Infraestrutura e logística no Brasil: principais desafios
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5 minutos de leitura
14 de Maio de 2020

Infraestrutura e logística no Brasil: como podemos solucionar esse entrave?

Infraestrutura e logística no Brasil: como podemos solucionar esse entrave?
Leitura focada

Sobre o que diz respeito à infraestrutura e logística no Brasil, existem questões que precisam ser revistas pelos órgãos públicos com máxima urgência.

Com a retomada do crescimento econômico e o aumento da confiança dos consumidores em efetuar compras em lojas virtuais, a logística acompanha essa tendência e mostra a sua importância. Porém, esse setor ainda carece de grandes melhorias e investimentos. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico teve crescimento de até 23% em 2019. Esse aumento exponencial garante, em consequência, o desenvolvimento do setor de logística do Brasil.

Neste artigo você irá entender por que infraestrutura e logística no Brasil passam por tantos problemas e as possíveis soluções para este setor.

Acompanhe e boa leitura!

Por que a logística é um problema no Brasil?

Muitas empresas estão procurando ofertar seus produtos e serviços de modo rápido, barato e melhor que seus concorrentes. No entanto, para que isso aconteça, exige-se uma boa infraestrutura dos modais de transporte, uma vez que eles determinam o tempo de entrega e até mesmo o custo logístico.

Por isso, um dos maiores problemas é a carência da infraestrutura e logística no Brasil, pois com a melhoria dessa distribuição é possível conquistar a diminuição do custo logísticos. Ao mesmo tempo, setores predominantemente dependentes da estrutura logística se encontram em expansão. 

Infraestrutura e logística no Brasil: como podemos solucionar esse entrave?

Esse é o caso do e-commerce e do agronegócio, gerando um grande desequilíbrio entre a demanda e a capacidade de entrega do setor logístico do país.

E são diversos os fatores que tornam o transporte rodoviário tão ruim, como: 

  • a qualidade das rodovias é muito baixa, assim como a sua manutenção e conservação; e
  • os combustíveis utilizados são baseados em petróleo.

Os combustíveis, além de muito caros, prejudicam o meio ambiente ao lançar muitos poluentes ao ar e sofrem diversas instabilidades nos valores.

Entenda como funciona a área de transportes

Por ser um país muito extenso e com geografia diversa, existe uma dificuldade no desenvolvimento de uma rede de transportes sólida e interligada. Por causa disso, são inúmeras as dificuldades no transporte de cargas no país.

De qualquer modo, a rede de transportes brasileira é dividida em cinco modais, cuja responsabilidade é a realização do transporte e a logística de produtos e/ou pessoas, sendo que cada modal apresenta características particulares.

São eles:

  • Modal ferroviário;
  • Modal rodoviário;
  • Modal aeroviário;
  • Modal hidroviário; e
  • Modal dutoviário.

A carência de infraestrutura de transportes é o grande desafio da área de logística. E dentro da matriz de transportes que inclui todos os modais, também é importante saber escolher o melhor meio para cada tipo de serviço — aéreo, rodoviário, ferroviário ou marítimo. 

Infraestrutura e logística no Brasil: como podemos solucionar esse entrave?

Cada rota conta com determinadas possibilidades. Além disso, existe a dependência de outros fatores, entre eles a disponibilidade de infraestrutura.

Os problemas dos modais de transporte no Brasil

Não podemos afirmar que exista um modal mais adequado para cada atividade de logística, já que é preciso observar a relação de custo/benefício e o nível de serviço esperado pelo cliente.

Cada tipo de transporte possui peculiaridades e características próprias, por isso é preciso identificar aquele que melhor proporciona benefícios ao seu negócio. 

De modo geral, todos os modais necessitam de melhorias para suas deficiências.

O sistema rodoviário, que é o mais usado no Brasil, passa por problemas, principalmente fora do eixo das grandes capitais. A precariedade das estradas não oferece segurança ao transporte.

Dessa forma, conheça os principais desafios para a melhoria da infraestrutura e logística no Brasil.

Conheça 4 desafios da infraestrutura e logística no Brasil

Mesmo com ações do governo federal, o país não evoluiu muito no que se refere à melhoria da infraestrutura, atravancando a eficiência das empresas.

Por causa disso, pode-se pontuar como os principais desafios da infraestrutura e logística brasileira a falta de infraestrutura de qualidade, a defasagem da estrutura de transporte, a ausência de conexão entre os diferentes modais, a grande concentração do transporte no setor rodoviário e a falta de segurança nas vias.

São inúmeros os desafios enfrentados pela infraestrutura e logística no Brasil. Abaixo, listamos 4 fatores que são cruciais para esse crescimento. Acompanhe!

Falta de estrutura das estradas e ferrovias

Toda a estrutura das estradas e ferrovias precisa ser revisada com intuito de expansão e modernização para melhorar a viabilidade desse modal e torná-lo eficiente para o transporte.

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o uso da malha viária é muito superior a qualquer outro modal, pois não há houve um grande investimento em ferrovias e hidrovias no país.

A única exceção é para a região da Amazônia, em que o transporte fluvial predomina, devido às suas características geográficas.

Diante dessa situação, 60% do transporte de cargas do Brasil fica concentrado no modal rodoviário, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Isso resulta em deficiência nos processos de entrega de mercadorias, visto que o excesso de veículos provoca congestionamentos nas vias.

Logística reversa

A Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010 instituiu a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de produtos e a logística reversa. Por causa disso, as empresas – sobretudo as de construção civil, responsáveis por grande parte dos resíduos sólidos do país – são obrigadas a estabelecer procedimentos e meios de viabilizar a coleta desses resíduos, a fim de proporcionar o reaproveitamento ou o descarte adequado dos itens.

Porém, a logística reversa também pode ser vista de outra maneira. Ela pode facilitar a troca ou devolução de produtos, sem cobrar taxas e causar problemas ao consumidor. 

Ainda assim, se o processo não for executado de maneira eficiente, ele pode resultar em maiores custos para a empresa, dificuldades de armazenagem e problemas de relacionamento com os clientes.

Constante mudança no preço do combustível

Os constantes reajustes nos preços dos combustíveis também impactam nos custos e processos de logística no Brasil. 

Essa oscilação constante interfere diretamente nos custos logísticos tanto do transporte rodoviário quanto de outros meios que dependem de gasolina, diesel e outros combustíveis. Essas mudanças refletem em acréscimos no custo operacional, elevando o valor do frete e até mesmo da mão de obra.

Falta de investimento em infraestrutura logística

Diferentemente de outros países, o Brasil não investe na área de logística conforme a necessidade do setor. 

O Brasil perde em extensão e qualidade em vários modais para seus concorrentes diretos no mercado internacional, como Rússia, Índia e China. Até mesmo na América do Sul, Chile e Colômbia destinam quantias maiores do Produto Interno Bruto para incrementar os transportes.

Sem o investimento adequado, o Brasil acaba ficando atrás em relação a diversos países em extensão de área de atuação logística e também sobre a qualidade dessa distribuição.

Mesmo com as concessões e privatiações de trechos de rodovias, ferrovias e portos feitas pelo governo federal nos últimos anos, esses investimentos ainda não conseguem dar conta da demanda.

Ainda segundo estudos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 25% dos custos operacionais poderiam ser reduzidos se houvesse uma melhor estrutura nas rodovias do país.

O que colocaria o Brasil em uma melhor posição em comparação aos demais países que investem em infraestrutura e logística.

Melhorias e soluções na infraestrutura de transportes no Brasil

A primeira solução para melhorar a infraestrutura e logística no Brasil é investimento. A partir disso, outras soluções podem ser tomadas.

Mesmo com autorizações para a realização de obras na rede de transporte brasileira, como obras incluídas no PAC, por exemplo, diversos trâmites prolongam a expansão e a melhoria dos modais.

Em alguns casos, falta licenciamento ambiental para a abertura de novos trechos; em outros, os recursos são insuficientes. O resultado é um atraso na conclusão das obras e um aumento significativo do valor inicial previsto para a execução dos trabalhos.

Por outro lado, cada vez mais o setor de logística demanda profissionais capacitados para enfrentar tais limitações. Para isso, a constante atualização na carreira torna-se o grande diferencial para atuar nessa área com sucesso.

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A diminuição da burocracia também é uma das soluções para esse setor. O alto grau de burocratização para a realização de entregas de produtos com alto valor agregado é extremamente complexo no Brasil.

Dessa forma, com ações permanentes e investimento estratégico, a infraestrutura e logística no Brasil tende a melhorar, tornando ainda mais forte a distribuição de produtos em todo o território nacional.

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Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!

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Sobre Edésio Lopes

Doutor engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o seu mestrado, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É coordenador do MBA de Infraestrutura de Transporte e rodovias do IPOG; MBA Geociências e Geotecnologias; MBA Planejamento Urbano Sustentável; MBA Executivo em Logística de Distribuição e Produção. É colaborador na IDP engenharia (empresa sediada na Espanha) em projetos voltados para infraestrutura de transportes, logística e mobilidade urbana. Atuou por 9 anos como pesquisador no LabTrans/UFSC em projetos relacionados a infraestrutura de transporte em órgão federias e estaduais. Atuou como professor no setor de Geodésia no departamento de engenharia civil da UFSC e trabalhou no Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto em projetos de auxílio à execução de planos diretores municipais.

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