Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem
1 minuto de leitura
11 de agosto de 2017

Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem

Mapas Mentais, Aprendizagem, IPOG, Educação, Dia do Estudante

A professora de gamificação do IPOG, Nayra Bernardes, em comemoração ao Dia do Estudante (11 de agosto), elaborou 6 dicas para utilizar os mapas mentais que vão te surpreender e, é claro, contribuir para o seu estudo.

O que são os Mapas Mentais?

Contudo, antes de mostrarmos essas dicas incríveis, vamos esclarecer a questão. Os Mapas Mentais são uma forma de sistematizar ideias por meio de um esquema, ou seja, é a imagem da organização do nosso raciocínio. O aprendizado mediante essa ferramenta é um processo mais facilitado, pois o cérebro é uma máquina de associações e para isso precisa-se entender os pensamentos.

Quando se tem raciocínio ou uma ideia representa-se essa informação de modo central, assim ela pode ser fragmentada. Podemos dizer que o primeiro estágio para criar o mapa mental é representar visualmente a ideia principal e o segundo estágio é desenvolver ideias secundárias a partir da ideia principal.

Por fim, temos como efeito dos mapas mentais que elas ativam as funções cerebrais, e ajudam a melhorar a memória e a capacidade de associar essas ideias. Quer saber mais? Dê uma olhada no infográfico a seguir com as 6 dicas na utilização de mapas mentais.

Infogra¦üfico - Dia do Estudante-01


Artigos relacionados

Como o varejo pode recuperar o fôlego nos últimos três meses do ano? Em todos os setores da Economia Brasileira, 2017 tem sido um teste de sobrevivência diante da crise que se instaurou, motivada principalmente pelo período conturbado vivenciado pela política brasileira. No entanto, para quem acompanha os principais indicadores...
Você já sabe como se preparar para o eSocial? De acordo com a Receita Federal, a partir de julho de 2018 todas as empresas, incluindo as micro e pequenas empresas e as cadastradas no MEI, terão que usar obrigatoriamente o eSocial para registrar informações de empregados. A exigência já passou a ser vál...
O que a lei diz sobre o crime de Omissão de Socorro? O crime de omissão de socorro encontra-se descrito no artigo 135 do Código Penal. Sua descrição consiste na omissão de socorro, ou seja, na atitude de deixar de socorrer pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças abandonadas ou perdidas, pessoas inv...

Sobre Nayra Menezes

Professora de Pós-graduação do IPOG e fundadora e Diretora Executiva na WINNER Gamificação, Educação e Negócios. Doutoranda em Psicologia na linha de oncentração OBM Análise de Comportamento pela PUC-GO. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Comentários