Possibilidades de incremento financeiro para os profissionais de Psicologia
3 minutos de leitura

Possibilidades de incremento financeiro para os profissionais de Psicologia

profissionais de Psicologia

As doenças mentais são consideradas o “mal do século” e é lamentável o quanto os distúrbios psíquicos estão afetando cada vez mais a população mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 320 milhões de pessoas em todo o mundo, e somente no Brasil, afeta 5,8% da população, cerca de 11,5 milhões de brasileiros.

Tanto os profissionais da chamada área psíquica que atuam em diversos locais, como clínicas, hospitais, empresas, quanto os profissionais das demais áreas que trabalham com o sofrimento psíquico, estão sendo diariamente convocados a intervir e se posicionar frente a esse sujeito que muitas vezes se vê acuado e sem saída.

A realidade é que as pessoas precisam cada vez mais de cuidados que envolvam a saúde mental. No nosso Blog mesmo já abordamos temas relacionados a saúde mental e vício em vídeo games e o TDAH. E você se considera apto a atuar nesse cenário?

Se você quer saber como se preparar para lidar da forma mais eficaz com os transtornos psíquicos e quais as possibilidades de incremento financeiro para os profissionais de Psicologia, continue a leitura desse post.

Quais as possibilidades de incremento financeiro para os profissionais de psicologia?

A formação continuada de um profissional da área da Psicologia, da Psicanálise e de áreas relacionadas à saúde mental que investe em uma capacitação de qualidade e se dedica para obter o máximo de conhecimento, consegue ter um efeito direito na sua remuneração.

Você deve estar se perguntando: – De que forma? Como colocar isso em prática?

Se você investe em uma especialização em Psicopatologia, terá recursos técnicos e relacionais que poderão capacitar o profissional a incorporar toda essa bagagem em sua hora de trabalho ou em sua consulta, caso ele esteja na clínica, por exemplo.

Entendemos também que melhor embasado esse profissional será tratado como referência por seus pares, servindo como farol na hora de indicações relacionadas aos âmbitos:

  • clínicas,
  • escolares,
  • empresariais,
  • educacionais, etc.

Um fator que é bem perceptível é que quanto mais adquirimos conhecimento, e esse saber vem de um curso de especialização robusto, oferecido por uma instituição de ensino superior de qualidade e reconhecida no mercado, teremos ferramentas e técnicas mais sólidas para atuar, um olhar muito mais refinado e muito mais competência para trabalhar.

Se a partir de uma Pós-graduação você conseguir desenvolver ferramentas mais sólidas e atender pacientes de forma mais eficaz e consistente, seus clientes vão sair mais satisfeitos e irão te indicar para outras pessoas”.

Dessa forma você irá atingir as pessoas com mais eficácia, o trabalho vai ser muito mais reconhecido e, consequentemente, será um profissional mais requisitado pelo mercado.

Um outro ponto muito importante que possibilita o incremento financeiro para profissionais de Psicologia é a capacidade que a Pós-graduação nos dá para desenvolver recursos para trabalhar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares. Uma vez que você trabalha com profissionais de outras áreas, amplia a sua rede de networking. E isso gera um aumento de clientes, de trabalho, parcerias e oportunidades.

Uma Pós-graduação bem-feita, estruturada, bem direcionada e bem aplicada no dia a dia do trabalho pode se reverter em um salto na carreira.

Como se preparar para lidar de forma eficaz com os transtornos psíquicos?

Os diagnósticos relacionados ao sofrimento psíquico requerem muita competência dos profissionais que atuam na área da saúde mental. Para você atuar de forma mais consistente frente aos fenômenos do adoecimento psíquico, o curso de pós-graduação em Psicopatologia – Configurações do sofrimento psíquico na contemporaneidade do IPOG oferece o conhecimento adequado de capacitação, permite ainda o desenvolvimento de um maior domínio técnico na sua atuação profissional e, consequentemente, impactará a sua carreira financeiramente.

Gostou desse texto? Então aproveite para transformar em realidade a possibilidade de incremento financeiro.

Se você tem interesse em conhecer os impactos de doenças psíquicas na vida humana, leia também o artigo: Intoxicação eletrônica: OMS considera vício em videogame como transtorno de saúde mental e conheça também o que é a Neuropsicologia.

Sobre Ana Carolina Nogueira

Coordenadora de cursos de pós-graduação. É especialista em Psicoterapia Psicanalítica, especialista em Psicopatologia Clínica, com formação em Psicanálise - Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – grupo de estudo e transmissão em psicanálise.