1 minuto de leitura
11 de agosto de 2017

Mapas Mentais podem acelerar o processo de aprendizagem

Mapas Mentais, Aprendizagem, IPOG, Educação, Dia do Estudante

A professora de gamificação do IPOG, Nayra Bernardes, em comemoração ao Dia do Estudante (11 de agosto), elaborou 6 dicas para utilizar os mapas mentais que vão te surpreender e, é claro, contribuir para o seu estudo.

O que são os Mapas Mentais?

Contudo, antes de mostrarmos essas dicas incríveis, vamos esclarecer a questão. Os Mapas Mentais são uma forma de sistematizar ideias por meio de um esquema, ou seja, é a imagem da organização do nosso raciocínio. O aprendizado mediante essa ferramenta é um processo mais facilitado, pois o cérebro é uma máquina de associações e para isso precisa-se entender os pensamentos.

Quando se tem raciocínio ou uma ideia representa-se essa informação de modo central, assim ela pode ser fragmentada. Podemos dizer que o primeiro estágio para criar o mapa mental é representar visualmente a ideia principal e o segundo estágio é desenvolver ideias secundárias a partir da ideia principal.

Por fim, temos como efeito dos mapas mentais que elas ativam as funções cerebrais, e ajudam a melhorar a memória e a capacidade de associar essas ideias. Quer saber mais? Dê uma olhada no infográfico a seguir com as 6 dicas na utilização de mapas mentais.

Infogra¦üfico - Dia do Estudante-01

Artigos relacionados

Saiba como fazer a Classificação Fiscal de Mercadorias Você sabia que hoje todas as mercadorias precisam da classificação de NCM (Nomenclatura comum do Mercosul)?De acordo com o Professor do MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do IPOG, Fellipe Guerra, quando a NCM de uma determinada mercadoria é es...
Quais as vantagens do trabalho remoto? O trabalho remoto, ou home office, é tendência sim. Os motivos que levam a esse novo conceito de contratação de profissionais são muitos e vão desde as razões econômicas, até o desenvolvimento de novas tecnologias. No segmento de comunicação, por exemplo, nem ...
Como conquistar clientes? Na busca pela conquista do cliente, tem quem acredite ainda que a bajulação e a boa comunicação são suficientes – e eficientes – para garantir a compra. No entanto, com cada vez mais informação a seu dispor, os clientes estão mais exigentes com o melhor tratam...

Sobre Nayra Menezes

Professora de Pós-graduação do IPOG e fundadora e Diretora Executiva na WINNER Gamificação, Educação e Negócios. Doutoranda em Psicologia na linha de oncentração OBM Análise de Comportamento pela PUC-GO. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Comentários