Gestão de riscos e compliance: tudo que você precisa saber
5 minutos de leitura

Gestão de riscos e compliance: tudo que você precisa saber

Gestão de riscos e compliance: tudo que você precisa saber

A área de gestão de riscos e compliance ganhou bastante destaque nas últimas décadas por conta dos frequentes casos de corrupção, além de vazamentos de dados e demais vulnerabilidades que foram a público, em episódios como os da Lava Jato, por exemplo.

Nesse cenário, a gestão empresarial viu o surgimento de medidas como a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) e o Decreto Regulamentador nº 8.420/2015 se tornarem responsabilidades que não podem ser negligenciadas.

Além disso, a recente crise imposta pelo coronavírus mostrou uma carência nas empresas tanto no aspecto da gestão de riscos e compliance quanto no processo de transformação digital.

Uma pesquisa recente sobre gestão de riscos corporativos no Brasil revelou que 90% das empresas e dos gestores não estavam preparados para lidar com a crise de COVID-19 – menos de 30% tinha um plano de gerenciamento.

Mas quais são os reais benefícios de investir na integração dessas duas áreas? Qual é a diferença entre gestão de riscos e compliance? Qual a importância de uma Pós-graduação para atuar com essa demanda?

Pensando nisso, elaboramos este artigo com alguns insights sobre o tema para quem deseja alcançar sucesso profissional e impactar o mercado com melhores práticas de gestão.

Gestão de riscos e compliance: tudo que você precisa saber

O que é compliance e gestão de riscos?

Você já ouviu falar em GRC? O termo em inglês significa Governance, Risk and Compliance (Governança, Risco e Conformidade). Trata-se de uma inovadora abordagem tríptica para a gestão de negócios com o objetivo de gerar valor e diferencial competitivo.

Apesar da conexão, cada uma dessas áreas tem suas particularidades, atuando para um objetivo dentro de um modelo de negócio.

Gerenciamento de riscos

Os riscos são fatores internos ou externos que gravitam em torno dos processos de negócio e geram um contexto de incerteza, tendo também o potencial de causar danos. Eles podem ser operacionais, ambientais e financeiros.

A gestão de riscos é um conjunto metodológico de processos e ações que incidem sobre as incertezas de um negócio para avaliar, identificar, corrigir e prevenir falhas.

Em outras palavras, esse gerenciamento se ocupa, por exemplo, de planejar e evitar que riscos envolvendo a gestão financeira, a gestão de pessoas e dos demais recursos se concretizem e, caso isso ocorra, haja um plano de resposta e contenção de danos.

Os profissionais de gestão de riscos atuam em múltiplas frentes, precisam de competência prática e inteligência de mercado para avaliar o que há de imprevisível nos processos, as ameaças que rodeiam os objetivos de negócios, se antecipando aos problemas e criando um plano assertivo para lidar com falhas e o incerto.

Um exemplo simples da era digital tem a ver com a presença das empresas nas redes sociais. Os riscos de ter uma presença on-line estão mais evidentes a cada dia para negócios dos mais diversos portes.

As crises no espaço virtual escalam em pouco tempo e são capazes de gerar prejuízos aos negócios e à marca. Se não há um planejamento nesse sentido, os danos podem aumentar ainda mais.

Certamente que essa é apenas uma vertente em que a gestão de riscos faz diferença. Na prática, ela também auxilia o crescimento de uma organização, identificando oportunidades e servindo de suporte às tomadas de decisão das lideranças.

Compliance

Compliance é um termo relacionado ao verbo em inglês “to comply” que é traduzido geralmente como conformidade. Refere-se à prática de implementar nas empresas normas e práticas que estejam em conformidade com as disposições legais, éticas e de transparência exigidas nas atividades de negócio.

Não se trata apenas de instaurar mecanismos de controle nos diversos setores para assegurar processos mais adequados e o cumprimento de requisitos. Essa ferramenta também opera para mitigar riscos que possam afetar colaboradores, clientes e demais stakeholders.

Um programa de compliance é o conjunto de ações efetivas e esforços contínuos de eliminar a falta de controle interno de riscos, a ocorrência de práticas fraudulentas e o descumprimento das diretrizes internas e legais. 

O compliance vem sendo adotado nas empresas, especialmente no âmbito da gestão tributária e comercial. No entanto, sua presença não precisa ser forçosamente setorizada. 

Além disso, recentemente, por causa da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, as empresas também buscaram essa solução, já que serão cobradas nas novas práticas sobre a coleta, a posse e o uso de dados de seus consumidores.

Benefícios da associação entre compliance, gestão de risco e governança

Em um mercado cada vez mais competitivo, altamente burocrático, repleto de legislações e com consumidores cada vez mais informados e exigentes, as empresas que quiserem manter sua atratividade e lucratividade precisam se fortalecer com uma abordagem que produza confiança e transparência.

Mais do que isso, unir estas duas áreas ampara uma gestão estratégica, amplia o diálogo entre os departamentos, demanda padronização de processos e impacta positivamente na produtividade. É uma ação que promove visão sistêmica de um negócio.

Utilizar essas duas disciplinas de gestão cria um ciclo virtuoso em que as ações de cada área se amparam, impactam a organização como um todo, fomentando inclusive uma cultura organizacional mais ética. 

Se há mais transparência, controle de processos e maturidade, também é possível reduzir mais riscos, custos, otimizar a utilização de recursos e proteger os ativos empresariais. Há também maior assertividade para explorar oportunidades e buscar crescimento. 

O caráter preditivo do gerenciamento de risco e o prescritivo do compliance geram valor e vantagem competitiva para as organizações.

Um MBA que prepara para a gestão de riscos e compliance eficaz e inteligente

A crise por conta da pandemia certamente está deixando mais legados do que novos modelos de trabalho. As empresas que sobreviverem precisam olhar para as falhas e buscar perfis profissionais que as ajudem a assegurar um futuro sustentável.

Pensando nisso, o IPOG, instituição de ensino superior com ampla experiência em formar para o universo corporativo empresarial, criou o curso MBA em Gestão de Projetos e Processos.

Um MBA que instrumenta o estudante para uma gestão de negócios mais robusta, criativa, com inteligência competitiva e habilidades imprescindíveis no ambiente de negócios 4.0

Grade curricular

1) Fundamentos de BPM e Gestão da Mudança (Transformação)

2) Modelagem Prática de Processos

3) Análise de Processos e Redesenho

4) Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

5) Gestão de Escopo e Cronograma

6) Gestão da Comunicação e Pessoas (Recursos). Negociação, Liderança e Administração de Conflitos

7) Gerenciamento de Riscos e Compliance

8) Gestão de Desempenho

9) Scrum e outras metodologias ágeis

10) Planejamento e Gestão Estratégica com BSC

11) Design Thinking

12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Se você deseja atualizar seus conhecimentos, dar um upgrade na carreira e sair na frente da concorrência, fale conosco e descubra mais detalhes sobre esta pós-graduação e outros cursos que o IPOG oferece.

Gostou deste artigo sobre gestão de riscos e compliance? Confira mais 3 que podem interessar:

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado e por seus alunos, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores mestres e doutores. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.

Artigos relacionados

Carreira: como o gestor financeiro atua na rotina das empresas É muito importante que uma empresa cuide das suas finanças, afinal, a falta de um controle financeiro traz prejuízos que, muitas vezes, são irreversíveis. Por isso, para garantir a saúde monetária da companhia, é essencial contar com um gestor financeiro. ...
Gerenciamento e coordenação de projetos BIM: confira como atuar na área O profissional responsável pelo gerenciamento e coordenação de projetos BIM está presente no dia a dia de projetos na construção civil e arquitetura. Mas você sabe o que fazer para atuar na área e quais são as responsabilidades de um BIM Manager? Segund...
O poder da influência digital: quais são as melhores estratégias e como elas podem otimizar resultad... Você sabe o que Whindersson Nunes, Gabriela Pugliesi e Gracyanne Barbosa têm em comum? A primeira resposta pode ser que eles são famosos, mas isso não é tudo. Também são pessoas que construíram em torno de seus perfis nas redes sociais uma larga comunidade...

Sobre Nivaldo Morais

Certificado CBPP® - BLUE SEAL, pela ABPMP-International. Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas. 18 anos de experiência na implantação de projetos envolvendo melhoria e gestão de processos e TI. Mais de 10.000 horas de projetos em BPM nos últimos 5 anos. Mais de 350 empresas atendidas desde 2011. Mais de 5000 pessoas capacitadas em BPM entre 2014 e 2019. Professor Universitário a 15 anos. Professor efetivo da UFG. Professor de Especialização com mais de 3.000 horas de sala de aula. Delegado Regional da ABPMP em Goiás. Coordenador do MBA de Gestão de Processos de Negócio do IPOG. Sócio Diretor da Consultoria BP Company.