Engenharia de produção: mercado, salários, áreas e especialização
6 minutos de leitura

Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção: conheça os benefícios do nosso MBA

Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção: conheça os benefícios do nosso MBA

Já pensou em ser responsável por organizar os recursos de uma empresa? Pois é, o profissional de engenharia de produção atua nesse contexto. Se você já faz isso, sabe bem como é a dinâmica desse campo.

O profissional dessa área tem alta demanda. Aquele que possui habilidades diferenciadas e conhecimentos específicos sai na frente da concorrência. Por esse motivo, ter um MBA na área está na lista de desejos da maior parte dos engenheiros de produção.

Se você faz parte desse grupo e busca a melhor especialização para otimizar as suas skills de gestão, veio ao lugar certo! Conheça todos os benefícios e detalhes do nosso MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção do Instituto de Pós-Graduação e Graduação!

O que vou aprender no MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção do IPOG?

Este MBA irá preparar o profissional de Engenharia de Produção para atuar no mapeamento e otimização de processos.

Por esse motivo, ele estará pronto para trabalhar em todas as operações industriais, como: cadeia logística de recebimento de matérias primas e distribuição de produtos, elaboração de estratégias para redução de custos operacionais, remoção de processos que não agreguem valor e outros.

O valor do profissional habilitado em Gestão de Qualidade está em tornar os processos mais enxutos, visando a maximização de ganhos, qualidade e produtividade em menor tempo de execução.

Além disso, o MBA também é focado em minimizar impactos ambientais e garantir a proteção e segurança aos trabalhadores.

Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção: conheça os benefícios do nosso MBA

Como é a rotina de um profissional de Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Qualidade?

Bom, não há uma rotina única definida propriamente, justamente porque o leque de atuação é extremamente vasto.

Contudo, na indústria, de forma geral, os profissionais poderão atuar nas áreas de: 

  • logística;
  • produção industrial;
  • garantia e controle de qualidade;
  • programação e controle de produção;
  • manutenção e outros.

A rotina deste profissional está atrelada em exercer qualquer processo e operação dentro do segmento. 

Nesse sentido, ele pode trabalhar em áreas operacionais e gerenciais, como analistas, gestores, supervisores, líderes e até executivos de ponta, como diretores.

Este MBA é destinado apenas a graduados em Engenharia de Produção?

É muito comum surgir essa dúvida! A resposta é que não necessariamente é para profissionais com essa formação. 

É claro que possuímos alunos graduados em Engenharia de Produção, mas o nosso MBA é uma pós-graduação lato sensu em Gestão de Qualidade.

Por esse motivo, temos um público-alvo multidisciplinar e multisetorial, com profissionais de todas as engenharias e, também, de Química, Biologia, Administração e outros, que atuam ou querem atuar no setor produtivo.

Qual a média salarial de um profissional de Engenharia de Produção deste ramo? 

Não é segredo que o campo de engenharia tem alguns dos salários mais atrativos do mercado.

No entanto, esses valores sofrem alteração em função do profissional ter conhecimento técnico, ser graduado, possuir uma especialização ou MBA e, ainda, a área de atuação dentro da engenharia.

Quando falamos de um profissional de Engenharia de Produção com MBA em Gestão de Qualidade, os salários podem variar entre R$ 3 mil e R$ 50 mil. 

Confira na tabela abaixo:

Mas, é preciso deixar claro que estes valores são indicativos, não uma regra. O mercado é livre para determinar salários segundo diversos critérios.

Além dos citados acima, também irá depender da competência pessoal de cada profissional. Por exemplo: a capacidade de prover resultados para a empresa e melhorar seus processos aumenta a probabilidade de ser promovido em uma hierarquia empresarial. 

Como é o mercado de trabalho para profissionais especializados em Engenharia de Produção?

A crise econômica causou impactos na área de Engenharia de Produção, mas está retomando a força e aquecendo, principalmente pelo otimismo dos investidores e empreendedores em relação às próximas reformas governamentais (como previdência e tributária). 

Além disso, a expectativa da redução de burocracias para abertura de negócios, a simplificação de impostos e o acordo do Mercosul com a União Europeia tornarão as indústrias mais competitivas. 

Dessa forma, é a hora dos profissionais se prepararem para quando houver o aumento de demanda, seja nas contratações ou nas exigências de profissionais mais capacitados no mercado de trabalho. O momento agora é de investir no aprendizado para estar pronto quando o comércio solicitar! 

No entanto, isso não quer dizer que as oportunidades estão apenas no futuro. De uma forma ou de outra, para os profissionais com competências para melhorar processos sempre há espaço.

Até mesmo nos momentos de crise econômica são profissionais muito requisitados, justamente por suas habilidades em reduzir custos operacionais.

Em quais áreas posso atuar com essa especialização?

A área industrial é bastante abrangente no país, por isso o profissional pode escolher atuar nos segmentos mais diversos.

Confira algumas das possibilidades:

  • agroindústria
  • setor de bebidas;
  • automobilístico;
  • farmacêutico;
  • têxtil;
  • químico;
  • setor petroleiro;
  • mineração;
  • calçados;
  • embalagens;
  • polímeros e outros.

A carreira na engenharia de produção não significa que você, forçosamente, atuaria no chão das fábricas ou na linha de produção.

Inclusive, nos últimos anos, esses profissionais puderam ser encontrados até mesmo em setores como educação, medicina e no setor público. Isso aconteceu devido as suas habilidades em ferramentas de engenharia e logística.

Alcançar estabilidade financeira, seja melhorando seu perfil e remuneração numa empresa ou começando seu próprio empreendimento, só é possível elevando e investindo na sua formação.

Ser um profissional de referência exige também uma certificação diferenciada, além de experiência teórica e prática que forneça a base necessária para analisar, administrar e propor soluções eficazes para uma série de desafios que surgem todos os dias.

E então? Vamos buscar a especialização? Vejamos por onde começar!


Conheça os detalhes do MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)

O curso de MBA Gestão da Qualidade & Engenharia de Produção do IPOG, uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação, integra o rol de certificações de qualidade e foi pensado para quem está pronto para sair da zona de conforto, dando o próximo passo na carreira.

O curso, que já existe há 12 anos, possui uma abordagem contemporânea ancorada nas necessidades e dinâmicas da gestão industrial de empresas de tamanhos diferentes.

A grade curricular atravessa temas relacionados à Qualidade, Otimização de Processos, Gestão de Produção e Meio Ambiente. Nessa linha, diferentes eixos temáticos são contemplados, a exemplo das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001.

Confira abaixo a grade curricular completa do curso:

  1. Gestão em Supply Chain: otimização da cadeia de logística e distribuição;
  2. Engenharia de Produtos: QFD e DOE;
  3. Gestão de Projetos (PMI);
  4. Toyota Production System (TPS) e Lean Manufacturing;
  5. Planejamento e Controle da Produção (PCP);
  6. Sistemas de Gestão da Qualidade: Norma ISO 9001;
  7. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
  8. Total Quality Management (TQM);
  9. Saúde e Segurança Ocupacional: OSHAS 18001/ISO 45001;
  10. Liderança Organizacional e Ferramentas de Coaching;
  11. Sistema de Gestão Ambiental: Norma ISO 14001;
  12. Mapeamento de Processos e Balanced Scorecard (BSC);
  13. Lean Six Sigma I;
  14. Lean Six Sigma II: Formação Yellow Belt;
  15. Gestão de Tecnologia da Informação (T.I.) aplicada à produção;
  16. Diagnóstico e Consultoria Organizacional;
  17. Controle Estatístico de Processo (CEP) aplicado à redução de falhas;
  18. Gestão Estratégica de Custos.

São 18 disciplinas para aumentar a performance profissional na implantação de processos otimizados de alto nível em empresas de todos segmentos, um diferencial que certamente terá impacto na sua carreira.

E tem mais! Veja os diferenciais

O curso de MBA Gestão da Qualidade & Engenharia de Produção do IPOG conta com professores mestres e doutores com ampla experiência no setor industrial. 

Esse é o grande diferencial em relação às demais instituições de ensino. Apesar dos professores serem mestres e doutores, não são profissionais de academia. Possuem em seu currículo passagem por cargos de gestão e consultoria. 

Com isso, os alunos vão para este MBA para conversar com grandes profissionais que aplicam no seu dia a dia os conceitos que ensinam. 

Outro ganho é a troca de experiências entre os alunos que são amplamente incentivadas pelos professores. Julgamos importante esse tipo de aprendizado, afinal, são casos e vivências reais do cotidiano desses profissionais.

Ao contrário dos demais cursos, o MBA do IPOG é focado na mistura da prática com a teoria. Portanto, o estudante não sairá um teórico, mas alguém capaz de colocar em ação tudo o que foi aprendido durante as aulas. Dessa forma, formamos profissionais assertivos.

São mais de 12 anos de tradição no mercado, atuando em 15 capitais com cerca de 55 turmas formadas, oferecendo uma abordagem multidisciplinar na medida para a área.

Ficou interessado? Então, confira um pouco de um dos eixos da área de engenharia de produção no ebook gratuito 7 erros cometidos na implantação de um sistema de gestão da qualidade na construção civil. Basta acessar e baixar!

Para mais informações, não deixe de entrar em contato conosco!

Gostou do artigo? Esse e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!

Aproveite também para conferir estes três artigos:

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com tradição e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, não adianta ter uma certificação se a organização não é reconhecida pelos recrutadores.

O IPOG possui diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro professores de excelência com renome e experiência no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino contemporâneo, humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.  

O Instituto está presente nos 26 estados do país e no Distrito Federal. São quase 20 anos de experiência na qualificação de especialistas que se tornam referência nas suas áreas.

Os projetos pedagógicos conduzidos na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso possibilitou que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que você sempre sonhou!

Artigos relacionados

Agronegócio: como o empreendedorismo rural vem atualizando a atividade no campo Você sabia que o setor rural é a atividade principal para 57,3% dos municípios brasileiros? Esse dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o empreendedorismo rural está ligado à agricultura familiar mais do que s...
Portos e navios: setor portuário tem cargos com salários de até R$ 130 mil Ao digitar portos e navios no Google, é comum encontrar as seguintes sugestões: área portuária vagas; porto de navios currículos; porto brasileiro oportunidades. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o setor portuário é uma das áreas mais rentávei...
Como fazer orçamentos com BIM? Muito tem se falado sobre a importância do método BIM. A partir dele é possível compatibilizar projetos, projetar um modelo virtual e ter diversas informações atreladas a ele. Essa possibilidade também contribui para um maior controle sobre o orçamento da obra...

Sobre Marco Bertolino

Químico e Ms.C. em Engenharia Ambiental pela FURB, Lead Assessor pelo International Register of Certificated Auditors, possui mais de 25 anos de experiência em GESTÃO DE PROCESSOS, QUALIDADE, FOOD SAFETY e GESTÃO AMBIENTAL, com know how adquirido na gestão de operações industriais, em TQM, MASP, POPs, HACCP, GMP, Análise de Riscos e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001. É autor dos livros Sistemas de Gestão Integrados: ISO 9001 + ISO 14001 + ISO 45001, com foco em resultados; Handbook do Biscoiteiro: Ciência e Tecnologia para fabricação de biscoitos; Sistemas de Gestão Ambiental na Indústria de Alimentos; e Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia: Ênfase em Segurança dos Alimentos.