Ensino a distância: principais características que você deve conhecer
5 minutos de leitura
28 de outubro de 2020

Ensino a distância: principais características que você deve conhecer

Ensino a distância: principais características que você deve conhecer

O contexto de pandemia do coronavírus pôs em evidência modelos pedagógicos apoiados no uso da tecnologia. Com salas de aulas fechadas, em cumprimento às medidas de isolamento social, a educação precisa seguir.

Dentre as modalidades de ensino que mais têm crescido nos últimos anos está o EAD. Contudo, muita gente ainda desconhece as principais características do ensino a distância.

Ano após ano, com os constantes investimentos e avanços nessa modalidade, especialmente em instituições de ensino privadas, muitos alunos descobrem como a educação a distância está bem estruturada e ofertando formação de qualidade em todos os níveis.

Mas como funciona um curso EAD? Em que ele difere de um curso presencial? Pensando nessas questões, elaboramos este artigo sobre o ensino a distância e suas principais características. Boa leitura!

Ensino a distância: principais características dessa modalidade

Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a expectativa é que, em 2023, haja mais alunos matriculados em cursos a distância do que na educação presencial. 

Confira as principais qualidades que têm atraído tantos alunos! 

Flexibilidade e comodidade 

Uma das principais características do ensino a distância é a flexibilidade de horários. Ao contrário da sala de aula tradicional, o EAD é uma modalidade baseada no que chamamos de atividades assíncronas.

Isso significa que não é necessário que professores e alunos se reúnam em um horário fixo para dar início ao processo de ensino-aprendizagem. O estudante fica livre para assistir às aulas no horário, local e aparelho que desejar.

O estudo a distância é um formato ideal para quem tem pouco tempo disponível e quer potencializar o sucesso profissional. Afinal, você pode separar o tempo de estudo de acordo com sua rotina. Não precisa perder tempo com deslocamento nem se preocupar com a distância.

Aula virtual

No ensino a distância, outra das principais características é a aula on-line – ou videoaula. Normalmente, essas aulas são gravadas e ficam disponíveis para o aluno assistir no próprio ritmo e quantas vezes desejar.

No entanto, há casos em que aulas ao vivo acontecem, mas elas também podem ficar disponíveis para acesso posterior. Além disso, outras atividades interativas e exercícios on-line complementam as aulas, enriquecendo a experiência de estudo.

Na era digital, a forma mais comum de acessar esse conteúdo é por meio de computadores, tablets e smartphones. Basta uma conexão estável com a internet e acessar o exclusivo ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Considerando que, segundo o IBGE, o acesso à internet já chega a 79% da população, percebe-se que o ensino a distância é uma forma de democratizar o acesso ao ensino. Há graduação, pós-graduação e outros cursos acessíveis para além das fronteiras.

Material didático e recursos

Com a separação física entre estudante e professor, a interação de aprendizagem é mediada com recursos tecnológicos e material didático. Este pode ser impresso, distribuído no polo presencial, ou acessado na biblioteca de conteúdo on-line.

As atividades do EAD costumam estar distribuídas nesses recursos e materiais, formando a carga horária da formação. Tudo organizado para tornar possível a comunicação professor-aluno e dinamizar e enriquecer o processo de formação.

Assim, além das videoaulas e dos materiais didáticos produzidos para cada disciplina, é comum haver fóruns, chats, quizzes e muita inovação disponível.

Veja também >> Plano de carreira profissional: monte o seu em 5 passos

Professores e tutores

No ensino a distância, os professores são responsáveis por ministrar as aulas e pela estruturação didática do curso e dos materiais. São basicamente as mesmas funções que ocupariam na educação presencial, porém em um ambiente on-line e com uma modalidade de ensino distinta.

Pode-se dizer, no entanto, que o papel do professor no EAD é mais descentrado devido ao fato de que, no ensino a distância, uma das principais características é ser autoinstrucional.

Há ainda os tutores, professores incumbidos de dar suporte pedagógico aos alunos, tirando dúvidas, propondo interações, observando e facilitando o fluxo de conhecimento

Estudar por EAD é autoinstrucional, mas jamais solitário. Tanto os recursos tecnológicos quanto a concepção dos cursos existem para possibilitar a interatividade que enriquece a experiência do estudante.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Outra das principais características do ensino a distância é ser organizado em uma ou mais plataformas de aprendizado. Uma das mais populares é o Moodle, mas ela não é única.

Na prática, existem milhares de AVAs diferentes, alguns mais modestos e outros mais completos. Todos têm diferentes ferramentas e servem ao propósito de abrigar os recursos do curso e ser a interface com a instituição, tornando o aprendizado possível.

Graças aos avanços da tecnologia, há plataformas on-line cheias de recursos, como chats, gerador de desempenho, espaço de gestão dos estudos, colaboração simultânea etc. Tudo com segurança, exclusividade e política de privacidade.

Diplomas válidos pelo MEC

Engana-se quem acha que os cursos de graduação e pós-graduação não são exigentes. Para que uma instituição de ensino possa funcionar e emitir diplomas válidos, ela precisa cumprir regulamentações do Ministério da Educação.

Uma dessas exigências, por exemplo, refere-se às atividades presenciais, que precisam ocupar pelo menos 20% da carga horária. Isso sustenta a existência dos polos presenciais e as avaliações periódicas que costumam acontecer nesses espaços.

A frequência e as formas de avaliação de cada unidade de ensino costumam ser fornecidas por meio de um calendário ou cronograma do curso.

Outra novidade do Ministério da Educação é que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) agora aceita inscrições para cursos EAD.

Leia também >> Saiba quais os tipos de pós-graduação você pode cursar

Melhor custo-benefício

Outra das principais características do ensino a distância é o custo-benefício. Já pensou em se atualizar e conseguir um certificado do ensino superior de forma mais barata?

Os cursos EAD costumam ser mais econômicos, com mensalidades mais baratas. Isso acontece porque as instituições precisam investir menos em estrutura física. Além disso, em cursos que visam alcançar públicos no Brasil inteiro, a precificação considera também as regiões que pagam menos para manter os valores atrativos.

Além de tudo, o aluno economiza aquilo que gastaria indo até um curso presencial, como transporte, alimentação etc. 

Ensino a distância: principais características que o estudante pode desenvolver

MBA, especialização e as demais possibilidades do EAD normalmente seguem a linha da metodologia ativa. Isso significa que elas têm foco na inserção ativa do estudante no próprio processo de aprendizagem.

Na prática, o aluno se torna parte fundamental na construção do seu conhecimento e no desenvolvimento de diversas habilidades.

Algumas dessas competências desenvolvidas nas formações EAD são:

  • autonomia
  • responsabilidade
  • comprometimento
  • adaptabilidade
  • capacidade de planejamento
  • capacidade de gestão
  • visão estratégica
  • capacidade crítica e inovadora

Ao encontrar uma instituição de ensino conhecida e bem avaliada e engajar-se constantemente com os materiais e atividades, o aluno oriundo do EAD assegura sua formação de qualidade, investe no futuro, em seu crescimento e na empregabilidade, mesmo em cenários de crise.

Se você está considerando fazer um curso EAD, antes de tomar uma decisão, não deixe de conferir tudo que o IPOG oferece aos seus alunos. Fale conosco para saber mais!

Gostou deste artigo sobre o ensino a distância e suas principais características? Descubra mais 3 artigos que também podem interessar:

Esses e outros temas você encontra no blog IPOG!

Artigos relacionados

Gestão Educacional para professores é importante para a carreira? Quando falamos em gestão educacional, não nos referimos apenas à administração de uma instituição de ensino, como muitos imaginam. Falar sobre gestão educacional é bem mais amplo, pois considera processos, técnicas, pessoas. Já a administração educacional faz ...
Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017 O ano de 2016 terminou e muita gente não conseguiu encontrar uma vaga de emprego. Com os orçamentos reduzidos, algumas empresas continuam tentando diminuir os gastos e equilibrar as contas. Mas, de acordo com uma pesquisa da revista Exame.com, o ano de 2017 já...
A importância do Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais O desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores do mercado de trabalho e até mesmo no nosso cotidiano. O volume de empreendimentos sob a forma de projetos tem crescido rapidamente e envolve as mais div...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários