Pós-graduação em Gestão da Qualidade: vantagem competitiva
4 minutos de leitura

Pós-graduação em Gestão da Qualidade: mercado de trabalho e áreas de destaque

Pós-graduação em Gestão da Qualidade: mercado de trabalho e áreas de destaque

Você conhece a Pós-graduação em Gestão da Qualidade?

Quem entende as transformações pelas quais o setor industrial tem passado nas últimas décadas sabe da necessidade contínua por inovação e qualidade nos produtos, mas também na linha de produção e nos processos, que são a base de tudo.

Se a indústria 4.0 é baseada em mudanças e muita otimização, a Pós-graduação em Gestão da Qualidade surge como um investimento para fazer frente às demandas do setor e capacitar um novo perfil de profissional.

Para além do setor industrial, quando se fala em gestão da qualidade no mercado atual estamos falando em obtenção de melhores resultados e em otimização de processos que garantem as etapas finais de forma eficiente.

Para alcançar tudo isso, o profissional precisa desenvolver uma série de competências diversificadas que o permitam ser destaque e o capacitem para a atuação multifacetada. Porque é isso que o mercado busca: dinamismo, flexibilidade e qualificação.

Por essa razão, se você já atua na área e está buscando uma Pós-graduação em Gestão da Qualidade ou quer alavancar sua carreira com essa especialização, continue lendo este artigo que temos uma porção de informações para auxiliar a sua pesquisa e tomada de decisão.

Vamos lá?

O mercado de trabalho em gestão da qualidade

Certamente, o setor industrial concentra uma fatia significativa dos profissionais nessa área, mas outros setores, como o de serviços, também absorvem de tecnólogos a pessoas com Pós-graduação em Gestão da Qualidade.

O mercado de trabalho é promissor por abranger diversas áreas, mas especialmente a indústria, marcada por equipes multidisciplinares e tecnologias sempre atualizadas para gestão e produção, demanda conhecimento aprofundado e dinâmico.

Áreas de atuação

Como dissemos, a demanda maior de profissionais é na indústria (civil, química e petroquímica, alimentícia, farmacêutica, automobilística etc.), pela necessidade de manter sua importância entregando inovação com otimização, mas também no setor educacional, financeiro e de saúde há profissionais trabalhando com Gestão da Qualidade em algum nível.

Perfil profissional: cargos e salários

Há variações quanto às responsabilidades e titulações do profissional em Gestão da Qualidade. Normalmente, as atividades podem ser resumidas da seguinte maneira:

  • estabelecer os processos e padrões de qualidade da empresa;
  • reorganizar a produção de acordo com as normas (como a ISO 9001 e a ISO 14001) para obter certificações;
  • propor, conduzir e avaliar testes e relatórios de aprovação do produto;
  • ofertar apoio técnico ao setor de engenharia;
  • operar auditorias de controle e verificação da qualidade;
  • assegurar a capacitação dos trabalhadores no que se refere à qualidade;
  • identificar gaps no processo de produção para melhoria contínua; e
  • gerenciar a parte documental que ampara os processos de qualidade do ponto de vista legal.

A formação básica (técnica) e a Pós-graduação em Gestão da Qualidade permitem ao profissional exercer diversos cargos. Vejamos alguns:

  • Coordenador da Gestão da Qualidade;
  • Gerente de qualidade;
  • Engenheiro de Gestão da Qualidade
  • Auditor de qualidade;
  • Analista de Gestão da Qualidade; e
  • Assistente de Gestão da Qualidade.

O que deve ser levado em consideração para escolher uma Pós-graduação em Gestão da Qualidade

Escolher uma especialização é uma tarefa que demanda muita atenção, mas sobretudo foco e objetivos claros. 

Para quem trabalha e tem pouca flexibilidade de tempo, as especializações latu sensu são a melhor opção. Afinal, pós-graduações/MBAs costumam ter carga horária menor, grades curriculares com aplicação prática ao mercado de trabalho e, se for EAD, existe a flexibilidade de unir melhor o curso à sua agenda pessoal.

Com uma Pós-graduação em Gestão da Qualidade no modo de ensino a distância você fica mais livre das limitações de localidade também. 

Na hora de escolher o curso de Pós-graduação, esteja certo de que você tem a disponibilidade e a disciplina para fazer esse investimento. Afinal, você empregará parte do seu orçamento nessa formação.

Ademais, essa formação não deve ser apenas para ter mais uma certificação. Você precisa se engajar para aproveitar o máximo dessa experiência que poderá ser traduzida em ganhos reais tanto para o seu perfil profissional quanto para o dia a dia no trabalho.

Pós-graduação em Gestão da Qualidade do IPOG

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – pensou na necessidade de profissionais das diversas áreas de engenharia, de administração de empresas e áreas correlatas para desenhar um curso especialmente para a área de Gestão da Qualidade, processos e melhoria contínua. 

O MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção é um curso de pós-graduação na área da qualidade super completo, com uma abordagem integrada que permite a melhoria eficaz de processos produtivos e gerenciais em diferentes segmentos e portes com foco em resultados.

Ao final do curso, o estudante estará capacitado a implementar performances produtivas de alto nível em empresas de qualquer segmento, o que o torna um profissional mais atrativo ao atual cenário do mercado de trabalho.

Diferenciais

O MBA Gestão da Qualidade & Engenharia da Produção do IPOG está no mercado nacional há uma década, com aulas em mais de 10 capitais e 50 localidades em todo o Brasil.

São muitas opções para alcançar o máximo de pessoas interessadas em crescer profissionalmente pela especialização.

Ademais, graças ao seu corpo docente composto de mestres e doutores com vivência industrial, os alunos têm acesso a uma fonte de informação com quem realmente conhece a área. 

Confira abaixo também o leque de disciplinas que essa Pós-graduação em Gestão da Qualidade oferece:

  • Gestão em Supply Chain: otimização da cadeia de logística e distribuição
  • Engenharia de Produtos: QFD e DOE
  • Gestão de Projetos (PMI)
  • Planejamento e Controle da Produção (PCP)
  • Sistemas de Gestão da Qualidade: Norma ISO 9001
  • Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
  • Total Quality Management (TQM)
  • Lean Six Sigma I
  • Diagnóstico e Consultoria Organizacional
  • Controle Estatístico de Processo (CEP) aplicado à redução de falhas
  • Gestão Estratégica de Custos

Gostou deste artigo? Consulte mais alguns que separamos para você:

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Por conta disso, tem quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Edifícios inteligentes: Uma realidade que veio para ficar A onda agora é tudo “Inteligente”: é Casa Inteligente, Edifício Inteligente, Cidade Inteligente, Carro Inteligente... Mas, o que realmente significa essa “Inteligência”? E como ela se aplica ao Edifício Inteligente? Não vou entrar nos detalhes técnicos envolv...
Tecnologia no agronegócio: tendências que levam assertividade para o setor agrícola A tecnologia faz parte da rotina de processos produtivos de diversas áreas econômicas e no setor agrícola não é diferente. Ao longo dos anos, o campo passou a ser beneficiado com o uso da tecnologia no agronegócio. A realidade brasileira, na qual o agroneg...
Sustentabilidade na arquitetura: conheça projetos que deram certo! Há algum tempo, o Blog IPOG já vem abordando a importância da sustentabilidade na arquitetura. Sabe-se que ainda é impossível realizar uma edificação sem impactos na natureza, mas é possível reduzir os danos. De qualquer forma, a sustentabilidade na arquitetu...

Sobre Marco Bertolino

Químico e Ms.C. em Engenharia Ambiental pela FURB, Lead Assessor pelo International Register of Certificated Auditors, possui mais de 25 anos de experiência em GESTÃO DE PROCESSOS, QUALIDADE, FOOD SAFETY e GESTÃO AMBIENTAL, com know how adquirido na gestão de operações industriais, em TQM, MASP, POPs, HACCP, GMP, Análise de Riscos e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001. É autor dos livros Sistemas de Gestão Integrados: ISO 9001 + ISO 14001 + ISO 45001, com foco em resultados; Handbook do Biscoiteiro: Ciência e Tecnologia para fabricação de biscoitos; Sistemas de Gestão Ambiental na Indústria de Alimentos; e Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia: Ênfase em Segurança dos Alimentos.