8 dicas para escolher melhor qual faculdade fazer
2 minutos de leitura
14 de julho de 2017

Qual faculdade fazer? 8 dicas para escolher a melhor graduação para você

qual faculdade fazer

Por incrível que pareça, mesmo com o vasto acesso a informação que temos hoje em dia, ainda é comum que muitos jovens cheguem ao final do ensino médio indecisos sobre qual faculdade fazer e profissão seguir. No início desse processo de escolha, geralmente são feitas pesquisas em sites e ainda estabelecidas conversas com pessoas que já estão atuando do mercado. O objetivo, é claro, é buscar algumas dicas que podem tornar essa escolha mais clara.

Com isso, já são descartadas algumas opções e a procura passa a ser mais segmentada. Outro passo pode ser a avaliação da sua história pessoal, no sentido de que valores estão impressos em sua identidade, quais experiências foram positivas ou lhe trouxeram desafios que deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.

É importante pensar que a escolha de uma profissão seja feita por propósito. É preciso levar em consideração algo que tenha sentido existencial, algo que você se realize. Todavia, há fatores que influenciam muito na decisão, como a influência da família e profissões que estão em destaque por rentabilidade ou abertura de mercado. Veja a seguir alguns critérios que irão lhe ajudar ainda mais nesse momento tão importante:

Qual faculdade fazer: escolha um curso de graduação que é verdadeiramente importante para você

É interessante estar antenado nas profissões novas e segmentos que podem ser prósperos, já que tendem a trazer expectativas bem interessantes. Escolher a profissão que traga sentido e realização é uma escolha saudável, pois dará a chance da realização não apenas financeira.

Descubra suas vocações e habilidades

O autoconhecimento é um exercício importante para todos. Testes vocacionais também podem ajudar muito, faça-os!

Leve em consideração as tendências de mercado e a vocação

Ambas as coisas são muito importantes. Mas, o que mobiliza meus recursos afetivos, positivamente, certamente merece ser observado.

Permita-se errar

Atualmente, exige-se dos adolescentes algo muito importante e em uma idade ainda precoce. Escolher o que eu quero para o resto da vida aos 16, 17 anos é quase um ‘pecado’. Assim, lembrar-se que o erro é permitido. Além disso, neste cenário, ele pode ser enriquecedor e fundamental.

Ainda está em dúvida em qual faculdade fazer? Veja essas outras dicas rápidas:

  •  Assista algumas aulas como ouvinte em cursos do seu interesse;
  •  Converse com profissionais das áreas de seu interesse;
  •  Participe de eventos científicos;
  •  Analise as tendências de mercado com cuidado.

Depois de refletir sobre tudo isso, haverá um momento em que você terá que assumir os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que correrá com confiança. Boa sorte!

Leia Também:

As vantagens de investir no estudo à distância

Já pensou em como estará sua carreira no futuro? Confira dicas importantes para o sucesso

Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017


Artigos relacionados

Coaching Educacional: você conhece os benefícios? O Coaching tem como propósito melhorar, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas, a performance das pessoas que recorrem a esse recurso. Afinal, existem diversas áreas da vida que requerem desenvolvimento e há também vários tipos de coachings como o Co...
Formei! E agora, por que devo fazer uma especialização? A experiência adquirida em uma graduação há um bom tempo deixou de ser o principal motivo para conseguir um bom cargo nas organizações e até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, os recrutadores dão vantagens para aqueles que possuem algum ...
Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017 O ano de 2016 terminou e muita gente não conseguiu encontrar uma vaga de emprego. Com os orçamentos reduzidos, algumas empresas continuam tentando diminuir os gastos e equilibrar as contas. Mas, de acordo com uma pesquisa da revista Exame.com, o ano de 2017 já...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários