Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem
1 minuto de leitura
11 de agosto de 2017

Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem

Mapas Mentais, Aprendizagem, IPOG, Educação, Dia do Estudante

A professora de gamificação do IPOG, Nayra Bernardes, em comemoração ao Dia do Estudante (11 de agosto), elaborou 6 dicas para utilizar os mapas mentais que vão te surpreender e, é claro, contribuir para o seu estudo.

O que são os Mapas Mentais?

Contudo, antes de mostrarmos essas dicas incríveis, vamos esclarecer a questão. Os Mapas Mentais são uma forma de sistematizar ideias por meio de um esquema, ou seja, é a imagem da organização do nosso raciocínio. O aprendizado mediante essa ferramenta é um processo mais facilitado, pois o cérebro é uma máquina de associações e para isso precisa-se entender os pensamentos.

Quando se tem raciocínio ou uma ideia representa-se essa informação de modo central, assim ela pode ser fragmentada. Podemos dizer que o primeiro estágio para criar o mapa mental é representar visualmente a ideia principal e o segundo estágio é desenvolver ideias secundárias a partir da ideia principal.

Por fim, temos como efeito dos mapas mentais que elas ativam as funções cerebrais, e ajudam a melhorar a memória e a capacidade de associar essas ideias. Quer saber mais? Dê uma olhada no infográfico a seguir com as 6 dicas na utilização de mapas mentais.

Infogra¦üfico - Dia do Estudante-01


Artigos relacionados

O que é Farmacovigilância? Os medicamentos têm o objetivo de promover a saúde da população. Para desenvolvê-los são necessários anos de pesquisa e testes para garantir a sua qualidade, segurança e eficácia antes de serem comercializados.  Porém, mesmo com todos os cuidados aplicados no ...
LCC: Ferramenta para Gestão da Qualidade em Obras Constantemente, a gente tem falado aqui no Blog IPOG sobre a importância dos processos para o controle e qualidade da obra, não é mesmo? Isso porque a realização de uma obra envolve uma série de fatores como prazo, custos, recursos, etc. Para que tudo corra...
Como fazer um currículo de excelência Sempre que nos perguntam como fazer um currículo, nos deparamos com aquela velha história: o que preciso colocar? O que não pode faltar? Por mais que existam vários modelos sempre bate aquela dúvida, não é mesmo. Por isso convidamos a professora do IPOG, Cy...

Sobre Nayra Menezes

Professora de Pós-graduação do IPOG e fundadora e Diretora Executiva na WINNER Gamificação, Educação e Negócios. Doutoranda em Psicologia na linha de oncentração OBM Análise de Comportamento pela PUC-GO. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Comentários