5 dicas super práticas para motivar pessoas e gerenciar equipes
2 minutos de leitura

5 dicas super práticas para motivar pessoas e gerenciar equipes

IPOG, Motivar pessoas, Gerenciar equipes

Ser capaz estar atento às suas necessidades, motivar pessoas e gerenciar equipes é uma regra essencial para o crescimento de uma organização. Mesmo sabendo que muitas vezes as pessoas trabalham pelo dinheiro, mas não é apenas o incentivo financeiro que vai garantir o melhor desempenho dos profissionais. Um bom gestor deve motivar cada colaborador, descobrir o que eles apreciam e o que os deixam mais felizes no seu ambiente de trabalho.

Por melhor que seja um produto ou serviço, ambos só podem ser produzidos se existir um profissional competente e satisfeito por trás. O fato de a equipe estar devidamente alinhada aos objetivos da organização pode ser decisivo para a sobrevivência do negócio no mercado. Por isso, é preciso estar atento a satisfação dos colaboradores para promover a eficiência, aumentar a rentabilidade e a capacidade de crescimento.

Se você tem dúvidas de como motivar sua equipe, observe as cinco dicas da coordenadora do curso de MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, Cyndia Bressan, e garanta o engajamento do seu time:

1) Envolva os colaboradores em novos projetos

Mesmo que os colaboradores não concordem com a finalização do projeto, quando eles estão envolvidos desde o início eles se comprometem mais, tem a responsabilidade de ajudar e se sentem mais ativos no processo.

2) Seja transparente com propósitos de mudanças

Em qualquer alteração na empresa, mantenha a transparência. Isso traz tranquilidade para a equipe e, ao mesmo tempo, mantém o colaborador motivado na execução de suas tarefas.

3) Ouça seu colaborador

Tenha um tempo para conhecê-lo, para conversar com ele, para saber suas inspirações, sejam elas profissionais ou não. Conheça os seus anseios, seus desejos, seus sonhos e até mesmo as suas dificuldades. Tudo isso pode ajudá-lo a gerenciar melhor o seu colaborador.

4) Tenha feedbacks sistemáticos com sua equipe

Essa é uma forma de dizer como está indo o desempenho de cada colaborador. Aproveite o momento para elogiar, fazer algumas correções e, ao mesmo tempo, ajudar a sua equipe a se sentir mais tranquila.

5) Ajude seu colaborador no próprio autoconhecimento e desenvolvimento de conhecimentos

Incentive-o a participar de palestras, fazer cursos de graduações, pós-graduações: tudo isso vai abrir a mente dele para o mundo. Assim, ele vai se conhecer melhor e, em contrapartida, apresentar resultados mais satisfatórios no trabalho.

Artigos relacionados

Qualidade de vida no trabalho: como a logoterapia ajuda a obtê-la? Cada vez mais tem se falado sobre ser feliz no trabalho, sobre propósito e desenvolvimento do potencial humano. Mas será que é realmente possível ter qualidade de vida no trabalho? Afinal, a primeira coisa que nos vem à cabeça quando falamos de trabalho são o...
Saiba tudo que rolou na 2ª Jornada Empreendedora do IPOG O Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG, em Goiânia, reuniu grandes nomes do empreendedorismo para oferecer uma verdadeira aula sobre o assunto. Em um formato bem descontraído, tipo bate-papo, mediado pelo diretor executivo da Ace Gyntec (aceleradora d...
Liderança disruptiva: Uma forma compartilhada de exercer a condução de equipes O que um ex-general do Exército norte-americano e um professor do MIT (Masachusetts Institute of Technology) têm em comum? Ambos estão dedicando parte de suas vidas para desenvolverem o estudo da Liderança Disruptiva, tendo se transformado em poderosos porta ...

Sobre Curadoria - Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG