Reduza o custo final da sua obra com 7 hábitos simples
2 minutos de leitura

Reduza o custo final da sua obra com 7 hábitos simples

A construção civil é um dos ramos de negócio em que mais há desperdício. Basta andar pelas ruas para vermos caçambas abarrotadas de entulhos de obras. O assunto também é recorrente nas notícias divulgadas pela imprensa. Só que é preciso lembrar que onde há desperdício, há também dinheiro indo embora. Por isso é importante pensarmos sobre o assunto.

A construção civil nacional tem, em média, perda de 5%. Isso sem considerarmos o mercado informal, responsável por mais da metade das construções. Pode até parecer um percentual pequeno, no entanto, é preciso lembrar que o custo de uma obra envolve sempre bastante dinheiro. Logo, o impacto pode incomodar e merecer bem mais atenção do que se imagina.

Segundo o coordenador do MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção do IPOG, Flávio Sohler, algumas obras chegam a apresentar uma perda de até 20%. Em outras palavras, isso significa que 1/5 do que foi gasto com materiais, foi direto para o lixo. “É preciso ter processos que racionalizem essa utilização e minimizem o desperdício”, alerta Sohler.

E para te ajudar a combater esse desperdício, nós separamos algumas dicas para você. Repare que a maioria se refere a hábitos simples no canteiro de obras, mas que podem significar muito no custo final. Confira!

1)    Sempre faça um projeto da obra

Pode ser um esboço ou algo mais completo. O que importa é ter um projeto e clareza sobre o que irá ser feito. Isso facilita o orçamento e evita gastos com materiais desnecessários.

2)    Tenha sempre em mãos uma lista de compras

Jamais saia para comprar algo ou peça para que alguém compre sem fornecer a programação, o que deve ser comprado. A regra é a mesma que a gente utiliza quando vai fazer as compras do mês para nossa casa. Se não tiver lista, acaba comprando mais do que deveria! A presença de um profissional para definir o que deve ser comprado é fundamental!

ebook 7 erros cometidos na implantação de um sistema de gestão da qualidade na construção civil

3)    Não compre todos os materiais de uma vez

A grande quantidade pode levar ao desperdício. Estabeleça etapas.

4)    Organize o canteiro de obras

Mantenha tudo sempre limpo e evite mudanças. O deslocamento do material também gera desperdício. Por isso, logo no início já defina espaços para corredores e para depósitos de materiais próximo aos locais em que serão utilizados.

5)    Calcule bem a espessura das vigas de acordo com as de alvenaria

Isso evita o preenchimento seja feito com argamassa.

6)    Considere a possibilidade de ter uma central de montagem para manuseio do aço

Essa medida tem contribuído para reduzir os custos e melhorar o padrão de qualidade. Isso porque para trabalhar com aço, é necessária uma série de etapas que vão desde o recebimento no canteiro até a montagem.

7)    Cuidado com a argamassa

A argamassa para revestimento é um dos mais frequentes fatores de desperdício nas obras, desde as péssimas condições de estocagem e de preparação, até a aplicação.

Para encerrar nossas dicas, pedimos um conselho para o coordenador do MBA do IPOG, Flávio Sohler:

DICA DO ESPECIALISTA IPOG:

Esteja atento à compatibilização dos projetos arquitetônico e estrutural. “Ao fazer uma sala em que serão utilizados azulejos 80X80, o correto será projetar um cômodo com medidas múltiplas de 80cm. Assim, não será necessário cortar nenhum azulejo, evitando o desperdício”, explica o especialista. Por isso, engenheiros e arquitetos precisam estar alinhados, além de buscarem ampliar seus conhecimentos. Porque podem até parecer passos óbvios, mas acredite: muita gente não faz!

Artigos relacionados

Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais: conheça o novo curso do IPOG O mercado para profissionais de engenharia está cada vez mais concorrido. Isso porque o grande número de graduados tem aumentado, mas muitos não encontram as melhores oportunidades de trabalho por não ter formações complementares e atender às exigências do me...
Edifícios inteligentes: Uma realidade que veio para ficar A onda agora é tudo “Inteligente”: é Casa Inteligente, Edifício Inteligente, Cidade Inteligente, Carro Inteligente... Mas, o que realmente significa essa “Inteligência”? E como ela se aplica ao Edifício Inteligente? Não vou entrar nos detalhes técnicos envolv...
Desdobramento da função qualidade: o que é e como funciona? Satisfazer e reter clientes, além de otimizar a produção e a prestação de serviços são metas importantes para qualquer empresa focada em manter sua sobrevivência no mercado. Para alcançar esses objetivos, há algumas ferramentas disponíveis, como o desdobramen...

Sobre Flavio Augusto Settimi Sohler

Pós-Doutor em Engenharia Civil-TUHH (Alemanha) e LNEC (Portugal); Cursou doutorado em engenharia civil na UFRGS; Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO; Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ; Pós-Graduado em Análise de Sistemas-PUC-RJ e Project Finance-USP; Graduado em engenharia civil pela PUC-RJ. Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção; MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações; MBA em Negócios Imobiliários & Inteligência de Mercado