4 motivos para você cursar Engenharia Civil no IPOG
4 minutos de leitura

Case de sucesso: conheça os diferenciais da graduação em Engenharia Civil no IPOG

Modelo representando estudante de Engenharia Civil no IPOG

Apesar da crise econômica que se instalou dentro e fora do país por causa da covid-19, o setor da construção civil se manteve estável no Brasil, de acordo com especialistas na área. Para 2022, a expectativa é que o crescimento se mantenha com a construção de novas habitações e grandes obras públicas.

O setor da construção civil, aos poucos, começa a recuperar os investimentos represados durante a pandemia. Esse cenário positivo acende o alerta para a contratação de mão de obra qualificada para os próximos anos por parte das construtoras.

Para se manter por dentro das novidades da construção civil, é fundamental que esse profissional tenha uma formação completa e, consequentemente, consiga as melhores oportunidades no mercado de trabalho. O desenvolvimento integral do aluno é um dos pilares do Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG).

Atualmente, a graduação em engenharia civil do IPOG está disponível apenas na unidade de Goiânia. É um curso que capacita o aluno para atuar em todas as fases e em todos os serviços envolvidos nos empreendimentos civis. 

Para que você possa entender os diferenciais da instituição, pelo ponto de vista de uma aluna do curso, convidamos Laura Rosales para falar um pouco sobre a formação.

Confira quais são os diferenciais oferecidos pela graduação em Engenharia Civil no IPOG

De professores qualificados à estrutura física completa, o aluno do curso de graduação  em engenharia civil tem à disposição as melhores ferramentas para que ele possa se preparar para as exigências do mercado de trabalho na área. Veja a seguir!

Cursos extracurriculares

Assim como em qualquer setor, a construção civil está em constante atualização, seja com o surgimento de novas tecnologias e softwares de trabalho, seja com a implementação de novas normas e diretrizes. Por isso, é fundamental que o profissional esteja por dentro do que há de novo na área.

Entretanto, com tantas atualizações, pode ficar inviável financeiramente realizar todas as capacitações ainda no período da faculdade. Pensando em facilitar a vida dos nossos estudantes e preparando-os integralmente para o mercado de trabalho, oferecemos cursos extracurriculares gratuitos na área de engenharia civil.

Todos os cursos extracurriculares são superimportantes para a carreira do engenheiro e os temos de forma gratuita. Não é preciso desembolsar dinheiro para fazer um curso que a gente tem aqui [no IPOG] e que são essenciais na hora de a gente ser selecionado para uma vaga.

Laura Rosales, estudante de Engenharia Civil do IPOG.

Laboratórios equipados

Além da teoria, a prática é fundamental para preparar o aluno para o cenário que ele vai encontrar no mercado de trabalho e isso não é diferente no curso de engenharia civil. Assim, não é necessário estar no canteiro de obras para entender quais são as situações que o profissional precisará lidar.

Nesse sentido, a sede do IPOG em Goiânia conta com laboratórios equipados e climatizados, que simulam o que os engenheiros vão encontrar quando forem responsáveis por uma obra, a exemplo do laboratório de concreto.

Temos aulas em laboratório de alta tecnologia, que possibilita que a gente veja na prática o dia a dia do engenheiro, só que dentro de um laboratório. Isso é incrível!”, afirma Laura.

Experiência durante a graduação

A experiência na área é fundamental para conseguir as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Para quem ainda está na graduação, o estágio é uma forma de começar, na prática, a vivenciar as rotinas da profissão.

Segundo a estudante Laura, os alunos de engenharia civil do IPOG costumam ser preteridos nos processos seletivos de estágio, sobretudo devido à formação completa dada pelos professores do curso, que são referência na área:

O que o IPOG trouxe pra minha carreira foi, com certeza, a facilidade de conseguir um estágio. O IPOG é muito bem visto pelas maiores construtoras de Goiânia justamente porque os professores daqui atuam no mercado de trabalho. Eles [contratantes] sabem o potencial dos alunos do IPOG. Somos indicados o tempo todo, as portas estão abertas em todos os lugares.

Suporte acadêmico

Poder contar com um suporte acadêmico é fundamental para uma boa formação, afinal, é importante ter a oportunidade de tirar dúvidas e aprender com pessoas experientes na área que já puderam observar na prática os maiores desafios da profissão.

Um dos maiores diferenciais que o IPOG tem é a aproximação com os coordenadores do curso e os professores. A qualquer momento que precisarmos deles, eles estão disponíveis. Qualquer problema que a gente tiver, eles estão dispostos a resolver. É muito fácil ter esse contato  e isso torna a nossa graduação mais fácil.”, afirma Laura.

A sua graduação em engenharia civil está no IPOG

O curso de graduação em engenharia civil oferece a formação que o profissional precisa para ter sucesso no mercado de trabalho atual. Além de toda a formação teórica, os alunos aprendem como trabalhar com ferramentas tecnológicas, indispensáveis para os canteiros de obras.

Tudo isso levando em conta todas as normas de segurança para um trabalho seguro e a sustentabilidade, essencial para as construções atuais.

O futuro engenheiro civil tem a oportunidade de aprender com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas com ampla experiência acadêmica e bem-sucedidos no mercado. Além disso, o IPOG oferece uma infraestrutura de qualidade, com biblioteca, laboratórios de última geração e salas equipadas.

  • Atividades complementares: 121 horas
  • Estágio supervisionado: 209 horas
  • Carga horária total: 4.329
  • Semestres: 10

Seja um engenheiro civil de sucesso, capaz de lidar com situações diversas na profissão. Acesse a página do curso, preencha o formulário e tire suas dúvidas sobre a graduação.

Acesse a matriz curricular do curso de engenharia civil.

Conheça o IPOG

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz a total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Para mais informações sobre os cursos da instituição, entre em contato conosco agora mesmo.

Gostou de conhecer a graduação em Engenharia Civil do IPOG? Então, leia também:

Artigos relacionados

O que você sabe sobre o futuro da Engenharia Civil no Brasil em 2018? O cenário para o futuro da engenharia civil no Brasil ainda é desafiador. Mas para os especialistas nesse mercado, 2018 tem tudo para ser um ano de reação, ou pelo menos, de início dela. Para entender melhor o porquê dessa possibilidade, convidamos o profes...
MASTER BIM: conheça a metodologia que veio para inovar os projetos de arquitetura e engenharia! Se você, caro leitor, é um profissional da indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção Civil), provavelmente já deve ter ouvido falar da metodologia BIM. Mas a conhece realmente e compreende a extensão de sua funcionalidade e importância para o planeja...
Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): o que é e como aplicar na engenharia? O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é mais uma das iniciativas para a melhoria da segurança do trabalho. Junto às Normas Regulamentadoras (NRs), ele representa uma forma de garantir que os colaboradores trabalhem evitando lesões de curto, médio e long...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br