Indicadores de Marketing para resolver a sua vida!
2 minutos de leitura

Indicadores de Marketing para resolver a sua vida!

Já passou o tempo que medições de resultado na gestão de marketing eram empíricos, baseadas apenas na experiência e na observação. O fato é que a liberdade e a facilidade de gerar Key Performance Indicators (KPI’s) ou Indicadores Chave de Performance trouxe também uma miopia por parte de alguns profissionais, que saem medindo tudo, do mais ao menos relevante, investindo tempo na leitura de indicadores que vai colaborar pouco na estratégia.

Outros problemas sérios nos indicadores de Marketing são os “burros” ou de “vaidade”, que podem até te levar ao resultado reverso ao esperado. Então desista! Não dá para medir tudo! Crie indicadores inteligentes que vão te ajudar a aprimorar a estratégia.

Classifique-os por importância e lembre-se que algumas ações vão precisar de tempo e maturação para uma decisão mais assertiva. Vejamos alguns exemplos:

DIVIDINDO INDICADORES POR GRANDEZA

Indicadores de 1º Grandeza

  • Geração de leads
  • Custo de aquisição por cliente – CAC
  • Volume de investimento em mídia
  • Total de produtos vendidos

Indicadores de 2º Grandeza

  • Crescimento da base de clientes
  • Custo por visitante na minha página
  • Produtos mais solicitados

Indicadores de 3º Grandeza

  • Seguidores da página
  • Visualizações de página
  • Palavras chaves
  • Conteúdos mais lidos

Para cada atividade empresarial, certamente alguns indicadores poderão ser mais relevantes que outros. O pulo do gato é ser essencialista e identificar aqueles que de fato você não pode deixar de ver.

Por exemplo, se a geração de leads caiu, a sugestão é pesquisar as consequências mais óbvias, como visualizações de páginas, conteúdos mais lidos, entre outros. Os indicadores de 2º e 3º grandeza sempre serão um reflexo de suas pedras grandes.

Use os indicadores para criar novas estratégias e identificar falhas no processo ou resultado. Mantenha-os em permanente atualização e modernização. Mitigar resultados ruins pode representar melhora em outros indicadores, se eles forem de fato relevantes.

Indicadores defasados e que não representam fielmente seus resultados lhe trarão prejuízo na certa. Tome cuidado com a vaidade, nem sempre indicadores positivos representam avanço e sucesso, eles podem esconder algo que você ainda não viu.

Desconfie dos índices baixos e também dos altos demais, certifique-se que eles são espelhos reais de desempenho.

Meça, acompanhe, antecipe-se ou vai ter que recorrer aos búzios e tarot nas suas próximas ações de marketing.

Artigos relacionados

Uma singela homenagem ao Dia do Jornalista E aí, quem vai entregar a matéria aos 45 minutos do segundo tempo? Quem vai extrapolar os limites do deadline e ainda vai chorar para o editor pedindo mais cinco centímetros de página para a matéria? Quem vai almoçar coxinha pingando óleo, isso, claro, se almo...
Marketing sensorial: saiba como estimular os sentidos para conquistar clientes O marketing sensorial é uma estratégia que se encaixa na demanda crescente pelo foco na experiência do consumo. Por meio dos cinco sentidos, lojas e marcas estimulam as sensações para que a visita ao local e a compra sejam marcantes para o cliente. Essa é ...
Neuromarketing: como entender – definitivamente – a jornada do consumidor O que leva o consumidor a realizar uma compra? Quais os meios que a comunicação e o marketing utilizam para ganhar a confiança do público e vender cada vez mais? Em tempos de consumo instantâneo, nem sempre os fatores preço ou até mesmo qualidade do produto s...

Sobre Whanderson Agostinho de Sousa

Certificado em Inbound Marketing pela HubSpot, Graduado em Design Digital, Especialista em Comunicação e Marketing atua como Gestor de Marketing no IPOG.