhões de pessoas no mundo. São professores e professoras...

Sobre Gabriel Elmôr

Engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutor em Ciências pela UFRJ. Acadêmico de longa data no IME, onde foi Diretor de Departamento de Ensino e Pró-Reitor. Tem experiência marcante em EAD, tendo desenvolvido diversos cursos e ambientes virtuais nesta modalidade. É Avaliador Institucional e de Cursos do Ministério da Educação (MEC) e também, professor do IME. Tem ministrado palestras e oficinas de capacitação docente relacionadas aos temas de Metodologias Ativas e Sala de Aula Invertida (“FLIPPED CLASSROOM”). Atua como Consultor Educacional no Grupo Editorial Nacional (GEN), onde coordena o desenvolvimento de disciplinas e objetos educacionais online. Foi o idealizador da Plataforma de Reforço Online para alunos de Engenharia (PROENGE), que visa diminuir a reprovação e evasão de alunos dos cursos de engenharia. Tem participado ativamente em Palestras e Treinamentos em congressos, seminários e Instituições de Ensino, nos Temas Metodologias Ativas, Blended Learning, Sala de Aula Invertida e EAD.