Inteligência de dados na comunicação estratégica: como usar?
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Inteligência de dados na comunicação estratégica: como aproveitar esse potencial?

É difícil não perceber como o volume de dados disponíveis é muito maior do que há décadas. Isso acontece especialmente porque, com o digital guiando quase 100% da nossa rotina, a produção aumenta na mesma proporção de uso.

Sendo assim, as carreiras profissionais têm se apoiado em outras áreas para se desenvolver e agir de forma estratégica. A inteligência de dados, por exemplo, é uma área de estudo fundamental e que oferece um potencial competitivo muito interessante para os negócios.

Com essa visão mais analítica, profissionais da área de comunicação podem adquirir um perfil mais estratégico e levar inovação baseada em dados para empresas onde trabalham.

Neste artigo, apresentaremos formas de fazer gestão em comunicação com base na inteligência de dados e nos benefícios para a profissão e como se especializar na área para ocupar posições mais valorizadas no mercado. Confira!

A importância de um profissional que sabe interpretar dados

Durante muito tempo, a ideia de juntar dados com a comunicação parecia algo sem sentido. Apesar da ideia de o público-alvo necessitar de pesquisa, comparada com como as informações são utilizadas atualmente, isso era algo bem mais limitado.

À medida que foi possível captar um volume maior de dados e de forma mais rápida, graças à tecnologia e aos processos de business intelligence, viu-se um cenário curioso: há muita informação bruta que precisa ser interpretada.

A ideia de investir em interpretação de dados não é só uma forma de administrar o grande volume produzido, mas também de encontrar informações que ajudem o negócio a buscar soluções para os seus problemas.

No caso da comunicação, essa interpretação auxilia a torná-la mais efetiva para os consumidores, de modo que a empresa consegue falar a mesma língua deles.

Vantagens do uso de dados na comunicação estratégia e digital

Além de auxiliar para que a empresa se comunique de forma efetiva com seus clientes, o uso de dados pode ajudar de uma maneira ainda maior, promovendo a inteligência de negócio por meio do setor de marketing.

Confira, a seguir, mais benefícios de usar a inteligência de dados para a comunicação.

Mais chances de sucesso nas campanhas

Com mais dados, é claro que a empresa poderá saber mais sobre o comportamento de seus consumidores. Graças a isso, ela pode formar uma percepção mais clara de quem eles são e do que pode agradá-los quando o assunto é comunicação.

Sendo assim, conseguem realizar campanhas bem mais diretas e bem-sucedidas.

Melhora a gestão de risco

Ter mais dados também significa compreender como a empresa se comporta no mercado. Uma das bases da interpretação é o monitoramento, etapa fundamental para capturá-los e para ajudar a compreender se de fato a inteligência estratégica baseada em dados funciona da maneira que se espera.

Com ela, inclusive, é possível se antecipar em relação aos problemas ou aos comportamentos que levam o negócio ao risco.

Auxilia no atendimento ao cliente

Não só na conquista de novos consumidores, mas os dados também ajudam a manter os antigos clientes,principalmente trazer informações importantes sobre o nível de satisfação que eles têm.

Dessa forma, é possível utilizar essas informações para melhorar diversos aspectos do relacionamento da empresa com os consumidores, inclusive, o atendimento.

Como os dados podem ser usados na comunicação?

Não existe apenas uma forma de utilizar os dados para obter melhores insights para as estratégias de comunicação. A verdade é que eles são uma ferramenta bastante versátil que podem se adaptar de acordo com o objetivo.

Confira as principais formas de usá-los a favor da empresa e da atuação profissional.

Estudo de mercado

Entender como o mercado funciona tanto de uma maneira geral quanto em períodos específicos é uma ótima forma de compreender as tendências do setor, assim como saber o porquê de determinada empresa estar obtendo sucesso no momento.

Análise de negócio

Os dados são fundamentais para que a gestão tenha uma visão clara da empresa,principalmente no que ela é bem-sucedida e nas áreas que precisa melhorar.

Geração de KPIs

Os KPIs ou indicadores-chave são medidores essenciais para entender se as iniciativas do negócio estão alcançando o objetivo. Para a criação de KPIs efetivos, é preciso uma boa base de dados.

Promoção de inovação

Por fim, os dados são importantes guias para a gestão conhecer as tendências do mercado, inclusive, para que seja possível fazer previsões a respeito. Para implementar inovações, eles são excelentes ferramentas.

Como aplicar o sistema de Inteligência de Marketing nas empresas?

A Inteligência de Marketing é a área dentro do setor que usa os dados para implementar estratégias e otimizar o desempenho dos resultados.

O foco é juntar o marketing e a inteligência de dados de forma a sempre utilizá-los para embasar a tomada de decisão. Sendo assim, existem algumas táticas para aplicá-la, como:

  • ter uma mentalidade em que os dados são o centro, ou seja, uma cultura data driven;
  • determinar um objetivo claro para a captura e para o armazenamento deles;
  • obter ferramentas para processá-los de forma que eles virem dados úteis, isto é, informação.

Como se especializar na área de inteligência de dados?

Existem muitos cursos que ajudam na especialização e na gestão de dados, ainda mais hoje em dia em que eles são os centros de diversas estratégias empresariais. Porém, mais do que escolher o curso ideal, é importante atenção para definir a instituição com histórico sólido na área, com visão de futuro e com um corpo docente de qualidade.

O IPOG é uma instituição que atende a todos esses critérios e vem desempenhando um trabalho importante para a educação do país há mais de 20 anos. Quando se trata de gestão estratégica de dados, o curso ideal para quem pretende se especializar na área é o MBA em Inteligência Empresarial Orientada a Dados.

Conheça o MBA em Inteligência Empresarial Orientada a Dados

O curso de Inteligência Empresarial Orientada a Dados é uma formação para o aluno aprender como lidar com os dados brutos e torná-los informações valiosas para o desenvolvimento de insights, assim como encontrar soluções para os problemas da rotina empresarial.

Os conhecimentos podem ser aplicados a diversas áreas, sendo um curso interdisciplinar e essencial para áreas como comunicação, marketing e gestão e negócios, principalmente.

Módulos do curso

  • Dados, Organizações, Mercado e Inovação;
  • Análise de Dados e Inteligência de Negócios;
  • Extraindo e Tratando Dados de SI Empresariais (SQL x Excel);
  • Reporting, BI, Data Visualization: Ferramentas e Plataformas Low Code Reports, Dashboards;
  • Estatística e Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios;
  • Machine Learning e Algoritmos-Chave;
  • Bootcamp 1 – Aplicando os Conceitos de Análise de Dados;
  • Deep Learning;
  • Gestão do Risco de Modelos;
  • Marketing Analytics;
  • Automação de Processos (RPA) para Gestores;
  • Projeto: Mentoria e Implementação;

Instituição referência no mercado

Ao escolher o IPOG, o profissional encontra uma instituição que é referência no mercado com cursos em todas as áreas do conhecimento. 

São cursos de curta duração, graduação e pós-graduação que oferecem não só conhecimento teórico, mas também prático, além de acesso às ferramentas mais modernas de ensino.

Metodologia inovadora

Os módulos dos cursos são aprofundados e com aulas on-line e ao vivo a fim de otimizar o aprendizado e permitir a interação entre colegas de turma e professores.

Durante as aulas, o foco é que o aluno tenha um bom contato com a teoria e os fundamentos para que possa aplicar na prática. Para tanto, são estudos cases e usada uma metodologia inovadora para estimular o pensamento crítico e analítico.

Professores com histórico de sucesso profissional

O IPOG conta com um corpo docente altamente qualificado. São mestres e doutores com experiência profissional na área para melhor guiar o profissional nos reais desafios do mercado. 

A troca é enriquecedora e estimula o pós-graduando a desenvolver projetos bem-sucedidos e trilhar um caminho de sucesso por meio da inteligência de dados.

Fale com nossos consultores de carreira

Dê esse passo importante rumo ao seu sucesso profissional com um curso que vai atender às demandas do mercado e oferecer um diferencial competitivo para a área de comunicação.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira!

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