Setor industrial: demanda é por profissionais modernos e capacitados
2 minutos de leitura
14 de setembro de 2017

Setor industrial: demanda é por profissionais modernos e capacitados

Nos últimos anos o Brasil viveu períodos de sufoco no setor industrial, tendo alcançado índices altos de recessão. A boa notícia é que o cenário tem apresentado recuperação e abertura para investimentos.

Esta semana, por exemplo, a BOVESPA superou 74 mil pontos e o dólar está abaixo de R$ 3,08, ou seja, o setor está levantando bandeira verde para as empresas voltarem a investir, o que influencia diretamente a oferta de oportunidades aos profissionais especializados no setor.

Atualmente, o mercado industrial brasileiro possui mais de 350 mil empresas, as quais empregam diretamente mais de 9 milhões de pessoas e apresentam receita maior que 2,5 trilhões.

Muitos são os segmentos que compõem esse mercado: alimentícios, fertilizantes, agroindustriais, montadoras, eletromecânicas, embalagens, de couro, calçadista, petroquímica, química, eletrônicos, entre outros. Em todas elas são necessários profissionais capacitados, que saibam gerir os processos com qualidade e atendam às demandas do mercado que está em constante atualização.

Quais competências adquirir que são importantes para o setor industrial?

Para sair na frente, o profissional precisa estar atento e acompanhar as inovações e expectativas do setor. Desta forma, é preciso identificar o que é preciso amadurecer, aperfeiçoar e aprender para se tornar um candidato atraente ao mercado neste momento.

O professor Marco Túlio Bertolino, profissional da área há mais de 20 anos e coordenador do MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção, do IPOG, diz que o setor industrial precisa de profissionais que saibam otimizar a gestão dos processos e que estejam em sintonia com as novidades e atualizações que surgem.

Dessa forma, entre as competências exigidas – trazidas também para o MBA coordenado pelo professor – estão:

  • Otimização dos processos com redução de perdas e desperdícios;
  • Implementação e gerenciamento dos sistemas de: Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Saúde e Segurança Ocupacional;
  • Gestão de Pessoas focada no alto desempenho;
  • Planejamento de processos, garantindo controle, desenvolvimento de ações de monitoramento, avaliação técnica, análise crítica e solução de problemas e
  • Know-How para alcançar mais resultados, diminuir custos e se destacar em sua carreira.

O que o MBA do IPOG pode oferecer?

Com essa captação, o profissional se tornará apto no manuseio de ferramentas como Lean Manufacturing, Six Sigmas, PDCA, MASP, além do aperfeiçoamento em Gestão de Qualidade, Responsabilidade Socioambiental, Segurança Ocupacional, entre outros temas relevantes que irão acrescentar qualidade e completude à sua formação e, consequentemente, o reconhecimento no segmento industrial.

E para quem é o MBA?

O público alvo é amplo e multidisciplinar. Podem participar profissionais de distintas áreas, como engenheiros mecânicos, de produção, de alimentos, eletricistas, engenheiros químicos, químicos industriais, administradores, farmacêuticos e qualquer outro diplomado que esteja imerso no segmento industrial.

Novidade!

Aluno IPOG, já pensou em empreender? Nós ajudamos você! Você sabia que os alunos ativos da Instituição poderão participar do módulo de Empreendedorismo, que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IPOG, na modalidade a distância. E o melhor, de forma SEM CUSTO!


Artigos relacionados

Equipes de alta performance: conheça as estratégias de Dirk Zobiak aplicadas nas redes de hotéis De descendência alemã e legitimamente brasileira, o administrador de empresas, Dirk Jurgen Santos Zobiak ocupa a gerência geral de um dos principais hotéis da capital do Piauí, em Teresina. Contando mais de 13 anos de experiência no setor hoteleiro, Dirk condu...
Eu realmente preciso disso? Confira as dicas para não fugir do orçamento na Black Friday Uma tradição nos Estados Unidos, a Black Friday ganhou força em vários países como no Brasil e é um excelente momento para os clientes e comerciantes. Este é o dia em que os lojistas aproveitam para limpar todos os estoques com promoções tentadoras. Mas, é pre...
Formei! E agora, por que devo fazer uma especialização? A experiência adquirida em uma graduação há um bom tempo deixou de ser o principal motivo para conseguir um bom cargo nas organizações e até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, os recrutadores dão vantagens para aqueles que possuem algum ...

Sobre Marco Bertolino

Coordenador e professor dos MBAs em Gestão da Qualidade & Engenharia de Produção e Engenharia de Sistemas de Gestão em Segurança dos Alimentos pelo IPOG. Profissional com mais de 25 anos de experiência em GESTÃO DE PROCESSOS, QUALIDADE, FOOD SAFETY e GESTÃO AMBIENTAL, com know how adquirido em operações industriais, com avançado conhecimento em TQM, HACCP, GMP, Análise de Riscos e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001. Químico e Ms.C. em Engenharia Ambiental pela FURB (Universidade Regional de Blumenau), Lead Assessor em Gestão da Qualidade com formação reconhecida pela IRCA e em Segurança dos Alimentos com formação reconhecida pelo RAC e possui treinamento em HACCP acreditado pelo International HACCP Alliance. Atuou no setor de aromas, aditivos, condimentos, produção de frutas desidratadas, secagem via spray-drier, pastifício, fabricação de biscoitos e de derivados de coco (leite, creme, água e coco ralado).

Comentários