Entenda o que é Business Partner: um profissional com foco em negócios
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Gestão e Negócios
Gestão e Negócios
4 minutos de leitura

Business Partner: quem é esse profissional com foco em negócios e estratégias

Business Partner: quem é esse profissional com foco em negócios e estratégias
Leitura focada

Foi no final da década de 1990 que David Ulrich, professor universitário americano, lançou seu famoso livro Human Resources Champions, trazendo relevo para a função do business partner no âmbito dos recursos humanos, um profissional vital para as empresas que desejam crescer de forma eficiente.

Sendo a Gestão de Pessoas um campo que atravessa diversas transformações ao longo do tempo e que impacta rapidamente nos resultados de uma organização, David Ulrich inovou ao propor a aproximação do setor de recursos humanos com a área de negócios.

No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre o papel do business partner, suas atribuições e como esse profissional é um parceiro estratégico e diferenciado para as organizações do mundo atual.

Se você tem curiosidade sobre o que é um business partner ou sonha em ascender profissionalmente investindo em formação para essa função, siga a leitura deste artigo!

Business Partner: quem é esse profissional com foco em negócios e estratégias

O que é um business partner de recursos humanos?

Business Partner de RH é um consultor interno responsável pela gestão inteligente de pessoas alinhada às estratégias de negócio de uma empresa. Ele atua como mediador entre a alta gestão da empresa e as diversas equipes, visando potencializar os resultados do negócio.

O que é um business partner de recursos humanos?

O business partner é o chefe do RH?

É um verdadeiro desafio para as empresas definirem com clareza as atribuições de cada cargo, mas a resposta da questão é não. Um business partner é um consultor do executivo, mas não um chefe do departamento de RH. Ele está além do escopo burocrático e das práticas tradicionais do setor de human resources.

É verdade que esse profissional precisa ter conhecimento sobre pessoas, negócios e processos dessa interface, mas a sua atuação é justamente enquanto mediador e gestor estratégico.

Quais as atribuições do profissional business partner?

O objetivo central de ter um business partner na empresa é que este seja um canal de potencialização da performance e do aumento da eficiência organizacional. Trata-se de mover as práticas e metas dos recursos humanos para que elas sejam elementos de apoio às estratégias e objetivos do negócio.

Diante dos desafios do mercado atual, nas empresas em que um dos pilares essenciais são pessoas há uma demanda por assertividade que só é possível de ser alcançada com alinhamento, clareza de processos, desenvolvimento e valorização do componente humano.

Assim, o business partner deve:

  • Analisar demandas, métricas e resultados da empresa no eixo negócio-pessoas com o objetivo de planejar e propor soluções (contratação, treinamento, reorganização do ambiente de trabalho, de lideranças, uso de tecnologia etc.);
  • Definir para as equipes estratégias que suportem e resultem no alcance de resultados previstos nas estratégias de negócio. Nesse sentido, o profissional deve conhecer em detalhes estratégias financeiras, comerciais, de marketing etc. do local em que trabalha;
  • Mediar a relação da alta gestão com as equipes de forma assertiva, buscando soluções que contemplem ambos os lados e gerando alianças consistentes;
  • Capacitar as equipes com treinamento, coaching etc. para atingir alta performance com foco no negócio, na qualidade e no bem-estar, além de contribuir para o desenvolvimento das lideranças;
  • Prever riscos e gaps que impactam nos resultados e nos pilares da empresa;
  • Avaliar as práticas implantadas oferecendo feedback em duas vias tanto para os colaboradores quanto para o executivo.

Como é o mercado para o BP?

Gradualmente, as empresas, em especial as grandes, estão compreendendo a necessidade de ter um business partner como uma chave para ter vantagem competitiva e assertividade na hora de tomar decisões. Por essa razão, a demanda por esse profissional cresceu ou têm acontecido migrações internas nas organizações. 

As empresas que já sabem o que é esse tipo de consultor interno têm buscado pessoas dinâmicas, antenadas nas tendências e capazes de adotar um modelo de gestão que considere o perfil, a cultura organizacional e as práticas e políticas de RH específicas da organização.

No entanto, um desafio ainda existente no mercado é com relação às atividades que o business partner precisa exercer. Espera-se, entretanto, que com o amadurecimento das organizações e das capacitações essa delimitação fique mais clara.

Quanto ganha um business partner?

A remuneração desse parceiro de negócio está atrelada ao escopo do trabalho a ser realizado, isto é, há BP encarregado de uma única unidade e outros que são contratados para o gerenciamento de várias filiais.

Isso reflete nas discrepâncias existentes entre as remunerações para o BP. Segundo o site Glassdoor, o salário de um consultor interno varia de R$ 3.000 a R$ 11.000.

Qual a qualificação necessária para um business partner?

Psicólogos, administradores, analistas de RH e profissionais de áreas afins são os mais contratados para essa função. As habilidades e qualificações que aparecem nos processos de recrutamento de um consultor interno são diversas, porém seguem uma linha. Isso não significa que líderes não possam buscar formação para esse cargo.

Para concorrer a uma vaga como business partner é necessário ser graduado, de preferência nas áreas acima citadas, e possuir certificações diversas, a exemplo de recrutamento e seleção, subsistemas de RH etc.

Além disso, é importante se capacitar para ser um executor, para treinar e desenvolver pessoas, conhecer tecnologia para negócios, processos e pessoas,  temas transversais, porquanto esse profissional é essencialmente generalista.

Nesse cenário, vale a pena fazer também um plano de carreira, que vai permitir mapear quais áreas de formação ainda carecem de investimentos.

E falando em investir, um diferencial de capacitação imprescindível que pessoas de olho em um cargo de consultor interno devem buscar é a Pós-graduação. Essas especializações podem ser nas áreas de:

  • Desenvolvimento Humano
  • Gestão de Pessoas 
  • Coaching aplicado
  • Gestão de Projetos e Processos

Investir em formação na área de negócios também ajuda a refinar o olhar para as necessidades do mundo dos negócios. Afinal, para contribuir ativamente para uma empresa coesa, forte, focada em resultados e uma equipe de alta performance, com menos rotatividade, o conhecimento de gestão de negócios é crucial.

Em 2016, a consultoria de benchmark CEB apontou que empresas com consultores internos eficientes podem ter um aumento de 10% na receita. Além disso, essas empresas podem alcançar 9% a mais em lucros. Ou seja, ter ou ser um business partner pode fazer realmente a diferença.

Você tem as habilidades para ser um business partner?

Gostou deste artigo? Separamos mais alguns que você pode ter interesse em ler. Confira!

  • A experiência de Wagner Felício com o Coaching no contexto organizacional
  • O que Coaching e Psicologia Positiva têm a ver com Gestão de Pessoas?
  • Como preparar sua empresa para o intraempreendedorismo

Artigos relacionados

5 razões para fazer um MBA em Gestão de Projetos Cada vez mais, empregadores de diversos segmentos têm procurado profissionais competentes em gestão de projetos. Eles buscam profissionais qualificados, com competências como: gestão do tempo, implantação de estratégias, administração eficiente do cronograma d...
Equipes de alta performance: conheça as estratégias de Dirk Zobiak aplicadas nas redes de hotéis De descendência alemã e legitimamente brasileira, o administrador de empresas, Dirk Jurgen Santos Zobiak ocupa a gerência geral de um dos principais hotéis da capital do Piauí, em Teresina. Contando mais de 13 anos de experiência no setor hoteleiro, Dirk condu...
Indicadores estratégicos de gestão de pessoas: conheça os 5 melhores e saiba como aplicá-los em seu ... Para fazer uma boa administração, projetar resultados positivos em uma empresa e ter dados para basear estratégias organizacionais é necessário aplicar indicadores estratégicos de gestão de pessoas. Eles fornecem métricas precisas para questões que muitas ...

Sobre Ronaldo Loyola

Professor do curso de MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG. Executivo multidisciplinar com mais de 30 anos de experiência corporativa, Pós-graduado em Medicina Comportamental pelo Centro de Estudos ligado ao Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Especialização em Business And Management pela UniversityofCalifornia – UCI/USA, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Graduação em Administração de Empresas e Graduação em Ciências Contábeis. Possui formação em Hipnose Moderna pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística), Programação Neurolinguística pelo MSI (Master SolutionInstitute) e coautor dos seguintes livros pela Editora Leader: Liderança Estratégica e Gestão de Pessoas, a nova fase do Recursos Humanos.

Comentários

Gestão e Negócios

  • Vendas
  • Terceiro Setor
  • Gestão de pessoas
  • Logísticas
  • Finanças
  • Produção
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Gestão e Negócios

    Perfil do profissional atual: 24 características que você precisa saber

    06 de setembro de 2021

  • Gestão e Negócios

    Controller: a profissão do século XXI

    16 de agosto de 2018

  • Gestão e Negócios

    10 ideias imperdíveis para empreender em 2020 e obter sucesso no mercado

    15 de agosto de 2018


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo