Conheça 8 softwares para cálculo estrutural que irão otimizar seu trabalho
4 minutos de leitura

Conheça 8 softwares para cálculo estrutural que irão otimizar seu trabalho

Conheça 8 softwares para cálculo estrutural que irão otimizar seu trabalho

O sistema estrutural é uma das partes mais importantes da edificação. Assim, todos os aspectos referentes ao seu desenvolvimento merecem atenção plena para garantir precisão e segurança, impactando também o bom fluxo das etapas de uma obra.

Felizmente, para auxiliar engenheiros, arquitetos e demais stakeholders a atingir seus objetivos, a transformação tecnológica está sempre trazendo opções diferentes e cada dia mais completas em softwares para cálculo estrutural. 

Diante de tantas opções, quais ferramentas escolher na elaboração de um projeto estrutural? Quais oferecem melhor documentação, orientam melhor sobre os processos e fornecem mais informações estratégicas? Como se especializar para os desafios desse universo?

Para responder a estas questões, elaboramos este artigo com uma lista dos programas mais conhecidos no mercado e uma superdica para se especializar e alcançar sucesso profissional.

Softwares para cálculo estrutural: por que é tão importante saber utilizar estes programas

Os projetos estão cada dia mais complexos, envolvendo múltiplas variáveis e se amparando na tecnologia em busca de melhores resultados, no menor tempo possível, e com menos custo.

Assim, ter domínio e conhecimento para a escolha dos softwares para cálculo estrutural, de acordo com a necessidade do projeto, auxilia a produtividade nos fluxos de trabalho, garante otimização de processos, de tempo e maior assertividade. 

Imagine um professor que sabe exatamente quais livros são os mais adequados para o desenvolvimento de uma pesquisa: assim é o profissional com habilidades nesses programas, tem repertório de ferramentas e está apto a se adaptar a diferentes cenários.

Além disso, usar os softwares adequados para projetos estruturais também garante que as estruturas atendam a todas as normas de construção civil, eliminando assim multas e alterações dispendiosas, documentando e tendo acesso a informações úteis.

Quais são os melhores e mais populares softwares para cálculo estrutural?

Mesmo que a tecnologia esteja cada dia mais presente em todas as etapas da construção, é sempre válido ressaltar que nada supera a expertise do profissional. É o projetista quem lança os dados para o dimensionamento, interpreta os dados e faz ajustes para obter os desenhos e análises estruturais desejados.

Confira alguns dos mais conhecidos programas para cálculo estrutural:

Robot

Este programa de cálculos estruturais pertence à Autodesk, responsável pelo conhecido software de análise de estruturas e processos BIM Revit Architecture

Embora com uma boa entrada de mercado, este software não vem com os parâmetros das normas regulatórias brasileiras, o que exige configuração antes do uso.

Software para cálculo estrutural: descubra 8 opções mais conhecidas no mercado e veja como se especializar para fazer o melhor uso delas.

SAP2000 – Software para Análise Estrutural e Dinâmica, Linear e Não-Linear por Elementos Finitos

Certamente um dos mais conhecidos, já que surgiu há mais de 30 anos, este programa tem interface intuitiva, versátil e consistente para análises estruturais (Método dos Elementos Finitos).

Seu uso mais comum é em projetos de infraestrutura de obras, transporte e instalações de grande porte. Graças ao seu vasto conjunto de recursos e flexibilidade, é capaz de auxiliar a concepção e a análise de estruturas simples ou em 3D, de maiores portes e mais complexas.

TQS

Este programa é usado no cálculo estrutural de edificações em concreto protendido e armado, mas também em estruturas pré-moldadas. 

Por meio de seu editor CAD, o profissional fornece as informações estruturais de pilares, lajes, vigas e fundações e estabelece as ações que incidirão sobre a estrutura (vento, sobrecargas etc.). A partir dos dados, o software calcula e fornece simulações.O software é destaque pelos seus recursos integradores, pela facilidade de interpretação e pelo fato de que atende às normas reguladoras nacionais, como a NBR 6118/2014.

Conheça 8 softwares para cálculo estrutural que irão otimizar seu trabalho

Tekla Structures

Este é um programa com foco em projetos de construção e gestão de infraestrutura. Permite a criação de estruturas complexas (modelos 3D) e pode ser integrado a outras ferramentas de análise e design, bem como possibilita processos BIM associados ao fluxo de trabalho.

É utilizado principalmente para estruturas metálicas e em concreto armado, mas também é possível trabalhar com madeira e concreto pré-moldado.

Cypecad

As possibilidades que este software oferece são muitas. Ele realiza cálculo em concepções estruturais baseadas em concreto armado, protendido, pré-moldado e misto de concreto e aço. 

Além da versatilidade de poder trabalhar com vários tipos de pilares, lajes e fundações, o programa é amplamente adotado pela clareza dos resultados e notificações em casos de inconformidade.

Eberick

Este software se destaca pelas múltiplas funções (modelagem, análise, dimensionamento etc.) em estruturas em concreto armado e até mesmo em estruturas mistas.

Possui um ambiente CAD, interface intuitiva e amigável. Contudo, o ponto central é o nível de detalhes: o modelo gerado pode ser visto no pórtico 3D, respeitando a geometria proposta e facilitando seu entendimento.

>> Veja também: BIM e a compatibilização de projetos: você já sabe tudo sobre essa ferramenta?

Além dos que figuram na nossa lista, merecem menção honrosa também o Cype/Metálicas 3D, para projeto de estruturas metálicas, e o MSCalc, que está disponível para Windows, Mac, Android e iOS.

Todos os softwares citados possuem versão gratuita, de testes ou demo on-line em seus respectivos sites oficiais ou de comercialização.

Conheça o MBA Projeto, Desempenho e Construção de Estrutura e Fundações do IPOG

Ter domínio sobre os melhores softwares para cálculo estrutural do mercado é apenas um dos vários desafios que engenheiros precisam enfrentar na rotina de trabalho. 

Para adquirir confiança, ser capaz de implementar as melhores práticas, adotar as melhores ferramentas e avançar na carreira, é preciso aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e na experiência laboral para o próximo nível: a pós-graduação.

Pensando nisso, o IPOG, instituição que tem anos de experiência na formação em nível superior com o máximo de qualidade para a realidade do mercado de trabalho, criou o MBA Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações.

São várias disciplinas que contemplam o conhecimento na área de softwares para para cálculo estrutural, a exemplo de Dimensionamento e Projeto de Estruturas de Concreto por meio de Software.

É uma formação completa, orientada em quatro pilares: concepção/modelagem, dimensionamento, projeto e execução.

Se você deseja agregar vantagem competitiva ao seu perfil profissional e aos projetos que desenvolve com um curso de pós-graduação, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus estudantes!

Gostou deste artigo sobre softwares para cálculo estrutural? Descubra mais 4 títulos que podem interessar:

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conta quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Descubra as vantagens da Sustentabilidade na Arquitetura A cada dia mais se fala sobre a sustentabilidade na arquitetura. Sabe-se que ainda é impossível realizar uma edificação sem impactos na natureza, mas é possível reduzir os danos. No entanto, segundo a professora do IPOG na Pós-graduação Master em Iluminação &...
Engenharia de Segurança do Trabalho: áreas de atuação, salários e mercado de trabalho O ambiente de trabalho pode ser bastante perigoso: doenças ocupacionais e manuseio incorreto de equipamentos são alguns dos exemplos mais comuns que fazem com que a saúde do trabalhador seja uma preocupação para os empregadores. O problema é tão grande no Bra...
Manutenção predial: como o IPOG ajuda você a garantir melhor desempenho das construções Sabemos que o planejamento da obra é tão importante quanto a manutenção predial ao longo dos anos em se tratando da construção civil. Esse cuidado depois de ter o prédio pronto é essencial para manter a vida útil de uma edificação e se adiantar em casos de pr...

Sobre Sérgio Botassi dos Santos

Doutor em Construção Civil pela UFRGS; Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela UFES; Consultor em estruturas de concreto e Gestão de riscos pela empresa SBS Consultoria em Engenharia; Perito em obras civis; Engenharia de barragens por Furnas Centrais Elétricas; Experiência em Controle Tecnológico e acompanhamento de obras; Professor de Pós-Graduação desde 2008; Possui mais de 30 artigos nacionais e internacionais publicados na área de construção civil; Coautor de Capítulos de Livro sobre Tecnologia do Concreto pelo IBRACON; Autor do Livro "Fluência do Concreto - Análise nas Primeiras Idades e Efeitos de Adições e Aditivos" pela Editora NEA; Colaborador na segunda edição do Livro Internacional Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais dos autores Paulo Monteiro e Kumar Mehta. Agraciado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Ano de 2011 emitido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Comentários