Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem
< 1 minuto de leitura

Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem

Mapas Mentais, Aprendizagem, IPOG, Educação, Dia do Estudante

A professora de gamificação do IPOG, Nayra Bernardes, em comemoração ao Dia do Estudante (11 de agosto), elaborou 6 dicas para utilizar os mapas mentais que vão te surpreender e, é claro, contribuir para o seu estudo.

O que são os Mapas Mentais?

Contudo, antes de mostrarmos essas dicas incríveis, vamos esclarecer a questão. Os Mapas Mentais são uma forma de sistematizar ideias por meio de um esquema, ou seja, é a imagem da organização do nosso raciocínio. O aprendizado mediante essa ferramenta é um processo mais facilitado, pois o cérebro é uma máquina de associações e para isso precisa-se entender os pensamentos.

Quando se tem raciocínio ou uma ideia representa-se essa informação de modo central, assim ela pode ser fragmentada. Podemos dizer que o primeiro estágio para criar o mapa mental é representar visualmente a ideia principal e o segundo estágio é desenvolver ideias secundárias a partir da ideia principal.

Por fim, temos como efeito dos mapas mentais que elas ativam as funções cerebrais, e ajudam a melhorar a memória e a capacidade de associar essas ideias. Quer saber mais? Dê uma olhada no infográfico a seguir com as 6 dicas na utilização de mapas mentais.

Infogra¦üfico - Dia do Estudante-01

Artigos relacionados

Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais? As redes sociais, mais do que nunca, integram a rotina e fazem parte da vida de bilhões de pessoas. Só para se ter uma ideia, os brasileiros passam, em média, 9 horas diárias navegando na internet; nas redes sociais, são mais de 3 horas por dia! As informações...
Por que o projeto luminotécnico é tão importante? Em um passado não muito distante, acreditava-se que o projeto luminotécnico era o último a ser contemplado nas etapas de idealização de um projeto arquitetônico. Primeiro se concebia o layout da obra por completo, para só depois se pensar na aplicação da luz. ...
Native ads: descubra a prática que vai mudar a sua forma de ver a publicidade “Compre batom, compre batom!” Sim, esse foi um ótimo slogan e rendeu bons resultados para a marca. Mas isso nos anos 80! Nos tempos em que a tecnologia faz cada vez mais parte da vida das pessoas, o velho uso de imperativo nas propagandas não convence mais, nã...

Sobre Nayra Menezes

Professora de Pós-graduação do IPOG e fundadora e Diretora Executiva na WINNER Gamificação, Educação e Negócios. Doutoranda em Psicologia na linha de oncentração OBM Análise de Comportamento pela PUC-GO. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.