MBA em Martech: por que se especializar nessa área? | IPOG
3 minutos de leitura

MBA em Martech: por que se especializar nessa área?

MBA em Martech: por que se especializar nessa área?

Com a crescente integração de tecnologia, a área de marketing tem passado por rápidas transformações nos últimos anos. Se você está pensando em avançar na carreira ou se posicionar de forma estratégica nesse mercado cada vez mais competitivo, um MBA em Martech pode ser a chave para o seu sucesso. 

Neste artigo, você verá: 

  • o que é Martech;
  • as responsabilidades de um profissional desta área;
  • as perspectivas do mercado;
  • como o MBA em Martech do IPOG pode ajudar você a se destacar.

O que é Martech?

Martech é a fusão das palavras “marketing” e “tecnologia”. Trata-se de um campo que se concentra no uso de tecnologia, ferramentas e processos para atingir os objetivos de marketing e otimizar o desempenho das estratégias da área.

Em essência, o Martech engloba todas as soluções e plataformas tecnológicas usadas para planejar, executar e medir as atividades de marketing. Isso inclui softwares de automação de marketing, inteligência de dados, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e muitas outras ferramentas que tornam o marketing mais eficaz e eficiente.

O que faz um profissional de Martech?

Os profissionais de Martech desempenham um papel fundamental na condução de estratégias de marketing baseadas em tecnologia. Suas responsabilidades podem incluir:

  • formular estratégias que incorporam tecnologia para alcançar metas de marketing; 
  • identificar as melhores ferramentas e plataformas para atender às necessidades de uma organização;
  • coordenar a integração de diferentes sistemas e ferramentas estratégicas de marketing para garantir que funcionem de maneira harmoniosa;
  • organizar a coleta e a interpretação de dados para avaliar o desempenho das campanhas de marketing;
  • direcionar a configuração e a implementação de fluxos de automação.

Quais são as principais tendências da atualidade em Martech?

Profissionais qualificados podem atuar como gerentes de marketing, analistas de marketing digital, gestores de projetos de marketing, entre outras funções. A seguir, trazemos algumas estatísticas que ajudam a entender as tendências atuais do setor. 

De acordo com dados da BrightEdge Research, quase 70% de todas as experiências online começam com uma pesquisa em mecanismos de busca como o Google. Isso destaca a importância contínua de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e do uso de palavras-chave relevantes.

Já um estudo feito pelo HubSpot confirma que os vídeos curtos estão em alta, com 90% dos profissionais de marketing planejando aumentar seus investimentos nessa forma de conteúdo nos próximos anos. Eles têm se mostrado altamente eficazes, especialmente em plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube.

Enquanto isso, os blogs continuam relevantes. Segundo a 99Firms, as estratégias de marketing de conteúdo tendem a custar 60% menos que o marketing tradicional e gerar até 3 vezes mais leads.

Contudo, de acordo com Nino Carvalho, coordenador de MBA em Martech do IPOG, uma das principais lacunas do mercado na atualidade é a falta de especialistas com visão estratégica para adaptar a aplicação dessas possibilidades à realidade das empresas. 

“Aquela massa de profissionais que temos hoje, que acompanha os mesmos blogs, lê os mesmos sites e revistas e segue os mesmos fulanos, constitui uma camada de mais do mesmo. Então, está fazendo falta no mercado alguém que consiga refletir e pensar, junto com a liderança do negócio, os próximos passos para crescer e sustentar esse crescimento. Acima de tudo, a gente precisa pensar para se destacar no mercado.”

Conheça o MBA em Martech do IPOG

Agora que você entendeu a importância do Martech e as oportunidades no mercado para especialistas nessa área, é hora de conhecer o MBA em Martech do IPOG. O programa tem duração de um ano e oferece uma oportunidade única para profissionais e empreendedores que desejam aprimorar suas habilidades neste campo com aulas ao vivo.

Segundo Carvalho, ele é “para quem está querendo migrar ou já está numa posição de olhar estrategicamente para as possibilidades de marketing e tecnologia, e concretizar entregas e projetos numa linha mais gerencial, de liderança, uma visão mais estratégica de cima.”

Ao longo do curso, você verá como desenvolver estratégias de marketing integradas à tecnologia e usar habilidades analíticas para implementá-las em diferentes setores e tipos de negócios. Os benefícios do MBA em Martech incluem:

  • aprender a criar campanhas de marketing mais eficazes, levando a um aumento nas vendas e nos lucros;
  • entender como medir e otimizar os resultados de marketing, garantindo que seus esforços sejam bem-sucedidos;
  • descobrir como se colocar à frente da concorrência, com as habilidades e os conhecimentos mais recentes em Martech.

A matriz curricular do MBA em Martech do IPOG é composta pelas seguintes disciplinas:

  • Desafios do Marketing na Era Digital;
  • ConsumerTech e o novo Consumidor;
  • MarTech: Pessoas, Tecnologias e Organizações;
  • Economia Digital: Inovação e Modelos de Negócio;
  • Novo Marketing: Lógica Dominante de Serviços;
  • HumanTech: Robôs e humanos;
  • Marketing Orientado por Dados;
  • Marketing Preditivo;
  • Marketing Aumentado, Branding e Ativação de Marcas;
  • Gestão Ágil de Projetos de Marketing;
  • MarTech, sustentabilidade socioambiental e inclusão;
  • Projeto de Consultoria Simulada em MarTech.

Dessa forma, Nino Carvalho explica que o curso não se limita a ensinar como usar ferramentas. “A gente vai preparar você para ser o profissional que pega na mão do dono da empresa ou do chefe e o leva para onde ele precisa, a despeito das contingências do mercado. Você vai aprender a pensar.”.

Confira os detalhes sobre o MBA em Martech do IPOG e garanta sua vaga para impulsionar a carreira e ampliar suas oportunidades no mercado.

Artigos relacionados

5 questões polêmicas sobre a Pós-graduação a distância Uma Pós-graduação tornou-se uma exigência profissional em muitos setores no mundo atual. Representa aquilo que a graduação era décadas atrás. No entanto, os tempos mudaram, e aqueles que desejam uma boa colocação no mercado de trabalho devem buscar o aperfeiç...
MBA em supply chain: como desenvolver uma carreira logística de sucesso O setor de logística tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Devido a isso, o número de vagas e de concorrentes buscando uma colocação no mercado subiu. Por isso, quem investe em um MBA em supply chain consegue desenvolver potencialidades e ter mais sucess...
Oito dicas para realizar um bom Feedforward com seus liderados Com certeza por várias vezes você já ouviu falar sobre feedback, que é a resposta que o emissor tem a partir da reação que o receptor teve a sua mensagem. Mas, e o feedforward, você conhece? Ele está relacionado à capacidade de um líder de oferecer ideias e o...

Sobre Mestre SEO