Conheça as 4 etapas da Investigação Apreciativa
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Saúde
Saúde
4 minutos de leitura

Conheça as 4 etapas da Investigação Apreciativa

Leitura focada

A Investigação Apreciativa é uma temática que vem sendo aplicada mundialmente no meio organizacional. A sua aplicabilidade é bastante voltada para uma mudança nas organizações. E o melhor, essa metodologia é extremamente prática e aplicável a partir de etapas de fácil compreensão.

O que é Investigação Apreciativa?

A Investigação Apreciativa é uma metodologia de mudança, criada em 1980, na concepção de uma tese de doutorado de David Cooperrider. Essa metodologia tem princípios que embasam essa teoria.

A partir de sua pesquisa, o autor observou que as pessoas estavam muito mais abertas a mudanças e se permitiam muito mais mudar, quando eram questionadas a respeito do que era positivo e não do que era negativo, ou do que lhes faltava.

Segundo a professora do IPOG, Andréa Perez, que ministra a Disciplina de Investigação Apreciativa no MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva e o Curso de curta duração de Inteligência Emocional e Psicologia Positiva Aplicada às Organizações, essa metodologia é construída acreditando que as organizações não são apenas para a correção dos erros, que não são feitas apenas para solucionar problemas. Defende que as instituições precisam valorizar os recursos que elas têm, seus recursos humanos.

Parte do princípio de que já existe algo que deve ser absolutamente considerado como bom na organização e que esse bom deve ser extremamente potencializado.

Como a Investigação Apreciativa é aplicada?

Por meio de inquérito ou investigação sobre o que é apreciável. E como bem destaca a professora, inquerir nada mais é do que fazer perguntas. Ou seja, é fazer um inquérito sobre o que é apreciável dentro da organização. Buscando sempre identificar aquilo que pode vir a ser potencializado.

Andréa Perez explica que um dos princípios que é muito forte dentro da metodologia da Investigação Apreciativa, é o principio Construtivista. “Porque dentro dessa temática, a partir do inquérito, que são perguntas, a gente faz com que as respostas construam uma realidade e que essa realidade quando vislumbrada num futuro, possa antecipar ações no momento presente”, destacando que coaduna com o princípio Antecipatório e da Simultaneidade.

Além disso, segundo ela, dentro do inquérito também há uma preocupação no resgate dos sucessos, das conquistas e dos valores das pessoas que participam de qualquer tipo de sistema na organização.

Ou seja, não precisa ser a organização como um todo. Pode ser apenas um sistema dentro dela. Um departamento, uma seção, ou até mesmo um grupo de lideranças, um grupo de projetos, enfim…onde haja um grupo.

Porque a metodologia da Investigação Apreciativa emana do grupo o melhor dessa organização, o que ela tem de mais essencial. O que a gente chama de Núcleo Positivo“.

A metodologia pode ser aplicada por um profissional do RH, ou então por um líder que utilize essa metodologia, após ser treinado, para conduzir os trabalhos da sua equipe a partir da Investigação Apreciativa.

E como descobrir o Núcleo Positivo na minha empresa e aplicar a Metodologia?



Deseja encaminhar para a área técnica?
Se você não tem acesso aos arquivos HTML do seu site, envie o código de incorporação e as instruções para o responsável pelo site na sua empresa.

Segundo a professora do IPOG, a metodologia da aplicabilidade modelada é conhecida como CICLO 4D. São quatro passos que vão desde a descoberta desse Núcleo Positivo na organização até a aplicação do método em busca dos resultados.

Confira as etapas:

Depois de definido o Tópico Afirmativo, ou seja, qual é o foco, o tema, o propósito da Investigação Apreciativa, seguem-se as etapas:

1) Discovery – Descoberta:

Autores afirmam que toda organização concebe e tem um núcleo positivo e que esse núcleo precisa ser descoberto.

Então, nessa descoberta vai se investigar exatamente quais são esses sucessos organizacionais, em que essas pessoas tiveram conquistas, quais são seus principais valores e melhores qualidades. Então, tudo é voltado para essa perspectiva de passado, de onde é extraído o melhor. Nada de derrotas, fracassos, falências, tudo é em torno do positivo em função do apreciativo da temática.

2) Dream – Sonho:

Faz com que esse grupo de pessoas visualize o melhor futuro, o futuro ideal, o futuro sonhado, o futuro positivo.

acreditando que visualizar esse futuro positivo acaba fazendo com que, por meio das questões, você simultaneamente crie esse momento presente a medida em que você responde.

Também é extraído desse momento, assim como em todos os momentos do ciclo, o melhor dessa organização, dos participantes e deste sistema que está sendo trabalhado.

3) Design – Planejamento

Depois de identificar o futuro ideal na fase anterior, agora é hora de planejar como alcançá-lo.

Por isso, nessa fase da investigação apreciativa, serão pensadas ações de planejamento de mudanças (às vezes a nível organizacional, de processos, de equipes) que possibilitem que você chegue a esse futuro ideal.

4) Destiny – Destino

“A gente costuma dizer que essa fase da investigação apreciativa é você já com um pé nesse futuro tão sonhado”, explica a professora do IPOG.

Neste momento, começam a ser colocadas quais serão as primeiras ações para começar a concretizar esse futuro ideal. Ou seja, é hora de colocar a mão na massa e ver a mudança acontecer!

Investigação Apreciativa e suas contribuições

Então é uma temática que vem sendo mundialmente aplicada por vários profissionais.

É muito interessante porque o inquérito é bem lúdico às vezes, na forma como é elaborado pelo profissional. Ao dizer, por exemplo, imagine se eu tivesse uma lâmpada mágica, que pedidos de um mundo ideal eu faria? Ou então: Se eu tivesse uma bola de cristal, que futuro eu visualizaria? Portanto, é tudo concebido a partir de aspectos positivos e por isso está tão ligado à Psicologia Positiva.”

Portanto, segundo Andréa Perez apesar de ser um tema que surgiu antes da Psicologia Positiva, ele foi abraçado por ela por serem abordagens extremamente casadas.

Inclusive, a partir da Investigação Apreciativa já existem modelagens como a Liderança Apreciativa e o Coaching Apreciativo, que utilizam também dessa mesma concepção metodológica em outros tipos de processos.

Essa forma de abordagem pode ser aplicada em inúmeros domínios da vida, explica. Ou seja, “apesar de ter sido concebida no ambiente organizacional, visando a mudança organizacional, vale para qualquer área da vida”, pontua.

Isso ocorre porque a Investigação Apreciativa parte do princípio de que existe algo que é maior que o indivíduo. É o coletivo. A abordagem do inquérito, nesse contexto organizacional, visa emanar essa verdade coletiva das pessoas.

Pode também ser aplicada inclusive em processos de Coaching, como um modelo assim como G.R.O.W, ou seja, às vezes, como uma proposta der aplicação individual, incluindo-se, dessa forma, ao lado dos modelos de Strengths-Based Approaches.

Artigos relacionados

Conheça as principais áreas de atuação do profissional especializado em Farmácia Clínica O profissional especializado em farmácia clínica tem sido cada vez mais procurado e valorizado pelo mercado da saúde. É uma área em plena expansão em hospitais, farmácias, drogarias e indústrias farmacêuticas.  O foco de atuação desse profissional será sempre ...
Aluna IPOG relata a importância do MBA em Gestão Industrial Farmacêutica para a sua carreira Para acompanhar o crescimento do mercado farmacêutico e cumprir com a responsabilidade de sempre produzir produtos com qualidade, profissionais que atuam na indústria farmacêutica estão a cada vez mais interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos e ...
Como escolher o teste ideal para uma avaliação psicológica? De acordo com a Resolução Conselho Federal de Psicologia 009/18, que estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI, no...

Sobre Andréa Perez

Professora IPOG, Membro-Fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva; Palestrante de temas sobre Psicologia Positiva; Crítica Editorial e organizadora da Coletânea Biblioteca Positiva na Editora Leader; Mestra em Sistemas de Gestão; Especialista em Psicologia Positiva. Formações em Coaching: Coautora de livros entre eles: Psicologia Positiva- Como Descobrir e Desenvolver Qualidades Humanas; Coaching de Psicologia Positiva (no prelo); Organizadora e Coautora do livro publicado Psicologia Positiva - Teoria e Prática; e dos livros no prelo: Psicologia Positiva aplicada à Psicologia Clínica e Educando Positivamente e Conexões Positivas.

Comentários

  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Saúde

    Políticas de saúde: você conhece os princípios do SUS?

    17 de janeiro de 2018

  • Saúde

    Você sabe o que é a Neuropsicologia?

    31 de agosto de 2018

  • Saúde

    Psicologia Criminal: tudo que você precisa saber para se especializar

    06 de agosto de 2019


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo