Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem
< 1 minuto de leitura

Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem

Mapas Mentais, Aprendizagem, IPOG, Educação, Dia do Estudante

A professora de gamificação do IPOG, Nayra Bernardes, em comemoração ao Dia do Estudante (11 de agosto), elaborou 6 dicas para utilizar os mapas mentais que vão te surpreender e, é claro, contribuir para o seu estudo.

O que são os Mapas Mentais?

Contudo, antes de mostrarmos essas dicas incríveis, vamos esclarecer a questão. Os Mapas Mentais são uma forma de sistematizar ideias por meio de um esquema, ou seja, é a imagem da organização do nosso raciocínio. O aprendizado mediante essa ferramenta é um processo mais facilitado, pois o cérebro é uma máquina de associações e para isso precisa-se entender os pensamentos.

Quando se tem raciocínio ou uma ideia representa-se essa informação de modo central, assim ela pode ser fragmentada. Podemos dizer que o primeiro estágio para criar o mapa mental é representar visualmente a ideia principal e o segundo estágio é desenvolver ideias secundárias a partir da ideia principal.

Por fim, temos como efeito dos mapas mentais que elas ativam as funções cerebrais, e ajudam a melhorar a memória e a capacidade de associar essas ideias. Quer saber mais? Dê uma olhada no infográfico a seguir com as 6 dicas na utilização de mapas mentais.

Infogra¦üfico - Dia do Estudante-01

Artigos relacionados

Entenda quais são os 4 principais erros de RH Se existe um departamento que tem necessitado se renovar a cada dia, sem dúvida, é o famoso RH! Quem diria que o setor das organizações que mais esteve relacionado com gente durante todo o tempo, também precisasse repensar sua maneira de lidar com o ser humano...
Como a descoberta do seu potencial marcou a vida de uma gestora escolar Por várias vezes já falamos aqui no Blog IPOG sobre a importância de cada ser humano descobrir o seu propósito de vida. Entender qual é a sua missão, quais são seus talentos, fortalece quem você é e lhe dá empoderamento para dar o máximo de si em tudo que fize...
Por que existem tantos problemas em obras? Frequentemente vemos na imprensa notícias sobre obras com uma qualidade questionável. Em algumas, os problemas são tão graves que acabam culminando em tragédias. Mas por que será que isso acontece tanto, já que todas elas são, ou pelo menos deveriam ser, plane...

Sobre Nayra Menezes

Professora de Pós-graduação do IPOG e fundadora e Diretora Executiva na WINNER Gamificação, Educação e Negócios. Doutoranda em Psicologia na linha de oncentração OBM Análise de Comportamento pela PUC-GO. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.