6 lições para ser um bom líder em tempos de crise e assegurar o futuro do seu negócio
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16 de outubro de 2020

6 lições para ser um bom líder em tempos de crise e assegurar o futuro do seu negócio

Um bom líder de equipe é fundamental para melhores resultados em momentos conturbados. Afinal, é função do gestor conduzir a busca por soluções junto ao seu time, mantendo-o engajado e coeso. 

Se no dia a dia a luta pela sobrevivência do negócio já é desafiadora, em tempos de crise as empresas precisam lidar ainda mais com cancelamentos de contrato e redução de custos e de pessoal, o que inevitavelmente gera incertezas e pode fragmentar um ambiente de trabalho.

Nesses momentos, a inteligência emocional, a visão estratégica, o conhecimento sobre o mercado, a resiliência e a capacidade de gerir pessoas são fundamentais.

Para ajudar você a pôr essas características em prática e tornar o seu time engajado, mesmo em momentos difíceis, separamos 6 lições essenciais para líderes de sucesso. 

Confira!

6 lições para ser um bom líder em tempos de crise e assegurar o futuro do seu negócio
  • Mantenha-se informado

Uma das qualidades de um bom líder é ser confiante para transmitir segurança, e a informação ajuda na construção desse elemento importante diante de incertezas.

Conheça a crise que está afetando o seu negócio, entenda a origem, o contexto e os rumos para antecipar cenários e ações. Além disso, é crucial acompanhar regularmente as mudanças no seu segmento.

Tudo isso por meio de fontes genuínas, como órgãos governamentais e oficiais, capazes de oferecer informação em primeira mão. 

Por fim, esteja informado sobre o andamento do seu negócio por meio de relatórios, indicadores de performance e outros dados relevantes. Não esqueça, informação é poder e permite o planejamento mais assertivo. Esteja presente.

Distanciar-se do seu time em momentos desafiadores é uma ação bastante problemática, pois a equipe precisa de orientação, ações engajadoras e comunicação para continuar funcionando.

Um líder distante não é capaz de tranquilizar uma equipe, reduzindo os impactos da crise.

A proximidade com a liderança ajuda na fomentação de uma cultura organizacional sólida e na adesão do grupo a um propósito único alinhado aos objetivos de negócio, especialmente no contexto do trabalho remoto, comum nos dias atuais. Um líder presente e atuante mantém a união do time.

  • Busque equilíbrio

CEOs e presidentes gestores são as pessoas que tomam as decisões mais cruciais para um negócio, por isso equilíbrio também define o que é ser um bom líder.

Considerando que a gestão de negócios tem encontrado um cenário que pede processos enxutos e assertivos, a pressão por resultados precisa se equilibrar com os recursos humanos.

6 lições para ser um bom líder em tempos de crise assegurar o futuro do seu negócio

É preciso entender que sem o componente humano não há resultados, por isso a pressão que faz tudo funcionar não pode ter um caráter destrutivo, adoecedor de funcionários.

Já pensou em criar grupos de acolhimento e contratar psicólogos? Também é possível promover lives que não tenham apenas conteúdo profissional, mas que irão auxiliar no momento atual, como palestras sobre ansiedade, inteligência e equilíbrio emocional etc.

Nesse momento é importante considerar que todo mundo está sendo influenciado de alguma forma, então o líder estará lidando com um emocional atípico daqueles colaboradores.

O caminho para o equilíbrio é estabelecer acordos claros, desenvolver o fit entre os objetivos das pessoas e as metas da empresa. Um ambiente de trabalho equilibrado é bom para todos.

  • Abra espaço para colaboração

Ser líder normalmente envolve atribuições difíceis como conciliar pessoas, demitir, ter pulso firme. No entanto, assumir a lógica do super-herói que age sozinho é improdutivo.

Desenvolver o senso de pertencimento entre os colaboradores envolve incluí-los sempre que possível na busca por soluções. Demonstrar humildade e cooperar em sinergia motivam uma equipe, alavancando a produtividade. 

Uma estratégia é desenvolver “duplas, funciona assim: escolher duas pessoas que serão companheiras umas das outras. É se preocupar em dar bom dia, perguntar como foi o dia de trabalho, como a pessoa estar se sentindo.

Dessa forma, o líder não fica sobrecarregado em oferecer auxílio emocional ao time e ainda estreita laços entre os colaboradores.

Outra ideia para manter o espírito de união mesmo à distância é promover happy hours caseiros.

Isso mesmo! Se a sua empresa já tinha a cultura dos encontros pós-expediente, isso pode ser mantido com as chamadas de vídeo, na qual cada colaborador pode mostrar a sua casa, alguma coleção da qual se orgulha ou ainda marcar de assistir aquela live juntos.

  • Opte pela transparência

A transparência deve estar presente em todas as frentes em que atua uma liderança, porque isso transmite honestidade e mantém um espírito realista na companhia, assegurando informação nos diversos níveis.

Em períodos de crise, é preciso investir ainda mais em comunicação eficaz, ter um planejamento estratégico, com ações táticas claras, capazes de se adaptar rapidamente ao cenário de mudanças, e todos devem ter ciência das suas responsabilidades.

Portanto, transparência não pode ser mais uma palavra que fica no plano da teoria, ela tem que configurar uma prática. Do contrário, a incoerência se alastra na empresa, comprometendo processos e resultados.

É importante que o líder deixe claro o que está acontecendo e o que vai acontecer na empresa. Se haverá cortes, fale sobre isso, mesmo que seja difícil.

Em momentos como esse, é comum surgir rumores e é papel do líder confortar a sua equipe, mesmo com notícias que não sejam animadoras.

  • Cobre resultados, mas seja empático

Nesse momento delicado, é importante que a empresa enxergue que existe uma adaptação de todos os lados.

Então, às vezes o colaborador vai ganhar mais tempo porque não tem mais o deslocamento, mas ao mesmo tempo ele também precisa lidar com outras demandas que antes não tinha, como fazer almoço, cuidar dos filhos, de outros parentes e da casa. 

Assim, a medida que a empresa e o trabalhar conseguem entender que esse é o momento de cada um dar o seu melhor e ir além, tudo irá funcionar bem.

Portanto, o importante aqui é o líder entender que não dá mais para usar os mesmos parâmetros que antes, afinal, as condições mudaram. Então precisa ter flexibilidade, empatia, dinamismo e disponibilidade das duas partes.

  • Cuide de si

Normalmente, o nível de estresse costuma subir com a má fase, a saúde fica comprometida e as habilidades parecem insuficientes. Esse ponto merece atenção, afinal todo líder é também um ser humano.

Portanto, antes de querer cuidar dos outros, é essencial que o líder cuide de si. 

É fundamental desacelerar, delegar quando possível e manter uma rotina bem segmentada de alimentação, exercícios e trabalho. 

Além disso, manter as conexões humanas em dia, seja com sua família e amigos ou funcionários, é muito importante.

Pensando na importância de líderes exemplares em organizações de trabalho, o IPOG idealizou diversas especializações com foco em gestão.

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E então, você está pronto para assumir as rédeas da situação?

Até a próxima!

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