Descubra por que fazer MBA em Gestão de Tecnologia da Informação
5 minutos de leitura

Descubra por que fazer MBA em Gestão de Tecnologia da Informação

Saiba por que fazer uma MBA em Gestão de Tecnologia da informação é uma excelente oportunidade para alavancar sua carreira.

Estamos vivendo o que os especialistas chamam de a 4ª Revolução Industrial, uma era onde a tecnologia vem trazendo novas necessidades e inúmeras possibilidades para o mundo dos negócios.

Neste cenário, as empresas demandam por profissionais de TI que, mais que entender de tecnologia, consigam falar sobre negócios.

Portanto, se você deseja ser esse profissional, cursar um MBA em Gestão de Tecnologia da Informação é o caminho para você.

Esse curso de especialização é indicado tanto para profissionais de TI que se interessam pelo mundo dos negócios quanto para administradores (ou profissionais de áreas afins) apaixonados por tecnologia.

Você se encaixa em um desses dois perfis? Então, esse texto é para você.

Vamos descobrir juntos um pouco mais da realidade e das oportunidade e exigências deste setor, além de conferir dicas para escolher o melhor MBA em Gestão de Tecnologia da Informação do país.

Continue a leitura e confira!

Por que fazer uma Pós-graduação na área de TI?

MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação - Liderança, Governança e Negócios

O Brasil é o 9º maior mercado do mundo de TI, com vendas de hardware, software e serviços globais que representam 1,9% do total global.

Os dados são apresentados pelo portal Computerworld, que ainda apresenta o país como responsável por 36.5% das vendas totais do setor na América Latina.

Além da expansão econômica, neste mercado as atualizações são constantes, ocorrendo quase que em tempo real, afinal, a novidade é o que movimenta o setor de TI.

Atrelado a isto, existe a crescente demanda por profissionais que tenham mais do que conhecimento técnico.

A maioria deles se relaciona muito bem com máquinas e softwares, mas apresentam uma deficiência no que diz respeito a questões que envolvem a administração de pessoas e processos.

Este é um dos grandes desafios da área: encontrar profissionais que, para além da tecnologia, entendam de gestão e de negócio.

Para ser esse profissional, fazer uma pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação é o primeiro passo.

Agora, se você é do time dos que pensam:

na internet eu encontro uma série de materiais educativos que me ajudam a ficar atualizado na minha área, por isso fazer uma Pós-graduação ou MBA em Gestão de Tecnologia da Informação não é tão urgente assim.”

Deixe-me te dar uma notícia: esse pensamento não só está equivocado, como é resultado de um olhar bem limitado da realidade.

Saiba que para assumir um cargo de gestão ou liderança de um time, você precisará se tornar um profissional que, além de especializado, consiga conversar com outras áreas, especialmente no que diz respeito a conhecimentos sobre o dia a dia do mundo dos negócios e da administração de uma empresa.

E isso você não encontra navegando na internet.

 

Para quem este curso é indicado?

A área de Gestão de Tecnologia da Informação tem espaço para os mais variados perfis profissionais: desde o aluno recém-formado em TI que gosta de gestão, até o profissional mais experiente que deseja dar um upgrade na carreira.

Inclusive quem vem de outras áreas, mas é apaixonado por tecnologia, também encontra o seu lugar para atuar nesse mercado.

Ainda resta espaço para profissionais que necessitam gerir a TI como um negócio, bem como para aqueles que trabalham ou pretendem trabalhar com isso e almejam um cargo de Gestor de TI (CTO) e/ou CIO.

Se você ainda não tem certeza sobre a importância de fazer um MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, responda para si mesmo:

Você se identifica como um profissional tecnicamente bom, mas reconhece que precisa desenvolver melhor as relações interpessoais, o desenvolvimento de projeto e processos e/ou questões ligadas a venda e gestão de negócios?

Se a sua resposta foi positiva, deixe-me ser repetitivo: sim, essa qualificação é para você!

Na dinâmica de um curso MBA, os conhecimentos são transmitidos por professores com experiência de mercado e através da troca de experiência entre os alunos na sala de aula.

Além disso, é necessário que você se mantenha atualizado tecnologicamente. O desenvolvimento de tecnologias como sistemas 3D, realidade aumentada, a internet das coisas, processamento em nuvem, inteligência artificial e big data têm aquecido o setor de tecnologias e aumentado o valor de um Executivo de TI diante do mercado.

Por isso, não perca mais tempo e garanta seu lugar nesta área fazendo um MBA em Gestão de Tecnologia da Informação em uma instituição que seja referência em formar grandes profissionais.

Conheça o MBA em Gestão de Tecnologia da Informação do IPOG

O MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação – Liderança, Governança e Negócios do IPOG busca formar gestores de TI capacitados a alinhar, estrategicamente, os objetivos do negócio com as tecnologias disponíveis, a fim de criar projetos com um ROI cada vez maior.

A ideia é apresentar conhecimentos atualizados sobre os fundamentos e as práticas em TI, envolvendo teoria, normas, ferramentas e técnicas alinhadas à prática necessária para a aplicação nas empresas.

Os gestores formados neste curso serão capacitados para se tornarem profissionais éticos, que valorizam as pessoas e desenvolvem um modelo de gestão estratégica e sistêmica, onde as ferramentas e técnicas são aproveitadas para construção de projetos de TI nas empresas.

Quais são os diferencias deste MBA?

O principal diferencial deste MBA é a sua configuração que conta com disciplinas que provêm de um conjunto de habilidades críticas que todas as organizações, em nível global, necessitam dos profissionais de Gestão da Tecnologia da Informação.

O MBA em Gestão de Tecnologia da Informação do IPOG está baseado em um triângulo de competências: liderança, técnica e negócios.

O objetivo é ir além do aprimoramento de competências técnicas e de ferramentas relacionadas à Tecnologia da Informação.

O gestor formado pelo IPOG aprenderá a unir TI aos Negócios, tendo por base competências comportamentais, individuais, humanas e de liderança.

Com este MBA no currículo, o aluno terá um grande diferencial competitivo para sua carreira profissional.

Outro diferencial importante é o corpo docente do IPOG, que é formado por Mestres e Doutores especialistas em seus respectivos assuntos.

Além da experiência acadêmica, esses professores possuem know-how na aplicação desses conhecimentos em empresas públicas e privadas, atuando como consultores em companhias nacionais e internacionais, tais como:

  • SAP;
  • Microsoft;
  • Oracle;
  • IBM;
  • HP;
  • CA;
  • Editora Abril;
  • BB;
  • Correios;
  • Petrobrás;
  • Eletronorte;
  • Infraero;
  • Serpro;
  • Presidência da República;
  • entre outras.

Em sua maioria, são também autores de livros e artigos em revistas especializadas.

Além disso, em sua metodologia de ensino, esses profissionais utilizam softwares voltados aos conteúdos, tanto nas aulas teóricas quanto nas aulas práticas. O desenvolvimento de seminários e trabalhos práticos também faz parte da rotina do curso.

 


Formação Curricular

Na formação curricular do nosso MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, destacam-se as disciplinas de:

Mais do que desenvolver técnicos, esse MBA destina-se a você que quer se manter atualizado frente aos novos desafios da área de Tecnologia da Informação, equilibrando as demandas de Negócio e Liderando a revolução Tecnológica em busca da Inovação e resultados para as organizações!

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale ter uma pós-graduação em um local que não será valorizado por recrutadores e executivos?

O Instituto de Pós-Graduação e GraduaçãoIPOG realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,1%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Artigos relacionados

4 Dicas para evitar transtornos no ambiente virtual Você já calculou quantas horas por dia passa conectado na internet? Não há dúvidas: ela tem assumido um papel cada vez mais importante nas nossas vidas e o uso das redes sociais está cada vez mais presente no nosso cotidiano. A nova geração, desde muito ced...
Se você é um profissional de TI, com certeza, irá se identificar com essa rotina bugada Se você começou a ler esse texto, tenho certeza que sua rotina como profissional de TI costuma ser recheada de bugs, situações constrangedoras e, até mesmo, engraçadas – depois que passam, claro. Falo isso com base nas minhas experiências com o trabalho, poi...
Glossário de TI: 30 termos que você precisa conhecer Os processos que envolvem a área de TI são diversos: vão desde operações simples, como a formatação de um sistema, até estruturações mais complexas, como o desenvolvimento de uma interface. Seja qual for o nível dessas atividades, para quem está interessad...

Sobre Marsal Melo

Professor IPOG, Analista de Sistemas, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Mestrando em Administração de Empresas (UFG). É Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos certificado PMP, Mentor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG e Coach pelo IBC. É Diretor da Empresa Efeta Soluções, Presidente do PMI-GO e Diretor de Comunicação da ASSESPRO-GO. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Equipes, Processos e Projetos.