9 dicas para ser um bom gestor de saúde
4 minutos de leitura

9 dicas para ser um bom gestor de saúde

IPOG, Gestor em saúde

De acordo com dados de maio/2018 disponibilizados pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), no Brasil existem mais de 320.600 estabelecimentos de saúde nos setores público e privado cadastrados no Ministério da Saúde. Esse número demonstra a grandiosidade da área da saúde e as inúmeras oportunidades para atuar como Gestor de Saúde.

Nesse artigo, conto para vocês, com base nos meus estudos e na minha experiência profissional, 9 dicas valiosas para você que tem o objetivo de ser um bom Gestor de Saúde. Boa leitura!

Antes de você saber quais habilidades necessárias precisa ter para ser um bom Gestor de Saúde, precisa primeiro entender o que é Gestão em Saúde.

O que é Gestão em Saúde?

A Gestão em Saúde, assim como a administração, é baseada nos princípios de planejamento, organização, direção e controle. Porém, para gerenciar uma instituição de saúde é necessário agregar um pouco mais de conhecimentos e habilidades no perfil profissional.

De forma sucinta, a Gestão em Saúde significa administrar os recursos humanos, financeiros, sanitários e logísticos de estabelecimentos de saúde públicos ou privados, bem como gerenciar processos e analisar todas as necessidades e demandas de serviços para garantir a segurança, saúde e prestação de um serviço com qualidade para os pacientes.

Considerando que é uma área com algumas especificidades para ser gerida de forma eficaz e que tem no seu dia a dia a constância de problemas, a área da saúde requer tomadas de decisões muito rápidas. Desta forma exige a identificação sistemática de problemas e a proposta rápida de soluções. E essa função é o principal papel do Gestor de Saúde.

 


9 dicas para ser um bom Gestor de Saúde

Para ser um bom Gestor de Saúde e ter sucesso nessa área, o profissional precisa ter as seguintes características:

1. Perfil Analítico: o Gestor de Saúde deve ser um profissional com o perfil analítico para saber lidar com informações, coletar e analisar dados qualitativos e quantitativos para tomar decisões assertivas, no momento certo, sempre utilizando as informações mais precisas possíveis. E também ser apto para identificar problemas e propor soluções bem-sucedidas.

2. Perfil técnico: outra característica muito importante é conhecer a área da saúde. Acompanhar o mercado e saber das especificidades do segmento em âmbito técnico, demográfico e epidemiológico. Além disso, é de suma importância que o profissional entenda de gestão, finanças, administração científica e tenha uma formação ou especialização na área de gestão em saúde. Para se especializar nessa área e ser um Gestor de Saúde capacitado para lidar com os desafios desse mercado, conheça o MBA Auditoria em Sistemas de Saúde.

3. Flexibilidade: Para lidar com pessoas, principalmente quando se trata de saúde, é essencial ter flexibilidade. O profissional precisa estar pronto para resolver qualquer problema e saber se relacionar bem com os funcionários e pacientes. É importante ainda manter o foco nas metas que devem ser cumpridas, mas sempre consciente de que o processo pode passar por alterações.

4. Proatividade: o profissional proativo consegue enxergar e pensar disruptivamente para se antecipar e dar a resposta mais rápida na solução de problemas. Ser um Gestor de Saúde requer proatividade diária.

5. Liderança: O gestor precisa ser um dos principais apoios dos funcionários e, sempre que necessário, deve auxiliá-los na resolução dos problemas que surgem com frequência em uma unidade de saúde. O líder também deve ter uma boa visão do que está acontecendo no local de trabalho, avaliar a demanda e o atendimento para gerar mais conforto e segurança aos pacientes. Além de exercer o papel de líder, o Gestor de Saúde deve saber escutar os que estão a sua volta para otimizar a execução do trabalho.

6. Organização: Além de saber cuidar da sua equipe, o bom líder também precisa estar atento aos demais departamentos que fazem parte do bom desempenho de uma clínica ou hospital, como os serviços de limpeza, transporte e fornecedores. A boa gestão de todo esse grupo permite que cada um realize a sua função de uma maneira mais qualificada e segura, além de organizar o processo de trabalho e muitas outras tarefas.

7. Empatia: é extremante importante que o líder saiba interagir em harmonia com todos os seus colaboradores. Isso promove a integração no trabalho e alimenta o espírito de equipe, facilitando a resolução de problemas que surgem a todo momento numa unidade de saúde. O gestor deve mostrar que está acessível e é aberto para escutar críticas e sugestões de sua equipe e saber trabalhar em grupo é uma característica que deve ser bem acentuada em seu perfil.

8. Inovação: a tecnologia está muito presente na rotina das pessoas, e na saúde não seria diferente. Com tantas pessoas para gerir, é importante ter programas para acompanhar os dados e os atendimentos de cada um, o que também facilita na hora de tomar decisões, reduzir custos de operação e melhorar a qualidade do serviço oferecido aos pacientes.

9. Inteligência emocional: desenvolver a inteligência emocional é tão importante quanto a capacidade técnica necessária para ser um bom Gestor de Saúde. É fundamental saber liderar com a razão e com a emoção, até porque, na sua jornada você lida diretamente com pessoas, e o resultado do trabalho da equipe impacta de forma muito significativa nos objetivos e metas que você precisa alcançar. Por isso, como gestor, você deve se preocupar com a sua equipe, trabalhar a positividade no grupo, gerenciar suas próprias emoções e sentir as necessidades emocionais dos que estão em volta. Procure sempre manter a calma para resolver problemas e tenha relacionamentos saudáveis com o seu grupo de trabalho.

Reforço aqui três aspectos que farão diferença em sua carreira:

Conhecimento: você deve buscar na administração científica;

Habilidades: aproveite para desenvolvê-las na prática da sua gestão;

Atitudes: desenvolva a cada dia a capacidade para identificar problemas, agir nesses problemas de forma proativa, propor e executar soluções assertivas e liderar equipes de forma a trazer os melhores resultados para o negócio;

Se você tiver essas características reunidas e colocá-las em prática na sua atuação, provavelmente será um bom Gestor de Saúde.

Quer aprender mais sobre Gestão na área da saúde?  Recomendo a leitura do artigo: Gestão nas unidades de saúde – saiba como se destacar nesse setor.

Atualizado em 05/07/2018.

Artigos relacionados

7 cuidados diários para manter a sua pele saudável no verão A chegada do verão, datas especiais de fim de ano, férias, carnaval e outras programações da estação é um super convite para curtir esse período de muito sol.  Porém, devido às altas temperaturas, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. O sol é ...
A importância da auditoria no combate de fraudes no SUS As fraudes no sistema de saúde público do Brasil é uma realidade bastante dispendiosa. Um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) detectou que, entre 2002 e 2015, o desvio de dinheiro da saúde pública atingiu cerca de R$5,04 bilhões, o e...
Ferramenta de gestão em unidades de saúde No mundo globalizado, os sistemas de saúde vêm enfrentando dificuldades decorrentes da incorporação de tecnologia na assistência, em um momento de forte crise no setor financeiro, associado à crescente demanda da população cada vez mais bem informada e exigent...

Sobre Hernani Vaz Kruger

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, pelo Hospital Sírio-Libanês - IEP. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Goiás. Especialista em Administração Hospitalar pela São Camilo e em Auditoria de Serviços de Saúde pelo IAHCS e Instituto Francisco Ludovico. Professor Auxiliar do Departamento de Medicina da PUC-Goiás. Professor de cursos de graduação e pós-graduação, tendo atuado na Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de Gestão de Organizações de Saúde, Gestão Pública e Ciências da Computação, e na Uni-Anhangüera, no MBA de Administração Hospitalar, e atualmente no IPOG, no curso de Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, entre outros. Representante do Estado de Goiás, no Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde, e Diretor da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar DF/GO. Palestrante e Consultor. É Diretor Administrativo do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz – HUGO, maior hospital público do Estado de Goiás, sob a gestão da OSS Instituto GERIR.