Pós-Graduação: Como fazer dela um investimento na sua carreira?
3 minutos de leitura

Pós-Graduação: Como fazer dela um investimento na sua carreira?

Hoje em dia já virou clichê dizer que para se destacar em sua carreira, é preciso se atualizar. Mesmo assim, isso continua sendo uma verdade. Não importa em qual o momento profissional você esteja, uma pós-graduação pode sim ser a opção que você buscava para enriquecer o currículo.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e busca por profissionais com alta qualificação. Segundo dados da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, de agosto de 2012, quem faz uma especialização, MBA, doutorado ou mestrado chega a ganhar até 70% mais que alguém que cursou apenas uma graduação, dependendo do nível hierárquico.

Com esse cenário, tem aumentado a procura por cursos de pós-graduação. E a tendência é que a oferta aumente também. A meta do plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), de 2011, é duplicar as vagas e a titulação de pós-graduados até 2020. Por isso vale a pena se informar e agir para não ser atropelado e ficar para trás.

Engenheiros, atenção!

No caso da Engenharia Civil, a situação merece ainda mais atenção, segundo o coordenador das especializações voltadas para a área no IPOG, Flávio Sohler. Segundo ele, as graduações de engenharia no Brasil são insuficientes para a formação técnica destes profissionais. “Hoje os alunos chegam  [na especialização] sem saber algumas coisas que deveriam ser básicas. É uma realidade no Brasil, tantos nas universidades públicas como particulares”, lamenta.

Por isso, para Sohler, cursar uma pós-graduação passou a ser algo necessário tanto para quem está iniciando sua atuação no mercado e deseja se sentir mais preparado, como para quem busca mudanças na rota da carreira. “A especialização vai te capacitar para trabalhar em detalhes que ficaram pendentes na graduação”, explica o coordenador.

No entanto, não basta fazer uma pós-graduação para garantir sua ascensão profissional. É preciso aproveitar cada oportunidade oferecida durante o período de estudos. O aluno que consegue identificar essas possibilidades, é capaz de sair na frente e alcançar novos horizontes.

E por falar em novos horizontes…

A possibilidade de ter acesso a uma gama de conteúdos em um curto espaço de tempo faz da pós-graduação uma excelente opção para quem deseja descobrir uma nova opção de atuação. Seja dentro da sua área ou não, é possível se especializar com profissionais que levam para a sala de aula conhecimento prático, porque atuam no mercado diariamente.

Essas experiências dão ao aluno um know-how que o permitem iniciar sua atuação logo ao final de cada módulo, como acontece no IPOG, por exemplo. “A ideia é que o aluno assista as aulas no final de semana e na segunda-feira, já se sinta capaz de colocar tudo o que aprendeu em prática”, pontua Flávio Sohler.

Quem está prestes a assumir uma nova posição na empresa onde trabalha ou que sonha em ser promovido, também precisa se capacitar. Os cursos de especialização vão oferecer ferramentas para que o aluno se adapte à atual dinâmica do mercado.

Networking

Já imaginou iniciar uma pós-graduação buscando crescer na sua carreira e concluir a especialização tendo uma oportunidade que há menos de dois anos você nem sonhava que poderia ser real? Pois é, coisas assim acontecem em ambientes de pós-graduação.

Não se trata de mágica, nem de papo de vendedor. É que as especializações oferecem a oportunidade de networking, que nada mais é que ampliar sua rede de contatos profissionais. “A primeira função de uma pós-graduação sempre é fazer um networking entre as pessoas do curso. No caso da engenharia, você conhece empresários, executores de obras, projetistas e calculistas, professores…”, destaca Flávio Sohler.

Ou seja, você convive com pessoas com interesses semelhantes e mesmo campo de atuação. Dessa convivência, podem surgir importantes contatos, parcerias e oportunidades. Além disso, também é uma maneira de se fazer conhecido no mercado.

Agora, a última dica que também é super importante! Cuidado com a escolha da pós-graduação. Procure uma instituição de credibilidade, chancelada pelo MEC e que ofereça uma especialização alinhada com seus objetivos profissionais e que lhe permita aplicar o que aprendeu no mercado de trabalho.

Isso significa que se você reconhecer a importância de fazer uma pós-graduação e aproveitar ao máximo este ambiente, absorvendo todo o conhecimento apresentado, colocando em prática o que foi ensinado, ampliando sua rede de contatos e tendo o cuidado de estar em uma instituição de credibilidade, chancelada pelo MEC, não há como seu futuro ser igual à sua atual realidade.

Artigos relacionados

Faça do Retail Design uma oportunidade para sua carreira O Retail Design vem ganhando cada vez mais importância no Brasil. Trata-se da arquitetura voltada para proporcionar uma boa experiência de compra. É pensar no ponto de venda como um espaço que traz características da marca e onde iluminação, produto, comunicaç...
O que falta no mercado para profissionais de engenharia? Os profissionais de engenharia estão entre os mais bem cotados para serem os “profissionais do futuro”. O termo se refere aos melhores candidatos às vagas relacionadas ao mundo da tecnologia, da construção e do gerenciamento de projetos. No entanto, os pro...
Entenda porque o Design de Interiores não é mais o mesmo Fazer um projeto é um desafio. É preciso unir criatividade, estética, funcionalidade e é claro, sempre lembrando de humanizar o ambiente. Por isso é que o Design de Interiores tem sido uma área muito visada ultimamente. E assim como a sociedade passa por uma ...

Sobre Flavio Augusto Settimi Sohler

Pós-Doutor em Engenharia Civil-TUHH (Alemanha) e LNEC (Portugal); Cursou doutorado em engenharia civil na UFRGS; Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO; Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ; Pós-Graduado em Análise de Sistemas-PUC-RJ e Project Finance-USP; Graduado em engenharia civil pela PUC-RJ. Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção; MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações; MBA em Negócios Imobiliários & Inteligência de Mercado