Pós-Graduação: Como fazer dela um investimento na sua carreira?
3 minutos de leitura

Pós-Graduação: Como fazer dela um investimento na sua carreira?

Hoje em dia já virou clichê dizer que para se destacar em sua carreira, é preciso se atualizar. Mesmo assim, isso continua sendo uma verdade. Não importa em qual o momento profissional você esteja, uma pós-graduação pode sim ser a opção que você buscava para enriquecer o currículo.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e busca por profissionais com alta qualificação. Segundo dados da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, de agosto de 2012, quem faz uma especialização, MBA, doutorado ou mestrado chega a ganhar até 70% mais que alguém que cursou apenas uma graduação, dependendo do nível hierárquico.

Com esse cenário, tem aumentado a procura por cursos de pós-graduação. E a tendência é que a oferta aumente também. A meta do plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), de 2011, é duplicar as vagas e a titulação de pós-graduados até 2020. Por isso vale a pena se informar e agir para não ser atropelado e ficar para trás.

Engenheiros, atenção!

No caso da Engenharia Civil, a situação merece ainda mais atenção, segundo o coordenador das especializações voltadas para a área no IPOG, Flávio Sohler. Segundo ele, as graduações de engenharia no Brasil são insuficientes para a formação técnica destes profissionais. “Hoje os alunos chegam  [na especialização] sem saber algumas coisas que deveriam ser básicas. É uma realidade no Brasil, tantos nas universidades públicas como particulares”, lamenta.

Por isso, para Sohler, cursar uma pós-graduação passou a ser algo necessário tanto para quem está iniciando sua atuação no mercado e deseja se sentir mais preparado, como para quem busca mudanças na rota da carreira. “A especialização vai te capacitar para trabalhar em detalhes que ficaram pendentes na graduação”, explica o coordenador.

No entanto, não basta fazer uma pós-graduação para garantir sua ascensão profissional. É preciso aproveitar cada oportunidade oferecida durante o período de estudos. O aluno que consegue identificar essas possibilidades, é capaz de sair na frente e alcançar novos horizontes.

E por falar em novos horizontes…

A possibilidade de ter acesso a uma gama de conteúdos em um curto espaço de tempo faz da pós-graduação uma excelente opção para quem deseja descobrir uma nova opção de atuação. Seja dentro da sua área ou não, é possível se especializar com profissionais que levam para a sala de aula conhecimento prático, porque atuam no mercado diariamente.

Essas experiências dão ao aluno um know-how que o permitem iniciar sua atuação logo ao final de cada módulo, como acontece no IPOG, por exemplo. “A ideia é que o aluno assista as aulas no final de semana e na segunda-feira, já se sinta capaz de colocar tudo o que aprendeu em prática”, pontua Flávio Sohler.

Quem está prestes a assumir uma nova posição na empresa onde trabalha ou que sonha em ser promovido, também precisa se capacitar. Os cursos de especialização vão oferecer ferramentas para que o aluno se adapte à atual dinâmica do mercado.

Networking

Já imaginou iniciar uma pós-graduação buscando crescer na sua carreira e concluir a especialização tendo uma oportunidade que há menos de dois anos você nem sonhava que poderia ser real? Pois é, coisas assim acontecem em ambientes de pós-graduação.

Não se trata de mágica, nem de papo de vendedor. É que as especializações oferecem a oportunidade de networking, que nada mais é que ampliar sua rede de contatos profissionais. “A primeira função de uma pós-graduação sempre é fazer um networking entre as pessoas do curso. No caso da engenharia, você conhece empresários, executores de obras, projetistas e calculistas, professores…”, destaca Flávio Sohler.

Ou seja, você convive com pessoas com interesses semelhantes e mesmo campo de atuação. Dessa convivência, podem surgir importantes contatos, parcerias e oportunidades. Além disso, também é uma maneira de se fazer conhecido no mercado.

Agora, a última dica que também é super importante! Cuidado com a escolha da pós-graduação. Procure uma instituição de credibilidade, chancelada pelo MEC e que ofereça uma especialização alinhada com seus objetivos profissionais e que lhe permita aplicar o que aprendeu no mercado de trabalho.

Isso significa que se você reconhecer a importância de fazer uma pós-graduação e aproveitar ao máximo este ambiente, absorvendo todo o conhecimento apresentado, colocando em prática o que foi ensinado, ampliando sua rede de contatos e tendo o cuidado de estar em uma instituição de credibilidade, chancelada pelo MEC, não há como seu futuro ser igual à sua atual realidade.

Artigos relacionados

Aprenda a dobrar os lucros em Engenharia usando o BIM O BIM representa mais um dos investimentos para melhoria dos processos da construção civil, principalmente quando o assunto é uma visão mais clara da estrutura do empreendimento, do uso de materiais e dos custos. No entanto, apesar de ser um sistema com al...
Como uma experiência internacional pode revolucionar sua trajetória como arquiteto? Conhecer o berço da sua profissão. Saber como tudo começou. Ter experiências assim, sem dúvida, mudam a maneira do arquiteto enxergar o mundo a sua volta. Influencia também na sua maneira de pensar e nas possibilidades de criação em seus projetos. Por isso,...
Por que existem tantos problemas em obras? Frequentemente vemos na imprensa notícias sobre obras com uma qualidade questionável. Em algumas, os problemas são tão graves que acabam culminando em tragédias. Mas por que será que isso acontece tanto, já que todas elas são, ou pelo menos deveriam ser, plane...

Sobre Flavio Augusto Settimi Sohler

Pós-Doutor em Engenharia Civil-TUHH (Alemanha) e LNEC (Portugal); Cursou doutorado em engenharia civil na UFRGS; Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO; Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ; Pós-Graduado em Análise de Sistemas-PUC-RJ e Project Finance-USP; Graduado em engenharia civil pela PUC-RJ. Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção; MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações; MBA em Negócios Imobiliários & Inteligência de Mercado