Pós-graduação em projeto Iluminação Residencial e Lighting Design
4 minutos de leitura

Pós-graduação em Projeto de Iluminação Residencial, Comercial e Corporativa: conheça o curso de Lighting Design

Projeto de Iluminação Residencial

Os projetos de iluminação residencial e comercial estão cada dia mais elaborados, inovadores e tecnológicos. Por isso, os profissionais que atuam na área e desejam ser destaque no setor cada vez mais investem em especializações.

Foi-se o tempo em que as pessoas estavam preocupadas apenas em iluminar os ambientes. Cada dia mais a necessidade dos projetos luminotécnicos vai sendo evidenciada na busca por espaços mais funcionais, automatizados, sustentáveis e que transmitam sensações.

A visão holística que é tendência na arquitetura e no design de interiores certamente inclui o projeto de iluminação e suas especificidades. Afinal, as luzes e os materiais utilizados nesse esquema são capazes de criar atmosferas, aumentar ou reduzir o conforto, além de dialogar e valorizar móveis e outros aspectos dos ambientes.

Pensando em quem está considerando investir em uma especialização para alavancar a carreira e entregar soluções de qualidade em cada projeto de iluminação residencial e comercial, elaboramos este artigo com alguns detalhes sobre o curso do IPOG. Boa leitura!

Como e por que uma especialização ajuda na carreira?

Os cursos de especialização são, em primeira instância, capacitações para criar um perfil profissional mais sólido, com um repertório teórico-prático de um especialista, isto é, conhecimento avançado, aprofundado e com maior domínio em um campo. 

Vive-se um momento da história em que a formação continuada e a expertise são valorizadas no mercado de trabalho, já que elas apontam para um profissional que está em um processo de melhoria contínua de suas habilidades, sendo capaz de entregar uma melhor performance, que traz mais satisfação aos clientes.

Além disso, o campo de projeto de iluminação residencial e comercial, como toda a área de arquitetura e design de interiores, é um segmento marcado por muito dinamismo e atualizações, tanto tecnológicas quanto de concepção e práticas.

Afinal, as residências e os espaços corporativos e comerciais são impactados e transformados pelas mudanças sociais e históricas, inclusive em momentos de crise como a pandemia.

Prova disso é que alguns projetos criados no contexto do coronavírus já trazem uma atenção para a tendência do home office, que veio para ficar como modelo de trabalho, e pedem iluminação adequada, que traga conforto visual e concentração.

Também são usados diferentes tipos de iluminação em um mesmo cômodo para acomodar esse trabalho remoto, que pode ser realizado no quarto, na sala, na varanda etc.

Cursos de especialização permitem um maior domínio dessas novidades de mercado, o espaço da sala de aula propicia a troca de experiência e conhecimento, além de ter uma carga horária maior do que a de cursos livres, entregando mais conteúdo. Esses são diferenciais importantes para a sua carreira.

Mercado de trabalho: possibilidades de atuação

O lighting designer especialista tem diante de si um mercado de trabalho muito vasto.

Confira algumas das áreas de atuação, para além dos projetos de iluminação residencial que comentamos neste artigo.

  • Ambientes corporativos e comerciais: lojas, hotéis, restaurantes, museus, shoppings e outras empresas.
  • Espaços exteriores: praças, avenidas, jardins, entre outros.
  • Eventos: casamentos, shows, desfiles etc.
  • Audiovisual: teatro, cinema, televisão.
Projeto de iluminação residencial

Master em Lighting Design: benefícios de uma especialização para aperfeiçoar os seus projetos de iluminação

Investir em uma pós-graduação em Lighting Design é uma decisão que pode ser muito vantajosa para diferentes profissionais, como arquitetos, engenheiros, graduados em design e tantos outros profissionais cujas práticas estejam relacionadas com o mercado de projetos de iluminação.

Vejamos algumas vantagens desse curso:

  • fortalecimento do currículo
  • domínio de softwares, habilidades gestoras e novas práticas projetuais em iluminação do mercado
  • diferencial competitivo para alcançar as melhores oportunidades e remunerações
  • mais solidez e discernimento para gerir a carreira, empreender ou mudar de área
  • projetos mais assertivos e eficientes nos mais diversos segmentos da área de iluminação

Projeto de iluminação residencial: conheça o Master em Lighting Design do IPOG

Pensando em fornecer uma especialização de qualidade para essa crescente demanda de mercado em iluminação, o IPOG criou o curso Master em Lighting Design.

Trata-se de uma formação completa que habilita o profissional para atuar não apenas com projeto de iluminação residencial e comercial, mas também em múltiplas frentes no setor luminotécnico. 

Dos tipos de lâmpadas (LED, fluorescente etc.) aos focos de luz mais estratégicos, da utilização de ferramentas BIM à valorização dos projetos arquitetônicos e eficiência energética, a formação curricular foi idealizada para uma formação de ponta a ponta. Confira.

Grade curricular

  • Iluminação: Grandezas Quantitativas e Qualitativas
  • Lâmpadas e Luminárias: Fontes, Tecnologias e Aplicações
  • Prática de Cálculos de Iluminação
  • Iluminação Residencial: Conceituação e Prática Projetual
  • Controle e Automação de Sistemas de Iluminação
  • Metodologia BIM Aplicada a Projetos de Iluminação
  • Iluminação Comercial e Corporativa
  • Iluminação de Espaços Gastronômicos e de Hotelaria
  • Iluminação de Espaços Exteriores
  • DIALux I: Simulação Computacional de Projetos de Iluminação
  • DIALux II: Prática de Projetos de Iluminação
  • Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Os diferenciais do curso

  • Organizado para qualificar na parte conceitual, técnica e de práticas projetuais
  • Disponível na metodologia com aulas remotas, ao vivo, online
  • Suporte dos professores em tempo real durante as aulas
  • Corpo docente formado por especialistas e mestres com extensa trajetória acadêmica e profissional
  • Carga horária de 432 horas
  • Foco nas demandas reais do mercado de trabalho
  • Aulas personalizadas, dinâmicas
  • Instituição e diplomas válidos pelo MEC

A coordenação desse curso está a cargo do professor Lorí Crizel, arquiteto e urbanista – Universidade Católica/RS | Mestre em Conforto Ambiental – UFRJ | Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC/ RS. O docente também tem extensa trajetória internacional em conselhos e imersões.

Ao fim do curso, espera-se que o estudante tenha aprimorado os conhecimentos técnico-científicos em iluminação, podendo atuar projetando, lecionando, ofertando consultorias e muito mais.

Se você tem interesse em desenvolver a sua carreira por meio de um curso de pós-graduação que contemple este segmento de atuação, antes de tomar uma decisão, fale conosco e confira tudo o que o IPOG oferece aos seus estudantes.

Gostou deste artigo sobre projeto de iluminação residencial e comercial? Confira mais três títulos que separamos para você:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, fazendo com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Pós-graduação em Energias Renováveis: confira a preparação dos melhores profissionais A transição para um futuro mais sustentável e livre de emissões de carbono requer profissionais altamente qualificados e especializados em energias renováveis. Dessa forma, a área nunca esteve tão em alta quanto agora por conta da preocupação com as energias ...
Perícia em engenharia: aprenda a diagnosticar e a tratar patologias em construções A engenharia ocupa um lugar de destaque não só pela oportunidade em termos de ascensão financeira, mas também pelo fato de ser uma profissão com diferentes áreas de atuação. Nesse contexto, a perícia em engenharia entra como uma profissão que mescla concei...
Arquitetura no Cinema: 10 filmes que você precisa assistir Com a vida corrida que todos andam tendo, sobra pouco tempo para o lazer. Estamos sempre achando que precisamos trabalhar um pouco mais, aprender um pouco mais sobre nossa área de atuação, fazer um tanto mais... E se fosse possível unir o útil ao agradável. A...

Sobre Rodrigo Assis

Design de Interiores pela Faculdade Cambury (Goiás, 2012). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC/GO, 2013). Atualmente é Iluminador efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pela iluminação dos espetáculos dos cursos de Artes Cênicas, Música e Direção de Arte, e trabalha com os Professores nas aulas de Iluminação dos referidos cursos. Professor da pós-graduação do IPOG e da Faculdade Unicuritiba na pós-graduação Arquitetura de Iluminação. Colunista da revista “Luz & Cena”. Ministra diversas oficinas e cursos na área de Iluminação. Atua como Iluminador Cênico há mais de 15 anos em espetáculos teatrais e shows, sendo premiado em diversos festivais a nível nacional. Coordena e é Diretor Técnico de Festivais Nacionais e Internacionais na área de Artes Cênicas.