Como preparar sua empresa para o intraempreendedorismo
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Educação e Cultura Organizacional
Educação e Cultura Organizacional
5 minutos de leitura

Como preparar sua empresa para o intraempreendedorismo

Leitura focada

Inovação tem sido a palavra-chave para muitas empresas atualmente. Lidar com as mudanças sociais e a forma de consumo que, após o advento da internet, revolucionou os negócios e as formas de gestão inteligente tem sido o grande desafio das organizações.

Compreender as nuances do mercado e estar atento às inovações sem perder competitividade são pontos trabalhados no intraempreendedorismo.

Neste artigo, você irá aprender sobre esse movimento dentro da gestão de empresas e conhecer dicas práticas de como transformar a sua equipe.

Boa leitura!

O que é intraempreendedorismo?

Intraempreendedorismo, também conhecido como intrapreneurship, é o empreendedorismo dentro das organizações. Num ambiente volátil como o atual, em especial as empresas precisam desenvolver negócios inovadores, com diferentes soluções para seus clientes. Uma boa forma para resolver isso é por meio dos intraempreendedores, colaboradores que propõem mudanças significativas aos processos já existentes, criando bons desafios à equipe.

Normalmente, são pessoas que têm o que muitos chamam de “sentimento de dono”, uma percepção que não são apenas funcionários mas que o sucesso da organização também seu sucesso pessoal. São aqueles que enxergam desafios internos como oportunidades de crescimento e desenvolvimento. São os potenciais estrategistas e líderes. Na prática, são os intraempreendedores.

Conheça os benefícios dessa cultura

Empresas de alta competitividade no mercado têm uma forte cultura empreendedora. A mudança para uma cultura  de intraempreendedorismo está diretamente ligado à motivação pessoal e profissional. Companhias que alcançam esse patamar são facilmente reconhecidas não só por seus clientes, mas principalmente pelo mercado onde atuam.

Quando na década de ‘80, Steve Jobs popularizou o termo numa entrevista, ele o definiu como “um grupo de pessoas basicamente indo de volta para a garagem, mas numa grande organização”; uma referência às garagens nas quais as mentes mais criativas criavam suas máquinas, ou alteravam seus carros, ou criavam suas músicas.

É a garagem metafórica que permite a busca por uma melhoria contínua, fazendo as empresas investirem nessa modalidade de empreendedorismo para trabalhar a criação de ideias e oportunidades de negócios.

Além disso, o intraempreendedorismo auxilia também na retenção de talentos, na otimização de recursos, na manutenção do capital humano e nos lucros e ganhos da sua empresa. São benefícios e vantagens para todos os envolvidos nessa prática. 

Você se identifica com um intraempreendedor?


O intraempreendedorismo influencia diretamente na satisfação do colaborador, auxiliando ainda na retenção de talentos, otimização de recursos e manutenção do capital intelectual.

Essa modalidade de empreendedorismo pode estar condicionada a três aspectos dentro das organizações:

  • o perfil dos colaboradores;
  • o ambiente e a cultura organizacional; e
  • o papel da liderança.

Algumas características do perfil de um intrapreneur envolvem sua inquietação. São pessoas questionadoras que buscam a excelência em um ou mais campos, buscando sempre resultados acima do esperado.

Intraempreendedores são corajosos e gostam de desafios. Podem até temê-los, mas enfrentam-nos assumindo facilmente responsabilidades, porque não enxergam a empresa meramente como um emprego, mas uma equipe de sucesso da qual são parte significativa. Isso também pode ser considerado como “senso de dono” mencionado acima, pois trabalham arduamente visando o sucesso coletivo.

Muitas vezes, os intraempreendedores são pessoas persistentes, que não desanimam com falta de apoio de seus gestores ou times, uma vez que apresentam ousadia suficiente para sempre propor novidades e soluções.

Por isso, o perfil intraempreendedor é sempre muito bem visto nas organizações que visam o crescimento e o reconhecimento no mercado. Essas pessoas acabam muitas vezes por  alcançar facilmente papéis de liderança e têm ainda facilidade para envolver os colegas na missão de inovação proposta.

3 dicas para desenvolver o intraempreendedorismo

Agora que você já sabe como é importante ter intraempreendedores no seu time, ou até mesmo ser uma dessas pessoas, trouxemos três boas maneiras para se preparar.

Tornar-se um intraempreendedor pode, inclusive, gerar um crescimento exponencial em sua carreira profissional. Acompanhe!

Desenvolvimento do Potencial Humano: Será que você sabe mesmo o que é Psicologia Positiva?

 

Esteja preparado para inovação

As empresas querem cada vez mais profissionais que tragam soluções inusitadas para seus problemas, sejam proativos e inovadores, ou seja, que tenham um perfil intraempreendedor.

Quem se permite aprender algo e tem visão de desafios no lugar de dificuldades pelo desconhecido são, certamente, pessoas com perfil intraempreendedor. Essa abertura para inovação é o diferencial que muitas empresas buscam quando estão em processo de crescimento e até mesmo de posicionamento no mercado.

Capacite sua equipe

A primeira etapa para transformar sua equipe em um time mais engajado e consequentemente vencendo suas metas, e que a partir disso surjam pessoas com características intrapreneur, é a motivação. Veja o que é significativo para cada pessoa da sua equipe e aí descobrirá como  ajudá-los a enfrentar adversidades e propor mudanças e superar desafios.

Crie ambientes favoráveis para inovação

Em um ambiente onde a liberdade para criação e a autonomia são incentivados, o processo de inovação é favorecido. Também é importante avaliar o seu ambiente interno e sua empresa como um todo, a fim de poder capacitar a equipe, levando em consideração a liberdade para criação, utilizando as ferramentas que mais fazem sentido, da melhor maneira e dentro do contexto organizacional.

Os programas intraempreendedores demandam liberdade de criação e um ambiente favorável para sugestões diversas e testes de melhorias. Alguns exemplos disso são os programas de aceleração e startups internas, a exemplo do Bradesco.

Ponha em prática na sua empresa

Não adianta passar pela fase de avaliação e testes sem pôr em prática todo o aprendizado sobre empreendedorismo organizacional, o intraempreendedorismo.

Nesse sentido, após a avaliação, tanto do ambiente quanto da equipe, é hora de delegar funções e acompanhar as demandas de cada colaborador e do time como um todo. Assim, a visão geral das ações e dos processos terá maior sucesso durante a jornada.

Outras lições que podem ser interessantes no processo da formação do intraempreendedorismo são:

  • design thinking;
  • ideias inovadoras;
  • lean construction; e
  • lean startup.

Buscar desenvolver a visão empreendedora ou aperfeiçoar essas características é importante não só para gestores. Há estudos vez mais ricos e elaborados nesta área.

As ferramentas para o intraempreendedorismo também são positivas para quem busca a estabilidade de trabalhar em uma empresa e não pretende se arriscar como empreendedor individual, por exemplo.

Aliando a visão de inovação e liderança com as oportunidades e processos criativos dentro das organizações, o intraempreendedor tem mais chances de alcançar o sucesso profissional.

Para saber mais sobre essa área, esses outros artigos vão interessar a você:

  • Será que você sabe mesmo o que é Psicologia Positiva?
  • Liderança Positiva é uma nova forma de liderar. Entenda
  • 13 dicas sobre como aplicar a positividade no processo de Coaching

Até a próxima!

Quer ler mais? Este e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior. Além disso, tem em seu quadro de docentes excelentes professores de renome no mercado.

A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, com quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançasse o status que tem hoje. Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com o qual sempre sonhou.

Artigos relacionados

Aprenda como combater a procrastinação nos estudos A palavra procrastinar tem origem latina, sendo que “pro" significa para, diante, adiante, ou em favor de, e “crastinus", quer dizer do amanhã. Há muitos sinônimos para esse fenômeno: adiar, tardar, demorar, enrolar, espaçar, transferir para outro dia, ou seja...
Como se tornar um profissional de sucesso: 10 hábitos para começar hoje Você já se perguntou o que uma pessoa faz para se tornar um profissional de sucesso? Tudo se resume ao seu conjunto de hábitos saudáveis, tanto pessoais como profissionais. Um hábito é uma prática consistente que é difícil abandonar depois de estabelecido....
9 benefícios incríveis da gamificação na educação Antes de falarmos da gamificação na educação, precisamos perguntar: você sabe o que é a gamificação? https://www.youtube.com/watch?v=l_Vsm67oYqE É uma técnica que adapta conceitos e ideias do universo dos jogos para o mundo real, com o objetivo de incent...

Sobre Sam Cyrous

Mestre em Psicoterapia Relacional pela Universidad de Sevilla (Espanha, 2007). Psicólogo pela Universidade do Algarve (Portugal, 2003). Storyteller Estratégico (capacitado pela Internationale Akademie für Positive und Transkulturelle Psychotherapie, Alemanha). Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Goiás. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégicos da Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás. Secretário da Associação Brasileira de Logoterapeuta e Análise Existencial. Curador do TEDxGoiânia, e Empreendedor Social. Coordenador da especialização em Logoterapia & Análise Existencial do IPOG.

Comentários

Educação e Cultura Organizacional

  • Carreira
  • Gestão de Projetos
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Educação e Cultura Organizacional

    Aula remota não é EAD? Entenda as diferenças e todas as vantagens

    22 de maio de 2020

  • Educação e Cultura Organizacional

    Segurança pública brasileira: desafios e propostas de melhorias

    30 de julho de 2019

  • Carreira

    Guia de carreira: o que levar em consideração ao escolher uma pós?

    08 de janeiro de 2021


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo