Descubra 5 vantagens de uma pós-graduação no pós-pandemia
4 minutos de leitura

Vantagens de uma pós-graduação em um mercado de trabalho pós-pandemia

Se antes da pandemia do novo coronavírus as vantagens de uma pós-graduação já eram evidentes o suficiente para alavancar o número de matrículas e tornar uma prática corrente iniciar essa formação logo após a graduação, no cenário pós-pandemia essas tendências se intensificaram.

O mercado de trabalho mudou muito em 2020, exigindo de profissionais e empresas mais inovação e flexibilidade para manter os negócios funcionando, capacidade gestora e conhecimento técnico aprofundado para lidar com os desafios dos tempos de crise.

Pode-se dizer que o ano de 2020 foi de muito aprendizado, de descoberta de novos modelos de negócio, de condução de processos, de aceleração da transformação digital em múltiplas frentes, da adesão de outros modos de trabalho, entre outras mudanças.

Em 2020, foi necessário também reduzir custos, enxugar times e apostar em diferentes tipos de contratos. Contudo, foi também um período marcado pela busca de profissionais qualificados para ser gerentes e especialistas em áreas cruciais e estratégicas.

Com a retomada gradual dos motores da economia, a expectativa é de que as empresas voltem a contratar, e os cursos de pós-graduação, seja na modalidade presencial, seja a distância, são uma etapa fundamental para sair à frente da concorrência e alcançar o sucesso profissional

Abaixo, confira cinco vantagens da pós-graduação em um cenário pós-pandemia!

A pós-graduação é cada dia mais requisitada para os cargos de liderança

Cursos em nível de pós-graduação têm cada vez mais a importância que as graduações tinham décadas atrás; e, em cargos de chefia e liderança, o nível de expertise esperado passa não apenas pela experiência no mercado de trabalho, mas também por esse tipo de qualificação.

De acordo com a 13ª edição do Guia Salarial da Robert Half, muitas das profissões em alta para o novo ano são para gestores e especialistas – um reflexo da necessidade de ter pessoas bem capacitadas em pontos estratégicos das operações, em um contexto que exige ações assertivas.

Vale lembrar também que cursar uma especialização ou um MBA, por exemplo, não somente abre portas para cargos mais altos: há impactos positivos também nos salários de quem tem titulações no ensino superior.

É verdade que 2021 possivelmente não verá aumentos salariais significativos, já que o momento é de cautela e redução de custos. No entanto, em médio e longo prazos, de olho na retenção de talentos e valorização do profissional, remunerar melhor quem tem especializações voltará a ser uma tendência.

Diferencial em cenários competitivos

O processo de team building em um mercado de trabalho afetado pela pandemia da Covid-19 é marcado por um cenário ainda mais competitivo do que já era observado anteriormente.

Como efeitos do isolamento, tivemos o fechamento de postos de trabalho, a adesão ao home office/trabalho remoto e a competição por vagas por profissionais de diversas localidades. Assim, os processos seletivos estão atraindo um número maior de candidatos. 

Nesse contexto, salvaguardadas as eventuais especificidades de cada setor, ter no currículo um ou mais cursos de especialização é um diferencial competitivo nos recrutamentos. 

Fortalece o perfil profissional

A pós-graduação fornece ao estudante a possibilidade de ampliar o repertório teórico e prático em uma área, conferindo ainda mais assertividade e impactando de forma positiva na produtividade.

Esse é justamente um aspecto que o cenário pós-pandemia valoriza: profissionais com conhecimento especializado, criativos e flexíveis, capazes de entregar soluções e resultados de qualidade em meio às intempéries típicas das crises.

O perfil profissional é solidificado não apenas para atuar nas empresas, mas também para quem deseja empreender com mais confiança no seu próprio negócio ou ainda realizar uma transição de carreira.

Outro aspecto que tem sido bastante comentado sobre o cenário de pandemia é como as habilidades comportamentais ou soft skills foram cruciais para a travessia das tensões do momento e como elas seguem como algo a ser desenvolvido nos profissionais de todas as áreas e posições.

Há pós-graduações que propiciam esse desenvolvimento mais amplo do potencial humano.

Aplicabilidade à realidade do mercado de trabalho

Muita gente procura a pós-graduação não apenas para avançar no plano de carreira, mas para poder se atualizar e aplicar o que é aprendido na sua rotina de trabalho, sanando também demandas específicas.

Há diversos tipos de pós-graduação, mas, nesse sentido, os cursos lato sensu, em especial os MBAs, oferecem vantagens importantes porque são ancorados no estudo e debate de cases práticos, têm um forte viés mercadológico e são sensíveis às mudanças e novidades.

A realidade do mercado de trabalho pós-pandemia é para um profissional multifacetado, preparado para um ambiente 4.0, de tecnologia e inovação, e as capacitações em nível de pós-graduação que mais interessam são as que também podem ser traduzidas em benefícios imediatos para o dia a dia.

Formação contínua para os desafios

Ainda há incerteza quanto ao futuro e ao estabelecimento do chamado “novo normal”. Contudo, é fato que o cenário atual é cada dia mais pautado em dinamismo e mudanças de curso; portanto, investir no aprendizado contínuo fazendo uma pós e outras formações é o caminho.

Não dá mais para somente aguardar as coisas acontecerem. Na pandemia, quem estava mais bem preparado e tinha se antecipado foi capaz de obter os melhores resultados e de responder de forma mais ágil e assertiva aos desafios.

A pós-graduação é uma das formas mais adequadas de adquirir vantagem competitiva e se alinhar às necessidades do mercado de trabalho. 

Entretanto, é sempre válido mencionar que independentemente da modalidade (presencial, EAD, remota), o aluno deve estar consciente de que cabe a ele fazer valer o investimento de tempo, dedicação e dinheiro, escolhendo uma instituição de qualidade e explorando ao máximo as oportunidades ofertadas.

Quer se antecipar e dar um upgrade na carreira pensando no futuro?

O IPOG é uma instituição de ensino superior com um vasto leque de cursos de pós-graduação em diversas áreas. Fale conosco para saber mais detalhes antes de decidir sobre o novo capítulo da sua carreira!

Gostou deste artigo sobre as vantagens de uma pós-graduação no cenário pós-pandemia? Confira outros títulos que podem interessar:


Artigos relacionados

Analista de inteligência de mercado: a profissão da alta capacidade analítica Você sabe o que faz um analista de inteligência de mercado? Hoje, as empresas lidam com números e dados o tempo todo. No entanto, o sucesso dessas organizações depende da coleta, análise e interpretação de todas essas informações. Só assim é possível obter...
NOVIDADE! Aluno IPOG tem acesso gratuito a módulo de Empreendedorismo Você sabia que mais de 70% dos brasileiros sonham em abrir o seu próprio negócio? Uma pesquisa realizada pela Endeavor, maior organização de apoio a empreendedores do mundo, comprova isso e desperta uma reflexão: como transformar essa intenção em realidade? D...
Carreira: como o gestor financeiro atua na rotina das empresas É muito importante que uma empresa cuide das suas finanças, afinal, a falta de um controle financeiro traz prejuízos que, muitas vezes, são irreversíveis. Por isso, para garantir a saúde monetária da companhia, é essencial contar com um gestor financeiro. ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários