Coordenadora de curso do IPOG ministra palestra na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira
2 minutos de leitura

Coordenadora de curso do IPOG ministra palestra na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, realizou, de 27 a 30 de novembro de 2017, em de São Paulo, o maior evento jurídico da América Latina, a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

O evento, realizado a cada três anos, reuniu mais de 20 mil participantes e contou com uma programação de 40 painéis, 55 eventos especiais, mais de 200 palestrantes, uma feira jurídica e cultural e debates sobre o tema central “Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania”.

Coordenadora de curso do IPOG na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

No dia 29 de novembro, a Conferência Nacional da Advocacia realizou o evento especial da “Comissão de Direito Médico e da Saúde”. Na ocasião, a presidente da Comissão de Direito Médico, Sanitário e da Saúde da OAB-GO e Coordenadora do curso de Pós-graduação em Direito Médico e Proteção Jurídica Aplicada à Saúde, Caroline Regina dos Santos, ministrou a palestra sobre “A segurança do paciente aliada à gestão do risco jurídico”.

Em sua palestra, Caroline Santos discorreu sobre o Estatuto do Paciente e os cuidados preventivos que os hospitais devem ter em relação a erros de dosagem para paciente. Além de abordar normas do Código de Defesa do Consumidor, a coordenadora destacou também a importância da dignidade humana.

Com vários exemplos práticos, Caroline também abordou em sua palestra o respeito de direitos do paciente, sigilo médico, risco jurídico e a importância de uma gestão de riscos preventiva. Além disso, mostrou a relevância da judicialização da saúde para pacientes, hospitais e operadoras de planos de saúde.

“Foi uma honra ministrar uma palestra nesse grandioso evento e poder contribuir com as reflexões desse tema tão atual e importante para o Brasil, profissionais do Direito e toda sociedade”, destaca Caroline Santos.

No último dia da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, proferiu o discurso de encerramento do evento. Na ocasião demonstrou o orgulho de realizar o maior encontro jurídico do mundo e concluiu que o grande resultado dos debates realizados no evento foi a união demonstrada pela advocacia brasileira.

Para saber mais informações do evento, acesse o site da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

Artigos relacionados

Criminalística e aplicabilidade nas diversas áreas de atuação Incluída no âmbito das ciências forenses, a criminalística tem como principal finalidade a produção de prova pericial que possa elucidar um determinado fato de interesse jurídico, organizacional ou até mesmo de pessoa física. De acordo com o professor do curs...
Direito das Famílias e Succession: a prática e a realidade por trás da série de TV O fascinante mundo da série de TV Succession, da HBO, não se limita apenas ao entretenimento. Por trás dos dramas familiares e das disputas pelo poder, há uma conexão intrigante com o Direito das Famílias e Sucessões na realidade da atuação dos advogados da á...
Inspirando carreiras: a pós-graduação que inspirou aluno a abrir a sua consultoria jurídica Ingressar em uma pós-graduação é um passo muito importante na carreira profissional, o qual muitas pessoas planejam executar. Seja para aprofundar conhecimentos, aprender novas coisas, aplicar conceitos ou investir todo o conteúdo absorvido em um projeto só se...

Sobre Caroline Regina dos Santos

Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Doutoranda em Biotecnologia pela UFG, Conselheira da OAB-GO, Presidente da Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde, Coordenadora do MBA em Direito Médico e Proteção Jurídica Aplicada à Saúde do IPOG.