7 livros que mudarão sua vida para sempre
3 minutos de leitura

7 livros que mudarão sua vida para sempre

Leitura, Livros, Livros que vão mudar a sua vida, IPOG

Ler para mim sempre foi um hobbie, é um dos pontos altos do dia quando paro frente aos livros e começo a desvenda-los. Claro, que muitas pessoas, ainda, tem pavor de ler. (Claro que para esses, temos uma listinha bem bacana também: 4 motivos que vão te fazer entender porque você precisa voltar a ler hoje mesmo). No entanto, o que é indiscutível é a importância da leitura nas nossas vidas. Já vi algumas pessoas dizerem que as vezes preferem outros formatos e simplesmente desconsideram os livros. O que valorizo tanto nos livros é que ali estão condensadas várias experiências super importantes da pessoa.

Quando fazemos um vídeo, palestra, artigo, até uma conversa tem muito do imediatismo, o que vem na hora, as palavras, insights, emoções, no livro é diferente. Ele é constituído de muito tempo de pesquisa, escrita, apagar, fazer novamente, encontrar uma lógica, fazer um livro é uma longa jornada, possivelmente a maior na questão de passar o conhecimento adiante.

Eu já escrevi dois livros impressos e posso garantir: É impossível fazer sem muita concentração e dedicação. Portanto, sempre imagino que tenha separado ali naquela obra coisas extremamente importantes para alguém, pois ninguém para todo esse tempo e energia para colocar apenas conhecimento ruim, qualquer coisa.

Dentre as perguntas que mais recebo são dicas de livros, resolvi então parar e analisar quais foram os 7 livros que mais mudaram minhas ideias nos últimos tempos e passar a vocês. Vamos a lista?

Listinha básica de livros que você precisa ler

FAMA, FORTUNA E AMBIÇÃO – OSHO

Este talvez tenha o livro que mais deu um nó na minha mente, quem sabe na minha vida. Foi um dos primeiros livros que li dele e me fez questionar muitas coisas. Tanto para o empreendedorismo, mas principalmente para questões ainda mais profundas, me fez refletir sobre alguns porquês e tomar medidas drásticas sobre minha vida. Foi ótimo, mas prepara-se para algo desafiador e polêmico.

STARTUP LEAN – ERIC RIES

Na questão de empreendedorismo nenhum livro, jamais causou tanto impacto na minha vida quanto este. É a bíblia das Startups e acredito que não terá como ser desbancado, é o livro que lhe faz perceber de fato como o jeito de pensar negócios mudou. É impossível hoje querer entrar no mundo das Startups e jamais ter lido esse livro. Eu já li pelo menos umas 5 vezes e continuo aprendendo muito a cada vez.

DOM QUIXOTE – MIGUEL DE CERVANTES

O clássico dos clássicos talvez, mas nada como uma boa história estimulante que lhe faça lembrar de coisas essências da sua vida. Eu acho uma história simples, agradável, que me traz uma sensação tão boa que mal consigo explicar. O Dom Quixote virou meu herói favorito, pois é feito apenas de coragem e tem uma loucura charmosa. Todo o ano eu leio este livro, e sempre fico feliz, parece como ver Friends ou How I Met Your Mother mais uma vez, não consigo enjoar.

O VENDEDOR DE SONHOS – AUGUSTO CURY

Estilo o Osho é impossível não questionar muitas das coisas que você faz na sua vida, no entanto este é em formato de história. Acredito que tenha sido um dos livros mais marcantes da minha vida, se não o numero 1. As lições que o personagem principal passa nos faz questionar diversas coisas da nossa vida para estabelecermos melhores crenças, proposito e ficar melhor consigo mesmo.

THE RAINFORREST – VICTOR HWANG

A minha grande paixão na vida são as Startups, e ajudar a fomentar elas, incentivar as pessoas a começar negócios inovadores, os primeiros passos estão entre as coisas que mais me deixam felizes. Este é o livro numero 1 sobre entender ambientes de Startups e assim compreender muito mais sobre como incentivar o assunto. Este livro mudou muitas das minhas ideias e serviu como base de diversos trabalhos na minha vida.

MENTES PODEROSAS – MATTHEW MACDONALD

Este acredito que foi o livro mais interessante de Neurociência que li, eles que me fez estudar infinitamente mais sobre o assunto. Eu gostava e vinha aprendendo o tema constantemente, no entanto, depois dessa leitura, praticamente acelerei muito tudo que buscava do assunto. É ótimo para entender curiosidades da mente e saber lidar melhor com ela.

SATISFAÇÃO GARANTIDA – TONY HIESH

Muito da minha carreira eu devo a ele. Esse livro despertou em mim muito das minhas crenças do novo mundo dos negócios e me deu um horizonte sobre isso. É inspirador ver algo como a Zappos e o Tony em ação. Este livro é delicioso, cheio de boas dicas, histórias animadas e faz você perceber a importância de uma grande missão e ambiente espetacular de trabalho.

Mesmo com os livros e começando a estudar, você pode ficar com um pouco de medo na hora de empreender, este podcast ajuda você a pensar um pouco mais a fundo sobre isso – Cair Faz Parte Da Jornada Empreendedora

Você pode encontrar bons resumos na web, eu seguido passo alguns para o pessoal, mas isso é apenas para ter um insight sobre o assunto, se você gostou compre o livro e se aprofunde. Vale a pena.

Artigos relacionados

10 profissões em alta em 2018. Confira! O ano de 2018 promete ser de retomada na economia. Mesmo em passos lentos, o mercado volta a reaquecer. E as empresas anseiam por isso para retomar com a contratação de funcionários. Por isso, se você está por aí em busca de uma vaga de trabalho ou até mesmo p...
Como iniciar sua consultoria contábil? Já sabemos que a área de contabilidade é uma das que mais cresce no mundo, ocupando a quarta posição entre as profissionais com mais oportunidades no mercado de trabalho atualmente. A grande vantagem desse segmento é que há muitas possibilidades de atuação, en...
Como ser competitivo em tempos de crise econômica Estamos totalmente absorvidos pela crise econômica e política que é considerada uma das maiores dos últimos 50 anos. Não precisa ir longe para constatar tal verdade. Uma busca rápida no site do Banco Central mostra que durante o crash da Bolsa de Nova Iorque e...

Sobre Bruno Perin

Graduado em Administração, empreendedor serial, investidor, palestrante, escritor e professor do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG.